Home / Web Marketing / Executivo do Google revela algumas fórmulas para ter sucesso no motor de busca

Executivo do Google revela algumas fórmulas para ter sucesso no motor de busca

Segundo o executivo Victor Valle, director de vendas Online do Google para a América Latina, explicou quais são os pontos a ter em mente para obter os resultados desejados no motor de busca do Google. Revela algumas dicas para usar da melhor maneira possível e promover uma marca na Web. Mas a fórmula revelada poderá já não ser uma novidade, em todo o caso é sempre interessante o que estes senhores têm para dizer, visto que são funcionários do Google.

Segundo Victor Valle ” Num universo tão competitivo como o digital, não é suficiente criar uma página e ficar sentado e esperar pelos resultados.”

O grande desafio de gerar interesse  com os projectos na Internet
Segundo dados da Netcraft, em todo o mundo mais de 550 milhões de sites, dos quais 300 milhões foram criados em 2011. Então, uma vez que um website está Online, será necessário ter visitantes e que estejam interessados nesse tipo de produtos/serviços/negócio tendo para isso que encontrar o seu website ou blog. E como é que se consegue isso? Os motores de busca são uma excelente porta de entrada principalmente o Google. Assim que tiver uma boa presença nos motores de busca é um fator chave para atrair visitantes.  Então, Victor Valle recomenda algumas dicas para melhorar o posicionamento e visibilidade de um blog/site no Google.

Adicione a página no Google
Para isso, vá na ferramenta adicionar URLs e digite o endereço do site. Deve incluir a URL completa, incluindo o prefixo http://. Há outras formas do Google encontrar o seu site mas em todo o caso nunca é demais para adicioná-lo manualmente.

Obtenha links para o seu blog/site de outros sites
Desta forma, pode melhorar o posicionamento nos resultados no motor de busca. O Google tem um PageRank, que atribui uma pontuação a cada página com base na quantidade e qualidade de sites que têm links a apontar para o seu. Tenha em mente que o Google esforça-se para detectar ligações fraudulentas, por isso é essencial que os links sejam de sites de qualidade.

Verifique se o conteúdo do site descrever com precisão o negócio
Para isso, deverá estabelecer categorias na página e criar uma secção para cada uma delas. É importante assegurar que as palavras-chave que os utilizadores possam usar para encontrar o seu negócio estão incluídas no conteúdo do site.

Por exemplo, se a empresa está envolvida na reparação de cozinhas em Banfield, pode incluir a palavra “reparação”, “serviço”, “arranjo”, “Instalação”, “técnico”, “cozinha”, “Banfield” e adicione também as marcas que são reparados.



Não colocar imagens como texto
Este é um equívoco comum, por exemplo, para marcar uma secção é colocada uma imagem que diz: “Serviços de Reparação a cozinhas”. Mas, o Google interpreta como uma imagem e não como texto.

É essencial que todo o conteúdo esteja em formato de texto. Além disso, pela inclusão de imagens (por exemplo, um produto), é importante adicionar uma breve descrição do mesmo de forma a reconhecer e classificá-lo.

Actualizar o conteúdo regularmente
A melhor maneira de os utilizadores voltarem a entrar no site é fornecer regularmente conteúdo actualizado, útil e de qualidade. Se tem um catálogo de produtos ou serviços, é bom renová-lo periodicamente para postar ofertas ou notícias. Outra boa opção pode ser incluir no site um blog para divulgar notícias sobre o negócio ou sector.

Diga aos seus contactos que lançou um site
Também é útil para informar ao fazer actualizações. Os fornecedores, clientes ou parceiros pode ser uma boa alternativa para divulgar o site e conseguir visitas. Ao lançar uma página ou uma actualização, deve enviar um e-mail com o link dessa mesma página. Provavelmente eles também têm os seus próprios sites e, se o conteúdo publicado for interessante, pode também incluir um link para a página e ajudar a melhorar o ranking no Google.

Certifique-se que a sua página funciona
Nenhum visitante gosta de entrar num site e parte dele não funciona, ou receber a mensagem “Página não encontrada” ao clicar num link. Certifique-se de que tudo está a funcionar bem na web e verificar também que pode ser exibido de forma optimizada em vários motores de busca.  Há muitos segredos e métodos para fazer um site de sucesso e atrair mais visitantes. A chave é não esquecer o objectivo da empresa e tentar gerar conteúdo que vai ser de interesse para os potenciais clientes.

Também é essencial garantir o seu trabalho correctamente e actualizado regularmente e não apenas visto como uma espécie de catálogo online. O mundo da web está a mudar o tempo todo e, se você manter uma página dinâmica e adaptada para o comportamento do consumidor, sem dúvida, vai obter excelentes resultados.

Conclusão

Na minha opinião, nada de novo! Em todo o caso as conclusões que tiro é de que o conteúdo regular e de qualidade tem cada vez mais valor. Os Backlinks de qualidade também ainda têm bastante valor, de resto foram dicas que já se sabiam há muito tempo. Em todo o caso queria agradecer a Vitor Valle por partilhar estas dicas, porque nem sempre os funcionários do Google “abrem o jogo” sobre esta temática!

Fonte deste artigo: iprofissional.com

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

dicas marketing digital para lojas online

Dicas de marketing digital para a sua loja virtual

Neste artigo vou partilhar com você algumas dicas e estratégias que deve implementar no seu ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *