Skip to content

Escrever artigos em blogs. É preciso gostar e saber!

Não adianta ser um génio em determinada área se não sabe se expressar, e também se não gosta de fazer isso mesmo. Há pessoas que até gostam de ler, mas não sabem escrever. Não me refiro à ortografia e gramática, mas sim a coerência de ideias, fazer o artigo de um blog tornando-o interessante do início ao fim, provavelmente será o mais importante.

Não existem regras de escrita para blogs, podem haver técnicas que ajudam, no entanto é bastante perceptível que a linguagem utilizada é sempre diferenciada das revistas, jornais e livros. A maior diferença é o feedback instantâneo. Enquanto numa revista, por exemplo, o colunista precisa esperar dias ou até mesmo semanas para receber comentários a respeito do seu trabalho, num blog a resposta é imediata. Logo após ter um post publicado, as portas estão abertas para os comentários e se o seu blog tiver uma boa audiência não demora muito para que alguém comente o seu texto.

Quando escreve num blog, gosta?

Hoje em dia qualquer pessoa é capaz de criar um blog. Se tiver pretensões de ter algum sucesso, conquistar leitores e posteriormente ganhar dinheiro deve atuar num nicho que realmente goste.

Para escrever num blog, prepare-se para escrever muito, se não gostar do assunto, e mais do que isso, se não dominar realmente os temas expondo os seus conhecimentos, terá uma vida curta no mundo dos blogs e o seu projeto vai acabar por fracassar. Falo isso com base em estatísticas e experiência.

Segundo o site Technorati afirma que a maioria dos blogs não passa dos três meses de vida. Portanto, se realmente gosta do assunto que está abordando no seu blog, ótimo já está um passo a frente.

É preciso manter o foco!

Às vezes parece difícil encontrar ideias para posts e com o passar dos meses e até anos, começa a esgotar-se as ideias para escrever artigos de qualidade. Mas é necessário manter sempre o foco.

Precisa ter sempre um assunto definido no seu blog para poder conquistar as pessoas/leitores/visitas. É normal existirem momentos em que nos iremos sentir pressionados e sem ideias, e de certeza vamos acabar por publicar qualquer coisa no lugar de nada, isto acontece com todos os bloggers. Uma coisa posso afirmar, por vezes nada é melhor do que qualquer coisa.

Um dia sem postar pode quebrar a frequência de postagens previamente definida (se ainda não tem uma frequência definida, faça isso agora!), mas é bom porque gera curiosidade por parte das pessoas.



No dia seguinte elas vão acessar o seu blog com mais ansiedade. Dois dias sem postar já deixará os leitores irritados. Três dias fará com que eles deixem de acessar o seu blog diariamente.

Gosta de escrever? Porque sabe escrever?

As vezes você sabe escrever muito bem e gosta de escrever porque domina a escrita, mas isso não significa que domine o conteúdo do seu nicho. Alguma vez já se perguntou a si próprio?

Um blog só terá sucesso se:

  • Se gostar do nicho em que atua
  • Se dominar o assunto com propriedade
  • Se souber expressar-se em palavras
  • Se conseguir ser coerente nas ideias.

A Coerência!

A coerência é fundamental nos artigos que escreve. Quantas vezes eu comecei a ler um post porque achei o título interessante, mas no decorrer da leitura, já nos primeiros parágrafos acabava por me perder, pois o texto não seguia uma linha ténue e não tinha coerência alguma.

Lembre-se: tudo o que prometer na escrita dos seus textos, quer seja no título, no resumo ou na introdução de um post, deve ter a certeza de que incluiu no corpo do post. Não se perca no meio das suas próprias ideias.

Mesmo quem tem experiência com a escrita muitas vezes acaba-se por perder. É aí que deve ser feita a revisão. Por vezes leio o mesmo post 3/4 vezes para ter a certeza de que está tudo de acordo com o meu padrão de escrita.

Normalmente a coerência das ideias e a revisão dos artigos é menosprezada e por vezes nem sequer é lembrada, mas são justamente estes fatores que definem a diferença entre os blogs “iniciantes” dos blogs de sucesso.

Quem lê muito, especialmente livros, já está acostumado com uma linguagem perfeita. Os livros são revisados várias vezes até serem publicados, e deve fazer exatamente o mesmo com os artigos do seu blog.

Não tenha preguiça. Se gosta do que faz e tem conhecimentos, mas não sabe escrever e ter coerência nas ideias, sempre pode estudar e melhorar com o hábito da leitura com o hábito da própria escrita. Agora se domina o nicho, mas não gosta de escrever e não está disposto a aprender, e ainda costuma lançar as ideias como se estivesse a escrever um rascunho e publicar tudo sem fazer uma revisão, recomendo que procure outra coisa para fazer, pois está previsto que nunca terá sucesso com o seu blog.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.