Directórios e motores de pesquisa especializados como alternativa ao Google

Otimizar páginas é um dos processos de SEO para os motores de busca, normalmente é no Google que se pensa mas existem outros, tais como o Bing, Ask, etc. Certo que o Google é de facto o motor de busca mais utilizado pelos internautas e com uma grande diferença para os outros motores de busca na web.

Mas vamos imaginar uma situação que pode acontecer(caso aplique técnicas de Black Hat Seo), ser banido do Google ou então penalizado(mais frequente)! As visitas caem a pique e o seu projeto na Internet começa a decair…



Quais são as alternativas ao Google

A primeira alternativa para o Google é óbvia (otimize para os outros motores de busca, se ainda não não o fez então comece já). Bing, Ask, Lycos, Excite, entre outros e que podem trazer visitantes suficientes, embora às vezes é virtualmente impossível optimizar tudo ao mesmo tempo por causa das diferenças dos seus algoritmos.

Mas tendo em conta que todos estes motores de busca alternativos ao Google podem trazer sempre algum tráfego interessante deve mesmo pensar a serio numa otimização para estes motores de busca.

Outra alternativa é submeter o seu blog/site a diretórios(Web diretórios) e motores de busca especializados. Os diretórios ainda podem soar um pouco a antiquado ou como técnica que já não vale a pena, mas submetendo o link nos diretórios corretos e de qualidade pode revelar-se uma excelente estratégia.

Nos portais especializados, têm a vantagem de que os visitantes que estes atraem consiste em internautas que estão interessadas num determinado tópico específico e que se este é o tema do seu blog/site, deste modo pode chegar ao seu público-alvo diretamente.

Também é verdade que este tipo de sites não lhe vão trazer muitos visitantes, como se estivesse no topo do Google, mas a qualidade desses visitantes é extremamente elevada.

As alternativas ao Google são imensas e seria uma longa lista e para já não é isso que quero partilhar neste artigo, mas apenas uma abordagem mais especifica às alternativas existentes, não podemos ignorar algumas técnicas de SEO como postar em blogs e fóruns ou anúncios pagos, entre muitas outras estratégias.

Diretórios Web

O que é um diretório

Os diretórios web ou diretórios de busca em portais já existiam antes dos motores de busca, principalmente antes de o Google, tornar-se popular. Como o nome indica, os diretórios são onde estão recolhidos diferentes sites/blogs/lojas online/fóruns, etc num só espaço diferenciado por temas/categorias. Os sites nos diretórios estão listados normalmente por ordem geralmente alfabética, mas não necessariamente assim.

Embora sejam chamados de diretórios são muito semelhantes aos motores de busca porque oferecem uma funcionalidade de busca de algum tipo (caso contrário, será impossível para navegar milhares de páginas).

A principal vantagem dos diretórios é que não tem importância como as aranhas(algoritmos) inteligentes se vão tornando ao longo do tempo, porque há um ser humano por detrás dos diretórios para ver e verificar os sites, há uma menor hipótese de os sites não serem classificados nas categorias corretas.

Como não há – aranhas” - significa que deve enviar a sua URL para o diretório de pesquisa, ao invés de esperar para que a “aranha” chegue ao seu site para indexar. Este processo apenas é feito uma vez para cada diretório, por isso aqui não qualquer tipo de estratégia SEO.

Uma vez que um site fica incluído num diretório específico, na maioria dos casos, pode ficar lá o tempo que desejar e esperar que os internautas (e motores de busca) encontrem o seu site. Quando tem um link a apontar para o seu site vindo de um registo num  diretório respeitável e de qualidade é bom porque em primeiro lugar, é um backlink e segundo, aumenta a visibilidade para as “aranhas”, que por sua vez, aumenta as hipóteses de ser indexado por esses motores de busca.

Exemplos de Diretórios

Há centenas e milhares de diretórios na web, mas sem dúvida o mais popular é o DMOZ . É um diretório de busca geral e aceita links para todos os (quase)tipos de sites. Outros diretórios também bastante conhecidos e de uso geral de busca são: o Yahoo! Directório, Sapo(Portugal), Clix(Portugal), IOL(Portugal), AEIOU(Portugal), Mundopt(Portugal), entre muitos outros.

Motores de pesquisa especializados

O que é um mecanismo de busca especializado

Motores de busca especializados é mais uma ferramenta para incluir nas estratégias de SEO. Ao contrário dos motores de busca de uso geral, os motores de busca especializados coloca as páginas para os assuntos mais particulares, e muitas vezes há muitas páginas em que os motores de busca gerais não as encontram devido à sua especificidade dos conteúdos.

Exemplos de motores de pesquisa especializados

Provavelmente os motores de busca especializados que não trabalham em numérico ou por categorias como os diretórios, são em menor número em relação aos diretórios mas ainda certamente não há escassez na web. Aqui estão alguns motores de busca especializados: Webquest , Tendencia, o Leme, etc.

O mais comum para nestes motores de busca é que  apresentam uma seleção de outros sites especializados e organizados por assunto, por isso é um bom ponto de partida para começar a pensar seriamente em trabalhar as técnicas de SEO fora da caixa(GOOGLE).

Palavras-Chave ,
Capturar emails

Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketinig, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.