Skip to content

Ferramentas Google que ajudam nas estratégias Online

Para planear, projetar, implementar e manter as atividades de marketing online no campo não é uma tarefa fácil, dada a própria natureza do próprio ambiente que se caracteriza pela súbita, rápida e constante atualização do mundo online e além disso não podemos afirmar com 100% de certeza e também o que é certo e o que não é. O Google e até o Facebook estão em constante atualização.

Para implementar uma estratégia de marketing online, é necessário ter ferramentas que nos possam ajudar e que sem elas não conseguimos obter os resultados que se pretendem. Existem várias…

Mas o que é bom é que podemos encontrar algumas ferramentas que nos fornecem dados e que a partir daí podemos tomar posições e estratégias de web marketing e quais os caminhos a seguir.

O Google é um bom exemplo, tem ferramentas gratuitas poderosas que nos ajudarão na realização dos objetivos e maximizar o sucesso de uma campanha de estratégia e também o posicionamento online.

Pois a partir daqui, partilho algumas das ferramentas que o Google oferece e o melhor de tudo, livre sem custos e muito útil para o marketing online.



» Google Trends

Através de palavras e frases, podemos ver uma análise das tendências de pesquisa dos utilizadores da Internet, fornecendo uma lista de pesquisas relacionadas com maior influência na web e por zonas geográficas. Com estas características é apresentado como um recurso útil para determinar os interesses dos utilizadores da Internet e potenciais consumidores. Para mim é obrigatória a utilização desta ferramenta.
Ir para o Google Trends.

» Google URL Shortener

Esta ferramenta funciona de forma semelhante a outros encurtadores de URL, tornando o processo de partilha  de conteúdo com endereços da Web mais curtos. Além disso, ao criar uma conta, tem acesso a dados estatísticos e de referência útil para medir a atividade do conteúdo que foi partilhado. Eu próprio utilizo esta ferramenta do Google.
Ir para Google URL Shortener.

» Google Webmaster Tools

Esta ferramenta dispensa apresentações, mas mesmo assim ainda há muita gente que não a utiliza! É obrigatório!É um recurso robusto que oferece uma série de ferramentas úteis para otimizar um blog ou site, considerando o desempenho da página, design, operação e visibilidade na orgânica de resultados de busca do Google.
Ir para Google Webmaster Tools.

Deixo aqui um vídeo para que vejam a importância e benefícios que esta ferramenta oferece e de forma gratuita.

 » Google Analytics

Esta é mais uma das ferramentas com foco em marketing digital e mais utilizada pelos webmasters, uma vez que determina a maneira pela qual os usuários da Internet se relacionam com um site e o seu desempenho das campanhas através de uma análise em profundidade da estratégia. Há uma grande variedade de dados que podemos analisar para que possamos tomar medidas em relação às visitas dos nossos projetos web. Vale a pena dizer que este recurso tem uma versão paga.
Ir para Google Analytics.

» Youtube Analytics

Considerando a importância que o vídeo on-line tem hoje em dia, o formato de vídeo para gerar  conteúdo para um grande número de pessoas com um determinado interesse pode ser uma grande mais valia para os nosso projetos online, este recurso é muito útil porque permite descobrir as tendências, indicadores, fontes de tráfego e demografia dos espectadores do YouTube. Não esquecer que o Youtube já é o 2º maior motor de busca do mundo!
Ir para o Youtube Analytics.

 

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.