Home / SEO / Factores SEO em 2011

Factores SEO em 2011



Qualquer boa campanha de marketing de busca tem uma abordagem multifacetada para alcançar o topo dos rankings. Misturando factores como estrutura do site, relevância do conteúdo, e comunicados à imprensa on-line irá influenciar o posicionamento para o sucesso do seu site/blog nos resultados nos motores de busca. A partir de 2011, o engajamento é uma métrica fundamental que pode ser medido pela actividade nas redes sociais e quanto tempo passam os visitantes no seu site/blog, estas são algumas alterações que o Google Panda trouxe.

Gostaria de deixar aqui alguns artigos já publicados aqui no blog Mais WebMarketing sobre SEO:

Neste gráfico em baixo estão representados alguns factores de SEO que contribuem para optimizar o seu blog/site nos resultados nos motores de busca para 2011.

URL FACTORS – Factores das URL´s

  • URL´s amigáveis para os motores de busca. Ex.: http://www.maiswebmarketing.com/o-que-pesquisam-os-10-maiores-paises-na-internet.
  • Toda a estrutura do site/blog deve de estar configurada a pensar no utilizador.
  • Registo do domínio em questão de tempo. O Google valoriza os domínios que são registados por muitos anos, é sinal que o site/blog vai estar activo durante algum tempo e não é um projecto de pouca duração.

ON-PAGE FACTORS – Factores dentro do site/blog

  • Conteúdos relevantes para o utilizador e visitante.
  • Meta Tags; o Google já disse que não valoriza as Meta Tags no seu algoritmo, mas não custa nada colocá-las! No forum de ajuda do ferramentas do Google para Webmasters eles dizem que “as meta tags são uma óptima maneira para os webmasters fornecerem informações sobre seus sites a mecanismos de pesquisa. As meta tags são usadas para fornecer informações para todos os tipos de clientes e cada sistema processa somente as meta tags que entendem, ignorando as restantes.” Portanto, coloquem sempre as meta tags!
  • Densidade das palavras-chave. Muito importante para o Google perceber e indexar as palavras-chave que queremos destacar com determinado artigo.

OFF-PAGE FACTORS – Factores fora do site/blog

  • Entrada de links vindos de directórios de qualidade. Um grande exemplo é o Dmoz, acho que os directórios ainda podem ser muito úteis.
  • Press Releases Online também ajuda a trazer visitantes e links de entrada.
  • Comentar em outros blogs, dar a possibilidade aos nossos visitantes receberem de imediato as nossas actualizações através das RSS Feeds, etc.

SOCIAL FACTORS – Factores nas Redes Sociais

  • O número de LIKES, o Google também dá importância
  • Ratings nas redes sociais, se as páginas nas redes são comentadas e activas
  • As reviews, são também uma influência positiva para o rankeamento.

Estes factores foram estudados e por isso recomendado como influentes no rankeamento nos resultados nos motores de busca para 2011, é evidente que existem outros tantos factores que podem influenciar mas estes referidos em cima já foram testados! Portanto acho que já é um bom começo para SEO.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *