Skip to content

Estratégia para website

Hoje em dia com os avanços da web qualquer pessoa ou entidade pode ter a sua presença na Internet. Mesmo que não tenha conhecimentos de programação ou webdesign podemos ter uma presença on-line para dar a conhecer os nossos serviços ou produtos.

O problema é que já se vê muitos desses web sites ao abandono, ou seja, sites sem atualizações, com um design completamente desatualizado, sem interação com os utilizadores, etc.

Mas esta mesma evolução no meio digital veio fornecer às organizações e às pessoas os meios para poderem competir com as grandes empresas de uma forma mais igualitária. Temos por exemplo uma redução das barreiras à entrada e proporciona um meio acessível para passar mensagens de natureza comercial.

O que pretendo com o meu site?

Ter um web site é coisa simples mas saber qual a melhor forma para o utilizar é que muitos erram logo à partida quando entram para o mundo da web. Vamos então ver alguns grupos onde a utilização de um site se insere:

  • Presença Institucional – normalmente, este é o inicio da presença on-line duma empresa, com conteúdos centrados na empresa e no que ela é capaz de fazer, eu diria que é uma espécie de cartão de visita mais elaborado da organização.
  • Apoio aos processos da Empresa – suporte técnico, apoio comercial etc, são feitas através do site com ferramentas várias que existe por toda a web, umas pagas outras open source. Por exemplo, um formulário que regista os dados directamente numa base de dados onde depois pode-se interagir com o cliente.
  • Venda de Produtos e Serviços – através de aplicações pagas ou open source temos funcionalidades de comércio electrónico, ou seja, permite a venda de produtos ou serviços utilizando diversos meios de pagamento.
  • Utilização Colaborativa – quem lança um site por vezes não é o responsável pela inserção da maior parte dos conteúdos, os utilizadores podem inserir os seus conteúdos e por vezes novas funcionalidades. Aqui por vezes pode-se organizar grupos de trabalho colaborativo até a nível mundial.

Estabelecer Objectivos para um web site

Se antes de iniciar a construção de um web site não definiu os objectivos, faça-o mais rápido possível para depois o seu site não estar naquele conjunto de web sites que ficam ao abandono. Se estabelecermos objectivos, de futuro vamos dar mais atenção a este novo meio digital.  Alguns objectivos que podemos considerar:

  • Aumento de Clientes – através do nosso web site pode chegar novos clientes que pela sua forma de vida ou localização geográfica eram inacessíveis.
  • Aumento de Facturação – ao disponibilizar um novo canal de distribuição, quase necessáriamente irá haver um aumento de facturação devido à chegada de novos clientes, aumentando também o seu grau de fidelização.
  • Redução de Custos – com o site da empresa poderá reduzir a necessidade de instalações assim como de colaboradores. Determinadas tarefas o site poderá fazer de forma automática.
  • Aumento da Visibilidade – hoje em dia se uma empresa não tem uma presença na Internet é como se não existisse, fica invisível a comentários dos utilizadores, clientes, não aparece nos directórios e motores de busca etc. Deste modo quem ganha com isso é a concorrência!
  • Novos e Melhores Serviços – serviços de suporte em tempo real, utilizando ferramentas pagas ou open source, consultoria, formação, etc. Através destes serviços on-line reduz-se os custos e por outro lado cria-se uma melhor experiência ao cliente que vê as suas solicitações atendidas de acordo com as suas disponibilidades e necessidades.

Um site é por definição uma realidade incompleta, porque podemos e devemos adaptar-nos à evolução constante da web, novas ferramentas interactivas para captar o visitante etc. A partir daqui devemos ter em mãos um plano estratégico para o marketing digital.

Bibliografia

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.