Skip to content

Dicas para utilizar melhor as URLs do seu site


Hoje quero partilhar a minha opinião sobre o um aspeto que todo mundo já deveria saber e implementar nas suas páginas web. As URLs! Vou dar aqui algumas dicas para que você possa melhorar o aspeto da URL das páginas do seu site/blog.

Para quem ainda não sabe e mesmo para aqueles que já deveriam saber, as URLs das páginas web são importantes para o Google e também para o utilizador por vários motivos que vou explicar a partir de agora.

Mas então como posso melhorar as URLs

Primeiro vamos perceber as diferenças entre URLs otimizadas e as não otimizadas, para isso nada melhor que o próprio Google para explicar:

Uma estrutura de URL de um site deve ser a mais simples possível. Organize seu conteúdo de modo que os URLs sejam de fácil compreensão e elaborados de maneira lógica (quando for possível, palavras legíveis em vez de longos números de ID).

Na página de suporte do Google para webmasters tem tudo explicadinho, mas queria partilhar aqui um ponto muito importante para que se fique a perceber melhor esta questão.

Segundo o Google, refere que devemos fazer o seguinte:

URL perfeita para os utilizadores: http://en.wikipedia.org/wiki/Aviation
URL menos atrativa para os utilizadores: http://www.example.com/index.php?id_sezione=360&sid=3a5ebc944f

Esta questão é sem dúvida o ponto de partida para que a otimização das páginas web estejam de acordo com as boas práticas do Google e também a pensar nos utilizadores. E as vantagens são muitas, ora vejamos.

melhorar-url-paginas-web

A começar pelo Google que ao rastrear as páginas do seu site/blog vai entender melhor o que determinada página se refere e qaul o conteúdo. Desta forma estamos também a reforçar com mais palavras-chave na URL para além do Título e a descrição. Tudo isto vai destacar-se a negrito nos resultados do Google quando faz uma pesquisa(ver exemplo da imagem em cima).

Resumindo; esta já é uma dica importante, faça como que as URLs do seu site fiquem o mais simples possível para que o Google e o utilizador perceba de forma fácil a que se refere a respetiva página.

Ainda pegando um pouco nesta dica, gostaria de mencionar já uma segunda dica para melhorar as URLs.

Quando se cria uma página/artigo de novo e coloca-se online e o google já a indexou, isto é para toda a vida! Sim, mesmo para toda a vida!

Não faça a asneira de alterar as URLs só porque acha que fica mais bonito. Por isso é importante cada URL conter palavras-chave e não aquela serie de números e IDs… Desta forma consegue controlar melhor e fazer a gestão das URLs do seu site. No entanto, não coloque muitas palavras na URL. Se possível no máximo 4. Mais uma vez pode verificar como bom exemplo a imagem em cima. Mas nem sempre é possível, eu sei. Mas tente.

Mais uma dica

Já faz algum tempo que o Google retirou valor aos domínios com palavras-chave exatas e também às URLs com palavras-chave exatas. Podemos ver aqui(2013) e aqui(2014) os estudos da Searchmetrics para os E.U.A.

estudo-searchmetrics-2013
Estudo Searchmetrics 2013(verde mais escuro) em relação a 2012
Estudo Searchmetrics 2014
Estudo Searchmetrics 2014

Poderá ser contraditório com o que já referi em cima neste artigo(que devemos colocar palavras-chave na URL), mas o que é certo é que os estudos, valem o que valem e devemos fazer os nossos próprios testes. E em relação a este tema, posso dizer que ainda vale a pena colocar palavras-chave nas URLs das páginas e recomendo que o façam. Mas testem!

Para finalizar este tema, só mais alguns detalhes importantes;

  • Use o traço do meio “-” em vez do traço por baixo “_” para separar as palavras das URLs. Exemplo: ver a imagem em cima.
  • Utilize todas as palavras da URL em minúsculas.
  • Evite utilizar as letras “e”, “a”, etc, no meio das palavras, porque não acrescentam nada de valor e só tornam as URLs mais longas. Exemplo: www.maiswebmarketing.com/a-url-e-o-dominio-tem-o-melhor-titulo-e-vai-posicionar-bem – Claro, que isto é apenas um exemplo exagerado, mas o que é certo é que este tipo de URLs ainda se encontram muito!
  • Utilize um CMS que valorize estas “pequenas” ações valiosas 😉

Mais uma vez reforço a ideia que escrevi aqui no artigo, de que estas dicas são a pensar no utilizador que faz pesquisas no Google e que dessa forma poderá clicar no resultado onde está a sua página, mas para isso o título e a descrição também deve estar bem elaborado, mas também e não menos importante é dar a informação ao Google de qual o assunto que aquela determinada página fala.

Isto, para que consigamos melhorar cada vez mais o posicionamento nos resultados do Google. No fundo esse será o nosso principal objetivo! As URLs são mais alguns pontinhos válidos a juntar a muitos outros e assim obter as melhores posições no Google.



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.