Home / SEO / Diretórios web, eu recomendo!

Diretórios web, eu recomendo!

Este é um dos temas que todos pensam que é perda de tempo estar a falar ou a “discutir” o que quer que seja, porque já não há nada para “discutir”… Dizem… Mas, na minha opinião e testes que já fiz, tenho as minhas conclusões para partilhar com vocês sobre este tema que dizem já estra completamente ultrapassado e arrumado no que toca a técnicas de SEO ou Link Building.

Eu já escrevi um artigo aqui no Maiswebmarketing sobre utilizar diretórios em estratégias de SEO, se ainda valia a pena ou não.

No entanto, o que escrevi nesse artigo é um pouco diferente daquilo que vou falar agora, aqui neste artigo. Vou dar a minha opinião baseada em testes que fui fazendo ao longo do tempo e porque recomendo a utilização dos diretórios online.

Eu recomendo que coloquem os vossos sites em diretórios web!

Mas… Muito cuidado! Não coloque o seu site em qualquer um dos muitos diretórios que há na Internet.

E vocês agora perguntam? Então, Miguel, já não entendo. Afinal devemos ou não utilizar os diretórios online para colocar os links dos nossos projetos web?

Claro que sim! Devem utilizar, no entanto terão de analisar primeiro esses diretórios.

Como escolher os melhores diretórios

Vou dar aqui 2 exemplos de diretórios online em Portugal que eu utilizo e registo SEMPRE os meus sites(de empresas e sites de nicho).

Mas como eu cheguei à conclusão de que estes 2 diretórios online são de confiança para o Google e que futuramente não vamos ser penalizados por alguma atualização do algoritmo do Google. Sim, porque o algoritmo do Google já teve atualizações  para penalizar diretórios com links…

E podem ver isso mesmo no artigo que escrevi aqui e que já referi em cima. Grandes diretórios web mundiais, foram penalizados pelo Google porque os seus utilizadores “abusaram” e fizeram SPAM.

O impacto dessa penalização foi tã grande, que muitos desses grandes diretórios web tiveram de se reinventar e colocar regras bem fortes sobre a colocação de links por parte dos utilizadores.

Mas essa é uma outra questão e por isso atualmente devemos analisar muito bem cada um dos diretórios online onde vamos colocar o nosso site/link.

Analisar os diretórios

Eu gosto de utilizar diretórios online para colocar os meus sites, mas também para atrair tráfego de alguma forma, nem que sejam poucas visitas. Para mim o mais importante é o link que lá deixamos e as visitas vindas de um novo e diferente domínio.

Isto transmite confiança ao Google e é uma forma natural de receber visitas e conseguir também um backlink de qualidade.

Portanto, um dos 2 diretórios online que eu utilizo sempre é o Infoisinfo Portugal. E como é que eu analisei este diretório?

  1. Ainda é um projeto “relativamente recente” e que está a tentar ganhar o seu espaço na web Portuguesa. O domínio foi registado em 2011 mas segundo o site Wayback Machine só a partir de 2012 é que foram criando conteúdos[ver imagens em baixo]. Assim os utilizadores não praticam SPAM e o Google em novas atualizações do algoritmo pode não penalizar.
    domainTools
    wayback machine
  2. Para além disso, no perfil podemos adicionar links. Embora sejam links nofollow, devem colocar na mesma os seus links. Assim, são vistos como links “naturais” pelo Google.[ver imagem em baixo] Perfil de registo no Infoisinfo.com.pt
  3. Tem uma PA e DA superior a 30, o que é relativamente bom e com tendência a subir.[ver imagem em baixo] Da-PA

De uma forma muito rápida, podemos ver que este diretório online é(para já) de muita confiança e podemos adicionar o nosso perfil e respetivos links. Claro que devemos ir acompanhando a evolução de qualquer diretório, tanto para o lado positivo ou para o negativo.

Ainda sobre este diretório online Infoisinfo, podemos também perceber que são bastante rigorosos no momento do preenchimento de todo o perfil da empresa/projeto web. O que de fato é muito bom e uma grande vantagem em relação a diretórios mais duvidosos que basta colocar alguns dados, links e já está!

Esses sim, são o tipo de diretórios online que devemos desconfiar e até nem sequer adicionarmos o nosso perfil. Porque mais tarde ou mais cedo irá ser bem penalizado pelo Google. Logo, o nosso link perde força e fica suspeito de SPAM. Para além do tempo perdido a criar conta.

Passando agora para o segundo diretório web Português que eu coloco sempre todos os meus projetos web desde há vários anos. É um portal bem conhecido em Portugal, mas que tem perdido força na Internet Portuguesa nos últimos anos por diversos fatores(um deles foi a venda a uma multinacional).

Portal aeiou.pt

Desde 2010 que eu registo todos os meus sites e blogs no catálogo deste portal. Que no fundo é um diretório interno. Podem ver na imagem em baixo:

catálogo aeiou.pt

diretorio web aeiou.pt

autoridade aeiou.pt

Como podem confirmar na imagem em cima, eu registei o Maiswebmarketing.com no diretório do portal aeiou.pt em 2010. Tal como já referi também em cima, este portal tem vindo a perder muitos utilizadores por diversos motivos, porque há alguns anos era um dos maiores portais em Portugal.

No entanto, não deixa de ter a minha confiança no que toca a registar projetos web. Não há Spam e todos os sites adicionados ao diretórios são verificados manualmente pela empresa. A aprovação do registo do nosso website/empresa pode demorar no máximo 1 semana(por vezes menos), o que até é bastante rápido com o número diário de registos no diretório.

Diretórios web, eu recomendo!

Para finalizar, tal como escrevi no título deste artigo, eu recomendo a utilização de diretórios online para registo de websites/empresas. Mas primeiro devemos ter em atenção o seguinte:

  • Devemos analisar cada um dos diretórios web
  • Analisar a autoridade e backlinks
  • A idade do domínio
  • Se internamente há práticas de SPAM
  • Se há trocas de links(entre o portal e os sites adicionados)
  • Analisar se o portal/diretório é uma empresa registada
  • Quais os campos que ficam visíveis da empresa(URL, nome empresa, morada, etc..)
  • Etc…

Depois de uma boa análise, então devemos tomar uma decisão: fazemos o registo, ou não! Se a análise é positiva tudo bem, se ficarem com dúvidas se esse diretório é ou não de confiança, o melhor é não fazerem nenhum registo. Nã dúvida não o façam! Se depois da análise feita perceberem que o diretório não é de confiança, então como é óbvio é fecharem de imediato a janela 🙂

Vantagens ao registarem o vosso website em diretórios de confiança:

  • Backlink de um domínio e IP diferente
  • Possibilidades de novas visitas
  • Links naturais para o Google(se não abusarem neste tipo de backlinks)
  • Backlink local
  • Backlink com boa autoridade, logo, reforça e ajuda o posicionamento
  • Práticas rigorosas para os utilizadores que pretendam fazer o registo
  • Afasta os SPAMMERS
  • Etc…

Com este artigo pretendo mostrar que nem sempre devemos seguir à risca o que muitos SEOs dizem ou até o próprio Matt Cutts. Por isso, o melhor é serem vocês mesmos a fazerem os vossos próprios testes e depois tirarem as vossas conclusões.

Partilhe este artigo com os seus amigos.

[Total: 0    Average: 0/5]

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

SEO onpage

SEO on-page: como criar uma página perfeita(2016)

Para quem escreve conteúdos, deverá ter sempre em conta uma boa optimização. Porque os textos ...

11 comentários

  1. Artigo excelente. Mais uma novidade que não tinha conhecimento.
    Com a viralização de spam, temos que sempre buscar novas fontes de tráfego e link building de qualidade.

    Abraços

  2. Muito bom, eu comecei a usar diretórios, mas achei melhor evitar um pouco pra não fazer besteira, rs
    Uso estrategia de cauda longa e termos não tão concorridos por enquanto pra otimizar meu site, dai bato 2° ~ 3° página do google, SEO On-Page eu manjo, tenso é o Off-Page e conseguir os benditos backlinks, não ando com muita paciência esses dias, rs

    • Olá Guilherme.
      É isso mesmo. Tem de analisar muito bem esses diretórios.
      Pois o Link Building é mesmo necessário mas dá mesmo muito trabalho, só quem trabalha SEO é que sabe!
      Grande abraço.

  3. Olá Miguel,
    Quero agradecer pelo excelente artigo.
    Essa questão de SEO tem me deixado de cabelo em pé, porque cada um fala uma coisa diferente e quase todos têm medo do Matt Cutts 🙂
    Obrigado por compartilhar suas experiências e seus resultados.
    Um grande abraço.

    • Olá Tiago.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Pois é verdade que há muita informação por essa web fora de SEO, mas é tudo(quase) enrolação e falam de coisas que outros falam!
      Na verdade, é mais do mesmo!
      Eu gosto de partilhar as minhas experiências e testes que vou fazendo em SEO, acho que assim é que posso ajudar outras pessoas.
      Agora, medo do Matt Cutts? 🙂 Eu não tenho!
      E sabe porquê? Simplesmente não o levo a sério… Eheehhehe

      Abraços, amigo.

  4. ótimo post, tenho certeza que subirei no rank, OBRIGADO

  5. Artigo muito bom.
    Estou penando para obter backlinks de qualidade para o meu site. Com certeza vou utilizar esses 2 diretórios.
    Valeu!!!

  6. Boas Miguel!!! Excelente artigo

    Você já conhece o diretório de blogs Divulgar Blogs?
    divulgarblogs. com

    Será que vale a pena cadastrar nele também?
    Gostaria de sua opinião.

    Sorte e sucesso 😉

  7. Boas dicas, depois de ler seu artigo vou usar os diretórios web. Consegui fazer o registro nos dois indicados.
    Obrigado!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao navegar neste site, está a concordar com o uso de cookies. mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close