Skip to content

Ferramentas Google, utilize-as são grátis!



Para quem está a iniciar-se Internet com novos Blogs, recomendo o uso das ferramentas grátis que o Google nos disponibiliza. Normalmente apenas se utiliza o Gmail, o Analytics, o Adwords e pouco mais! Neste artigo vou recomendar algumas ferramentas do Google que só tem vantagens para os nossos projectos na Internet.

Se já tem uma conta Gmail, aceda às definições da sua conta.

Editar perfil; Se queremos que o Google indexe melhor os nossos projectos na Internet e valorize ainda mais para os resultados nos motores de busca a primeira coisa que temos de fazer nas definições da nossa conta é criar o nosso perfil no Google. Clique em editar perfil e preencha tudo o que for possível, coloque uma imagem sua ou do seu projecto, adicione links com palavras-chave, coloque os seus links das redes sociais, etc. Pense no seguinte, o seu perfil do Google já está dentro dos próprios servidores do Google e de certeza que o algoritmo do Google inspecciona os próprios servidores e dá mais valor a quem lá tenha links, para SEO esta é mais uma técnica utilizada e que normalmente ninguém utiliza, agora se é de grau elevado ou não isso já não sabemos mas não é à “toa” que o Google oferece estas ferramentas!

Estatísticas de Pesquisa; utilize esta ferramenta para saber por exemplo em que altura do ano uma determinada palavra-chave é mais pesquisada, pode também analisar as pesquisas por país e por anos. Comece a utilizar esta ferramenta para criar estratégias de palavras-chave.

Analytics; ferramenta obrigatória! Utilize-a nos seus projectos na Internet para conhecer os seus visitantes.

Google Maps; coloque o seu projecto de Internet a aparecer no Google Maps, quando alguém fizer uma pesquisa no Google Maps o seu projecto vai aparecer na zona indicada. Aproveite esta ferramenta para divulgar e atrair mais visitantes.

Youtube; dispensa apresentações. Uso obrigatório!

Albuns web Picasa; edite e organize imagens. É muito útil para colocar imagens através de links para o seu Blog. Ou seja, cada imagem colocada nesta ferramenta gera um link que depois podemos colocar esse link no nosso blog para aparecer nos artigos. Deste modo evita-se ocupar espaço com imagens no nosso servidor.

Feed Burner; Uso obrigatório! Coloque um formulário no seu Blog de Feed Burner para os seus visitantes adicionarem e-mail e deste modo automaticamente recebem todas as novidades realizadas no seu Blog.

Google URL Shortener; encurtador de URL´s para colocar no Twitter, muito útil porque tem um painel de estatísticas.

Alertas; muito importante para recebermos na nossa caixa de e-mail informações sobre determinados assuntos que surgem na Internet. Se quisermos receber informações recentes de uma determinada palavra-chave esta ferramenta é muito útil, ou então coloque o nome do seu blog como alerta e sempre que alguém mencionar o nome do seu Blog voçê irá receber na sua caixa de correio essa informação! Muito boa ferramenta para termos novas ideias para criar artigos.

Google Docs; utilize para apontamentos, crie os seus gráficos e apresentações e partilhe com quem quiser! Utilizo bastante esta ferramenta, que pode aceder a dados quando quiser porque está sempre na sua conta Online.

Ferramenta para Webmasters; OBRIGATÓRIO! Para saber o desempenho do seu projecto na Internet esta ferramenta dá-nos toda a informação. Tudo mesmo! Utilize-a.

Google Translate; além de traduzir tudo aquilo que quiser, vou deixar aqui uma dica muito importante para estratégia de SEO. Quando críamos um artigo original e queremos divulgar esse artigo pelos agregadores de conteúdos, não convém ter uma cópia exacta do mesmo artigo em vários agregadores, não tem vantagem nenhuma. Agora, pegue no artigo original coloque no Google Translate e faça a tradução para o Francês por exemplo, depois do artigo estar todo em Francês coloque novamente para o Português e ajuste o texto ese possível coloque novas palavras e frases. Deste modo tem o mesmo artigo mas já escrito de maneira diferente com conteúdos diferentes do original e já pode colocar nos agregadores de artigos! Repita o processo quantas vezes quiser!

AdWords Keyword Tool: obrigatório para definir estratégias de palavras-chave.

Google Trends; esta ferramenta é para termos uma noção mais geral da popularidade de termos durante um determinado período.

Fórum do Google de ajuda a Webmasters em Português; a maior comunidade de webmasters na língua portuguesa.

Directrizes de Qualidade; na central de ajuda do google. É mesmo muito importante ler estes conteúdos.

 

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.