Home / Eventos / Fotolia lança a segunda edição da coleção TEN

Fotolia lança a segunda edição da coleção TEN

Depois do sucesso da primeira temporada, o Fotolia lança a segunda edição da coleção TEN. Um evento criativo, digital e pedagógico.
Em Dezembro de 2011, o Fotolia lançou o projeto TEN. O objetivo: democratização da criação da digital, reunindo num único projeto e, pela primeira vez, a «arte digital», «recursos gráficos» e «pedagogia». Para esta segunda temporada, o Fotolia oferece um elenco selecionado de 10 artistas internacionais de renome, mais dois que estão ainda por revelar. Estes artistas são convidados a expressar-se num tema livre e a compartilhar as suas dicas profissionais com a comunidade web, graças aos ficheiros PSD disponíveis gratuitamente, todos os meses, durante 24h. O Artista Digital argentino Gustavo Brigante vai abrir a 2ª temporada da operação TEN com uma criação subordinada ao tema do trabalho.

TEN 1ª Temporada: 10 artistas, 10 temas, 10 meses e 10 PSD

Iniciativa comunitária e pedagógica, o projeto TEN resulta da colaboração entre o Fotolia e duas comunidades gráficas, a Wisibility e Amkashop. Todos os meses, durante 10 meses, internautas puderam descarregar gratuitamente, durante 24h, a criação digital, realizada a partir de imagens do Fotolia, no formato PSD, de um dos 10 melhores artistas digitais.

A Coleção de TEN foi um sucesso absoluto, com mais de 170.000 downloads de ficheiros PSD a partir do site dedicado www.tenbyfotolia.com, que acolheu mais de 500.000 visitantes durante esta primeira temporada.

Esta primeira edição foi encerrada com um grande concurso internacional organizado no Facebook, dando a possibilidade aos apaixonados de arte digital, de desafiar os 10 artistas nas obras criadas para o projeto TEN. Com mais de 1.200 criações carregadas e um alcance viral de 250.000 pessoas, este resultado bastante satisfatório  mostrou mais uma vez o entusiasmo da comunidade gráfica por esta operação.

TEN 2ª Temporada: um casting internacional – Artistas com diversas influências culturais

Após o entusiasmo suscitado pela primeira edição, o Fotolia renova a experiência e desvendou, no dia 10 de Janeiro, a primeira composição da Coleção TEN, 2ª temporada. Desta vez, o Fotolia selecionou 10 artistas internacionais famosos, oriundos dos países onde o banco de imagens é representado (Argentina, Brasil, Coreia, Japão, Rússia, Polónia, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Itália). Fotolia irá também apresentar duas obras em «edição especial», uma de dois artistas franceses e outra de um artista americano, num formato que será revelado mais tarde.

«Baseado no sucesso da 1ª temporada e no entusiasmo das comunidades criativas presentes nos cinco continentes, este ano  pudemos convidar artistas internacionais, não só para partilhar os seus segredos criativos, mas também para serem embaixadores culturais dos seus países, através dos seus testemunhos e das suas escolhas criativas. Os artistas selecionados foram convidados a expressarem-se livremente nas obras que propõem. O Fotolia continua com o seu objetivo de democratizar a arte digital além fronteiras.», explica Oleg Tscheltzoff, CEO e co-fundador do Fotolia.

Assim, como na primeira edição, os internautas terão acesso, todos os meses, a um ficheiro PSD, contendo todas as suas camadas e recursos, gratuitamente e durante 24 h. Cada composição estará acompanhada de um vídeo making-of,  filmado no país de origem do artista e legendado em 12 idiomas. Assim, o público poderá aprender mais sobre o universo criativo e sobre os métodos de trabalho do artista.

Imagem: Fotolia
Imagem: Fotolia

Estar mais perto do artista, graças às redes sociais

Nesta segunda edição, o Fotolia decidiu concentrar-se nas redes sociais. No mês anterior ao lançamento de uma nova criação, os fãs da Coleção TEN terão a possibilidade de descobrir, numa página do Facebook, o vídeo making-of dos bastidores,  interagir com a artista ao vivo por chat e algumas outras surpresas. Sessões interativas de QA entre os artistas e os fãs serão também criadas numa página dedicada do facebook. Quer mais? O Fotolia oferece aos seus fãs um exclusivo extra de 24 horas para fazerem o download do PSD gratuito!

Loja online TEN  by Fotolia 

Outra característica da temporada 2: o Fotolia permitirá aos utilizadores de comprar diretamente do site TEN, as obras dos artistas, impressas em diversos produtos: cartazes, t-shirts e lonas para paredes com frete para todo o mundo

Um site multi-plataformas

O site TEN by Fotolia 2ª temporada www.tenbyfotolia.com foi otimizado para melhorar a experiência do utilizador e está agora disponível em qualquer plataforma  (computador, smartphone e tablet digital). Além disso, o site e a navegação foram atualizados para mergulhar os utilizadores em pleno no  universo do artista.

Um dispositivo de comunicação multicanal

Para acompanhar esta segunda edição, o Fotolia definiu um plano de comunicação mais amplo. Um plano de mídia online e offline lançado mundialmente no dia 19 de Dezembro. O banco de imagens planeou igualmente ações de marketing e exposições das obras durante enventos no setor da comunicação visual.

Antes do lançamento oficial da 2ª temporada TEN, no dia 10 de Janeiro de 2013, já se encontra disponível o site  www.tenbyfotolia.com, onde é apresentado o conceito aos utilizadores. Estes poderão inscrever-se online para receber os alertas sobre a disponibilidade de cada nova criação,  graças a uma newsletter TEN. Os utilizadores poderão igualmente aceder aos vídeos de making-of, apresentações dos próximos artistas e dos seus trabalhos.

Argentina inaugura a 2ª temporada

No dia 10 de dezembro, o Fotolia apresentou o primeiro artista, Gustavo Brigante. A sua composição estará disponível no formato PSD a partir de quinta feira, 10 de janeiro de 2013, gratuitamente  durante 24 h. Gustavo Brigante é um designer gráfico e ilustrador argentino. Ele criou um site na década de 90 com Javier Cencig onde compartilham uma mesma paixão pela experimentação e o design gráfico. Ele trabalhou para várias marcas de roupas em 2001, ampliando as suas obras para outros ramos, como a criação de logos e de personagens. Artista autodidata e multidisciplinar, Gustavo gosta de desafios e riscos. Como referência do seu talento, distingam-se trabalhos realizados para grandes grupos como Johnnie Walker, Hugo Boss e MTV. Atualmente, ele faz parte do famoso grupo KDU. Gustavo Brigante tem o seu próprio estúdio em Buenos Aires e trabalha para vários clientes internacionais.

Para descarregar o kit de imprensa da Temporada 2, clique aqui. Para mais informações, visite www.fotolia.com, rubrica “Média Center
fotolia

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

Presença no Digital Marketing Day’16 – em Espanha

No passado dia 15 de Outubro dei um saltinho a Espanha, mais concretamente à cidade ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *