Skip to content

Encurtador de URL

Acho que todo mundo já ouviu falar ou até mesmo já sabe o que é um encurtador de URL. Vamos imaginar o seguinte cenário: o seu Blog ou site tem uma URL bastante extensa e visualmente não é nada agradável, mas no entanto, você precisa de a promover na web e redes sociais. Então, uma boa estratégia seria utilizar uma das muitas ferramentas que existem por aí para nos ajudar a que essa URL extensa fique muito mais pequena e visualmente mais atrativa.

Para que serve um encurtador de URL

Em cima já partilhei algumas ideias para a utilização de encurtar URL, mas posso dizer mais uma estratégia em que estas funcionalidade podem fazer muita falta. Por exemplo para as redes sociais; sim, imagine utilizar uma ferramenta encurtadora de URL onde depois todo o link bem extenso fica bem compacto e bem pequenino? Assim pode partilhas pelas diversas redes e até pode saber mais informação analítica e estatística de sua URL encurtada.

Sim há ferramentas que fazem isto mesmo. Mas existem várias. O exemplo em cima é apenas um de muitos. Podemos também “esconder” de certa forma os links de afiliados com este tipo de encurtadores de URLs e podem servir para muitas outras estratégias.

Ferramentas para encurtar a URL

Como já disse, existem diversas ferramenta para esse efeito, inclusive você pode ter a sua própria ferramenta para encurtar URL. Mas vamos então às ferramentas que pode utilizar:

Encurtador de URL – bitly.com

Esta será provavelmente,ente uma das ferramentas para encurtar URL mais conhecida. Muito fácil e simples de utilizar, basta colocar o endereço e automaticamente temos o link encurtado. No entanto para obtermos mais dados estatísticos será necessário fazer um registo na plataforma.

encurtador de URL Bitly

Recomendo fazer o registo nesta ferramenta Bitly – encurtador de URL porque temos acesso a estatísticas bem interessantes e também podemos editar o texto já encurtado, ou seja, a ferramenta gera aleatoriamente um código(Ex: http://bit.ly/2J7YzLV) e temos a possibilidade de alterar esse código aleatório(Ex: http://bit.ly/apresentações-no-slideshare) o que é sem dúvida nenhuma uma das principais funcionalidades desta ferramenta em relação às outras.

Encurtador de URL Google

Esta é uma ferramenta da Google para nos ajudar a encurtar URLs de forma muito rápida. Basta estarmos logados no Google que já podemos utilizar este encurtador. Eu utilizo com muita frequência esta ferramenta da Google para encurtar as minhas URLs. Inclusive temos acesso a uma página com alguns dados analíticos interessantes.

encurtador URL Google

Outras ferramentas web para encurtar URLs

Clique em cima das imagens de cada uma das ferramentas para acessar a página web e assim ter acesso disponível ao encurtador.

Bit.do

 As ferramentas são imensas por essa web fora, agora e mais importante é que seja você mesmo a escolher aquele encurtador que mais simpatiza e que que seja rápido para as suas necessidades, porque no final, praticamente todas elas acabam por fazer o mesmo. Conhece outras ferramentas para encurtar URLs? Partilhe aqui com todos e utilize em baixo os comentários para esse efeito.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.