Home / SEO / Diferença entre Title Tag e H1 Header e quais as vantagens

Diferença entre Title Tag e H1 Header e quais as vantagens

Neste artigo vou explicar a diferença entre as tags do título das páginas web e os headers(cabeçalhos) de páginas web. Para quem tem conhecimentos de HTML de certeza que já conhece bem estas 2 opções, que eu diria obrigatórias em utilizar nas estratégias de SEO Onpage.

No entanto, caso não entenda de HTML e se utiliza WordPress de certeza que provavelmente já utiliza também estas opções no seu site/blog, ou pelo menos assim o espero… Caso contrário está a falhar no SEO Onpage.

Os motores de busca, falando principalmente do Google, “gosta muito” de bons títulos e também de conteúdos organizados com a utilização das tags [H1, H2, H3…]. Mas primeiro quero explicar o que são estas tags e que se utilizam em locais diferentes numa página web.

HTML title tags

Mesmo para quem não entende de HTML é muito simples de perceber e até alterar o título das suas páginas web, colocando tags, keywords(recomendo) ou algumas palavras relacionadas com o seu negócio online.

Onde podemos ver as HTML title tags
No título de cada página web e também nos resultados das pesquisas do Google.(ver imagens em baixo)

html title tags
title

No código fonte pode ver também o título das HTML title tags

title no código fonte

Na imagem em cima, como podem ver eu utilizo a plataforma WordPress e o Plugin que ajuda-me no SEO que é o Yoast WordPress SEO. Para quem utiliza o WordPress como plataforma de websites deve instalar(recomendo) este Plugin de SEO e depois é mais fácil e rápido alterar título das HTML title tags, ora vejam na imagem em baixo:

alterar títulos no WordPress

Mas pode-se entender melhor ainda tudo isto sobre as HTML title tags no site da W3schools, onde pode experimentar e ver o resultado ao alterar as tags dentro do título e até no corpo da página. Clique aqui »»

HTML Headings(H1, H2…)

Aqui, o título está dentro do corpo da página web e não no título da página(Title tags) como já expliquei anteriormente. Ou seja, os Headings estão no texto e servem como títulos para iniciar um artigo e também de introdução de parágrafos:

Title headingsPara que utiliza a plataforma WordPress é muito fácil criar títulos com H1, H2, H3, etc…Vejam como na imagem em baixo:

títulos H1Para que fique mesmo bem esclarecido sobre esta questão dos HTML Headings, mais uma vez recomendo que entre aqui no site da W3schools e aprenda estas tags de HTML.

É muito simples perceber a diferença entre estas duas Tags HTML numa página web:
Title tags – é o “texto” que aparece no título da janela de cada página web. Esta não aparece no corpo do artigo.
HTML headings(H1…) – são as frases(textos) que aparecem como título de cada artigo e também como título de introdução de parágrafo, dentro do texto de cada página web.

Quais as diferenças e vantagens

A principal diferença entre estas tags é o lugar onde o seu conteúdo é exibido. Essa diferença tem algum impacto nos motores de busca e até nos usuários. Em cima numa das imagens pode ver que nos resultados do Google o título da página é a informação que aparece primeiro, seguido da URL e depois a descrição. Já a tag de Heading chama a atenção do leitor e também do próprio Google que interpreta que a informação do texto está organizada e que é um título importante no contexto de todo o artigo.

Ambas, devem conter títulos que representem a mensagem global da sua página web. Nada melhor do que otimizar a tag do título e o Heading H1, é escrever para os leitores, seguindo as melhores práticas de SEO.

Principais Diferenças:

  • Tag do título aparece nos motores de busca e na barra do título do navegador da Web[browser]
  • H1 headings aparecem dentro do corpo do texto da página da web
  • Os motores de busca dao mais peso às Tags do título da página do que aos H1 headings

Melhores Práticas comuns:

  • Incluir keywords primárias da página em ambas as tags
  • Tente colocar a palavra-chave no início de ambas as tags
  • Use a palavra-chave apenas uma vez dentro de cada tag
  • Mantenha ambos os títulos curtos (55 caracteres ou menos recomendado) se possível

O segredo…

Portanto, o segredo é… Desculpem, mas não há segredos! Há sim, muito trabalho e muitos testes. No entanto eu recomendo que utilizem esta ferramenta para simularem títulos(title tags) e assim conseguirem um melhor CTR nos resultados do Google.

Não esquecer também que todas as tags utilizadas devem estar de acordo com todo o texto e artigo dessa mesma página![yasr_overall_rating size=”medium”]

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

fazer-download-videos-facebook

Como fazer download de vídeos do Facebook em menos de 1 minuto

Quantas vezes já se perguntou, depois de ver um vídeo interessante no Facebook; eu gostaria ...

2 comentários

  1. Muito boa dica, sempre uso H1 no site principalmente no topo.

  2. Bastante esclarecedor! Obrigado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *