Home / Manual de SEO / Manual de SEO parte I – Entender SEO: o que é?

Manual de SEO parte I – Entender SEO: o que é?

Vou dar inicio a uma serie de artigos para entender o que são estas técnicas ao faladas e usadas nos dias de hoje para quem tem um blog/site. No final de todos os capítulos ficará ao seu dispor um manual completo  sobre Search Engine Optimization. Além destes artigos recomendo a leitura de SEO para iniciantes.

Se um blog/site for colocado na Internet, mas ninguém o consegue encontrar…
O blog/site existe mesmo?
É aqui que entram as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), mas primeiro vamos entender o que significa.

SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

  • É a actividade do Search Engine Marketing que atrai visitantes “gratuitamente”.
  • Boas práticas para a indexação de blogs/sites nos motores de busca.
  • Visa melhorar a quantidade e a qualidade dos visitantes para um blog/site através dos resultados naturais dos motores de busca (resultados orgânicos).
  • Melhoria de factores internos e externos do blog/web site.

Existe uma correlação positiva entre posicionamento de um blog/site nos resultados de busca e a quantidade de visitantes que chegam através dos motores de busca:
QUANTO MELHOR O POSICIONAMENTO, MAIOR O NÚMERO DE VISITANTES.

SEO é feito com base em algoritmos que ordenam os resultados de busca e a forma como os visitantes efectuam as suas buscas (e como interagem com a página). Os algoritmos dos motores de busca ordenam os sites por suposta ordem de relevância. Estes dados são mantidos em segredo e alterados constantemente. As técnicas de SEO são um processo contínuo e o conhecimento de ontem será insuficiente amanhã para posicionar blogs/sites em ambientes competitivos e para reforçar esta ideia temos o artigo de como as redes sociais estão a influenciar as técnicas de SEO.


De que serve colocar um blog/site no topo dos resultados de uma pesquisa que ninguém faz? De que serve o SEO se os visitantes que atrai regressam frustrados à página de resultados à procura da informação que pretendem? Mas como entender este problema? No artigo SEO – Infográfico pode-se entender graficamente o que até aqui foi dito.

Portanto o ESTUDO DAS KEYWORDS É ESSENCIAL:
– Quais as palavras-chave utilizadas em pesquisas;
– Quais as palavras-chave relevantes para o site;
– Quais as palavras-chave mais efectivas.

O CONTEÚDO DE UM SITE INFLUENCIA DIRECTAMENTE O SEO. MAIS DO QUE CONQUISTAR TRÁFEGO, O OBJECTIVO DO SEO É O TRÁFEGO DE QUALIDADE!

Imagens

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

SEO onpage

SEO on-page: como criar uma página perfeita(2016)

Para quem escreve conteúdos, deverá ter sempre em conta uma boa optimização. Porque os textos ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *