Skip to content

Fazer pesquisas dentro dos resultados do Google

Confuso? Pois. Mais uma funcionalidade que o Google lançou no seu motor de busca. Na minha opinião é de fato um tiro bem certeiro com esta nova funcionalidade. Ou seja, agora quando fazemos uma pesquisa no Google por determinado website(por exemplo: Youtube), aparecem os diversos resultados, no primeiro aparece o website do Youtube, mas logo aí aparece também uma caixa de pesquisa do próprio Youtube!

Confuso ainda? Veja a imagem em baixo:

pesquisa no Google por YoutubeAgora no próprio Google já podemos fazer uma pesquisa como se estivesse dentro do Youtube, os resultados mostrados dos vídeos que pesquisou são mostrados ainda dentro de uma página do Google, como se de uma pesquisa normal se tratasse.

A grande vantagem de tudo isto é que para nós utilizadores podemos fazer uma pesquisa dentro da mesma página e só depois dos resultados é que clicamos no que queremos ver. Torna-se uma pesquisa mais simples e eficaz daquilo que procuramos e no mesmo local, sem necessidade de andar a saltar.

Agora, para o Google esta funcionalidade é provavelmente mais uma possibilidade do utilizador passar mais tempo no seu motor de busca e principalmente ter ainda mais páginas para oferecer publicidade(através do Adwords).



Mais um exemplo que achei interessante

pesquisa no Google por SlideshareEsta nova funcionalidade foi apresentado no blog oficial do Google webmaster no dia 5 de Setembro de 2014. Mas para além desta novidade, eles dizem que qualquer website pode ter esta funcionalidade ativa no motor de busca.

Para isso terá de ter no seu website uma caixa de pesquisa que esteja ativa e depois terá de dar a informação ao Google de que o seu website possui uma pesquisa interna, utilizando a codificação de schema.org/WebSite.

Para mais informações de como implementar esta funcionalidade entre aqui.

Não queria deixar passar esta novidade que o Google nos apresenta e que na minha opinião foi muito bem conseguida e muito inteligente.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.