Skip to content

Faça os artigos do seu Blog tornarem-se virais


Já apresentei aqui no Blog Mais Web Marketing o novo perfil na rede Slideshare(site de partilha de apresentações) ou seja, crie apresentações com os artigos do seu Blog. Mas o que tem haver um site de apresentações com web marketing? Que conteúdos vou lá colocar?

Pois é sobre isso tudo que vou falar neste artigo. Como utilizar os artigos do nosso Blog e torná-los “apresentações” e ao mesmo tempo serem virais e ainda assim estamos a fazer link building!

Muita gente ignora esta estratégia, esta é realmente uma óptima maneira de aliviar a duplicação de conteúdo porque quase todos nós Bloggers enviamos o mesmo artigo para vários agregadores… Mas utilizar os nossos artigos e transformá-los em tutoriais em .PDF e também em Power Point e enviá-los para a nossa conta do Slideshare ou o Scribd(em Português) que neste momento são os maiores sites deste tipo de conteúdos e conseguir obter resultados? Sim é possível e é mais uma boa estratégia que neste momento poucos utilizam.

Como começar este processo?

Primeiro de tudo procure 2 ou 3 artigos ou os que quiser,  sobre determinado tema. Coloque esses mesmos conteúdos no Word, crie uma template, basta colocar algo no cabeçalho e rodapé do ficheiro Word e coloque links a apontar para o seu Blog. Converta esse ficheiro para .PDF podem ver um exemplo do perfil Mais Web Marketing – medir a visibilidade do seu blog online. Repare que em apenas uma semana 1 pessoa já fez o download do meu artigo no Slideshare.

Em relação ao Power Point o método é o mesmo, escolher artigos e colocar os conteúdos, mas aqui perde-se um pouco mais de tempo, porque temos de criar vários slides e cada slide não pode ter muito texto, mas o resultado final é mais atractivo. E depois é só enviar para as suas contas do Slideshare e/ou Scribd.

Que vantagens tiramos deste processo?

As vantagens são várias, como já referi em cima estamos a criar conteúdo em ficheiros (no google há pesquisa avançada  só com resultados em .PDF). Nesses ficheiros criados por nós com conteúdos dos nossos artigos quer em .PDF ou Power Point estamos a chegar a mais utilizadores que vão ler as nossas apresentações e possivelmente fazer o download e possivelmente enviar a amigos ou até partilhar nas redes que esses utilizadores utilizam a isto chama-se “viral”, ou seja, os nossos artigos passam a percorrer por toda a Internet! É evidente que os conteúdos têm que ter qualidade e algum profissionalismo.

Ao mesmo tempo estamos a fazer Link Building com os links que estão dentro dos nossos artigos e com o nome do nosso Blog na template que foi criada por nós no Word e no Power Point. Portanto vamos ter cliques vindos de um ficheiro que pode estar algures na Internet, algo que o Google vai dar valor!

É um processo simples e rápido.

De facto este processo é simples e rápido, depois de já termos criado a nossa template no Word é só colocar os conteúdos(Copy+Paste), no Power Point depois de criada a template também é só colocarmos os conteúdos, apenas ter em atenção que nos slides não podem estar cheios de texto porque senão o utilizador não vai ler, coloque imagens em cada bloco de texto. Depois disto é só fazer o Upload(enviar) para o Slideshare ou/e Scribd.

Divulgar estes “novos” conteúdos.

A partir daqui é só fazer o “mix” para divulgar os nossos novos conteúdos de apresentações.  Utilize o Squidoo, onde refiro num artigo – como gerar mais tráfego com o Squidoo – crie “lentes” e escreva mini-artigos e coloque links para a sua página do Slideshare ou/e Scribd e também para esses mesmos ficheiros. Coloque informações no Facebook ou mesmo os ficheiros, Envie Tweets, e-mail marketing, etc, etc. Só depende mesmo de “perder” um pouco de tempo na divulgação dos seus novos conteúdos.

View more documents from Mais WebMarketing
Conclusão:
Esta é mais uma técnica utilizada para potenciarmos os conteúdos do nosso Blog de fácil execução e com resultados por vezes surpreendentes. Será necessário perceber através do Analytics o volume de visitantes que vêm destas novas redes e dos ficheiros. Alguma dúvida é só deixar no comentários.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comments (2)

Olá Miguel, esta é uma técnica bem interessante, pretendo utilizá-la para tornar meus tutoriais "virais".

Uma outra coisa importante a falar é que seu blog está exibindo o pop domination toda vez que um artigo é carregado, acho que isso pode estar o prejudicando, pois se um visitante já assinou sua newsletter ele irá tornar a ver se quiser ficar lendo mais artigos tornando a experiência um pouco chata. Pense nisso!

Grande abraço!

Responder

Olá Diego obrigado pela participação aqui no blog MaisWebMarketing.
Mas queria agradecer-lhe pelo alerta do PopUp, porque de facto não sabia que estava sempre a aparecer! Já alterei essa situação e penso que já está resolvida!

Muito obrigado.
Abraço.

Responder