Skip to content

Esquemas falsos de SEO

Na semana passada recebi um email, muito interessante e ao mesmo tempo importante que me fez pensar e muito sobre várias questões ambientais em que cada blog/site contribui para o aumento de CO2(Dióxido de Carbono).

O EMAIL

“Caroline wrote:
Olá, tudo bem? Meu nome é Caroline Reis e eu faço parte da equipe do Planeta Verde, uma iniciativa sem fins lucrativos em parceria com o Instituto Brasileiro de Floresta, que
promove a sustentabilidade no mundo digital.
Quantas vezes você já não parou para pensar no que poderia ser feito para mudar a má situação do nosso meio ambiente? Nós queremos te ajudar a fazer a diferença, que tal?

Para manter um blog no ar, são produzidos em média 3,6 kg de gás carbônico por ano. O plantio de uma árvore pode neutralizar essa mesma quantidade. Por isso, para cada internauta que colar o nosso selo verde em sua ferramenta, nós vamos plantar gratuitamente uma árvore em seu nome.

Participe! Confira as instruções aqui:
http://www.iquilibrio.com.br/planeta-verde.

Após a inserção do selo, por favor, entre em contato conosco para que
possamos contabilizar a sua participação e plantar a árvore.
Venha fazer a diferença com a gente!

Abraços,

Website: http://www.iquilibrio.com.br/planeta-verde”

A minha reação

Ao ler o respetivo email fiquei sensibilizado com esta questão, mas como antes de avançar com propostas(sejam elas quais forem), primeiro faço uma pesquisa e análise. Primeiramente até estava decidido que iria avançar na colocação do respetivo selo que eles falavam aqui no blog MaisWebMarketing. Este é o website planeta verde!
esquemas de seo 2Como podem ver, de certa forma até dá para acreditar(quase) que não há qualquer esquema ou interesse por detrás de tudo isto.

Mas…

Ao entrar no site que referem e que de fato estão lá muitas informações sobre o mundo verde e a plantação de árvores, etc, etc, etc, mas algo de estranho me chamou à atenção o sub-domínio!Para além disso questionei-me de como uma entidade brasileira estava a apoiar esta iniciativa? Estes 2 pontos fizeram-me perceber que aqui estava um esquema bem montado e com objetivos!
Esquemas de SEOResolvi então entrar no domínio principal que é: iquilibrio.com.brE qual não seria o meu espanto! Esse domínio era um site TAROT! Então foi aí que comecei a juntar todos os pontos e algo não batia certo. Como é que um site(subdomínio) com conteúdos ligados ao planeta verde à ecologia tinha como endereço principal conteúdos ligados a TAROT?

Esquemas de SEO-3A descoberta…

Portanto, depois de ver este domínio principal de TAROT, percebi imediatamente o esquema de SEO que estava montado!E passo a explicar;

No tal sub-domínio Planeta Verde, estavam a criar uma página de alta qualidade com backlinks de qualidade vindo de blogs e sites também de qualidade e com page rank alto!

Dentro desse mesmo sub-domínio Planeta Verde, estão lá, links internos a apontar para o domínio principal; iquilibrio.com.br. Com isto estava montado o esquema de link building. Para o Google este esquema é válido, até serem descobertos(o que pode nunca acontecer, é um risco que correm com esta técnica).

Ao fazer uma pesquisa na web mais a fundo, encontro também um blog[Contraditorium.com] que demonstra este esquema, mas com outros temas. Embora o esquema é exatamente o mesmo!

Aqui no blog eu já tinha escrito um artigo onde falei de alguns esquemas feitos como estratégias de SEO e que vão em contra às boas práticas e até éticas de navegação na Web.

Estratégias de Link Building levadas ao limite

Fonte da imagem: goo.gl/FcveH4

Este esquema até reconheço que está bem pensado, mas nunca na vida o praticava ou sequer recomendava! Lá está depende da ética que cada um tem para consigo mesmo. Isto é o que se pode dizer de Venda da banha da Cobra!

O que posso dizer mais, sobre estes esquemas? Podia dizer muita coisa, mas não merece sequer a minha perda de tempo sobre isto. Por isso o que posso fazer é demonstrar aqui no meu blog este tipo de fraudes que utilizam o bom senso das pessoas(humanas) para atingirem os seus fins! Mas como tudo na vida, seja online ou off todos sabemos que isto é mais do mesmo…

Portanto, fiquem atentos a este tipo de esquemas e caso tenham dúvidas podem pedir-me ajuda para desmascararmos tudo isto!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.