Home / Marketing Digital / Estou farto… Vou deletar!

Estou farto… Vou deletar!

Pois é, vou mesmo deletar(em Português do Brasil), porque em Português de Portugal diz-se; apagar ou eliminar. Já ando farto, fartinho e por isso estou mesmo a pensar em eliminar e apagar por completo a minha conta de Analytics que tenho aqui implementada no Blog.

Atualmente, estou a utilizar em paralelo uma outra ferramenta de Analítica web que do qual estou a gostar. É a Métrica da Yandex.

Qual o motivo para deletar/eliminar a minha conta no Google Analytics?

Como é óbvio eu não vou eliminar o Google Analytics daqui do blog só porque me apetece, não. Vem já de há muito tempo que ando sempre a tentar limpar as visitas SPAM que entram semanalmente como visitas e assim de certa forma “enganar-me” nos dados que apresenta.

Do que adianta ter 600 visitas por dia se muitas dessas visitas são SPAM? Por isso comecei a pensar numa alternativa e a fazer comparações. Foi aí que implementei também outra ferramenta de analítica web e assim ir comparando dados entre as 2 ao longo de alguns meses para cá.

O que está a acontecer com o Google Analytics?

Desde há uns tempos para cá, é impressionante a quantidade de SPAM que as contas do G.A. estão a receber. Aqui no blog até recomendei algumas formas de filtrar e tentar remover essas visitas “fantasma”.

# Soluções para eliminar o tráfego referrer Spam do Analytics

# Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Mesmo com a criação de filtros e de fazer todas as recomendações que circulam por toda a web sobre este assunto, agora(à data deste artigo) aparece uma coisa destas:

spam-no-analytics

Para além disto continuo a receber tráfego SPAM:

spam-no-analytics2

Agora reparem na imagem em baixo; os dados que estão apresentados são referentes ao último mês até à data deste artigo:

spam-no-analytics3Os dados apresentados na imagem da duração média da sessão de 8 segundos está totalmente errada! Há vários meses que esta métrica está ente os 3 e os 8 segundos e não passa disso. Outra métrica que também tenho acompanhado de perto desde algum tempo é a taxa de rejeições; que varia entre 93% e 90% e que só agora baixou um pouco.

Agora, será que posso confiar nestes dados? Claro que não e coloco todas as métricas em causa; será que são reais? Ou estão a ser influenciadas pelo SPAM? Pois é isso mesmo que percebi ao implementar a ferramenta Métrica da Yandex! Mas já lá vou…

Filtros de SPAM no Analytics

Agora, reparem na quantidade de filtros que foram e que vão sendo criados à medida que vão surgindo novos domínios de SPAM. Mesmo utilizando ferramentas(ver link em cima) que criam estes filtros de forma rápida e automática, é sempre necessário verificar se há algo de novo a enviar-nos visitas fantasmas. Ou seja, perder tempo com isto!

filtros-de-spam

São mais de 400 filtros criados ao longo destes meses…E continua! Ou seja, não há solução à vista por parte da Google em conseguir eliminar estes domínios de referência do G.A. Embora eles estejam ocorrente desta situação e que tenham dito que já tinham conseguido resolver, não me parece que se estejam a preocupar muito…

Será que é por estarmos a usufruir de uma ferramenta poderosa de analítica web de forma gratuita que eles não querem resolver? Até porque há uma versão PAGA do G.A.

Não sei, mas já começo a colocar tudo em causa e a desconfiar cada vez mais da boa vontade do Google!

Análise de dados da ferramenta analítica web: Métrica

Agora em comparação com esta ferramenta analítica web(Métrica) já começo a perceber que afinal os dados do G.A. não estão correctos e há algo que está a falhar.

dados-analytics-metrica

Reparem na imagem em cima(Print da Métrica), na taxa de rejeição e no tempo que o utilizador está no site. A diferença é enorme entre os dados recolhidos e apresentados do Google Analytics e esta ferramenta Métrica.

Na imagem em baixo, podemos comprovar que o tempo que o utilizador passa em cada uma das páginas(Top10) e a taxa de rejeição é muito inferior aos dados que o G.A. apresenta.

dados-analytics-metrica2

Qual a minha solução e escolha final

Claro que estas análises e diferenças entre estas 2 ferramentas web de analítica servem sobretudo para por em causa principalmente os dados apresentados do G.A. porque é a plataforma mais conhecida e utilizada por todo mundo com projetos online.

No meu caso em concreto, tive de analisar e comparar dados porque o G.A. não estava a apresentar dados muito correctos e até um pouco estranhos e duvidosos.

Vou deletar a minha conta do Google Analytics?

Sim, vou!

Não será para já, mas até ao final do ano de 2016 vou analisando com calma e depois em 2017 vou deletar/eliminar por completo a plataforma de analítica web do Google.

Estou farto de andar a perder tempo com o G.A. a criar filtros, não ter certezas se as visitas são totalmente reais, se os dados apresentados são mesmo de confiança e por muitas outras razões que já apresentei aqui neste artigo.

Como existem várias outras ferramentas de analítica chegou a altura de mudar e esquecer o Analytics do Google. Fartei-me mesmo!

Posso dizer até que em outros 10 projetos web que tenho é a ferramenta Métrica que tenho implementado e estou muito satisfeito. Com isto não quero influenciar em nada a vossa decisão, apenas estou a partilhar a minha experiência com a utilização do Google Analytics e as conclusões a que cheguei.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

escrever artigos para blog

Como escrever um artigo para o seu blog

Quem disse ou pensa que escrever artigos para blogs é “coisa fácil“? Bem, na verdade ...

4 comentários

  1. Pedro Costa

    Um artigo que cheio de verdade principalmente da “boa vontade” da google 😉

    Tens já algumas alternativas em mente?

    Abraços

  2. João Alexandre

    Miguel, não “deletes” a tua conta Analytics, é bom para fazer cross-referencing com outras ferramentas de analítica.

    E quanto ao tráfego spam, também tenho disso num dos meus websites, é chato e não dá para coçar: http://prnt.sc/dn5aij

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *