Skip to content

Twitter para os negócios – (Parte II)

Utilize o Twitter nas suas campanhas de Marketing. Vamos então avançar com a segunda parte sobre o Twitter, onde vou falar de como utilizar uma conta do Twitter para empresas.

Vamos tentar perceber que tipo de Tweets é que se envia e recebe:

  • Uma observação: Tweet sobre o que você está a fazer, a pensar ou a sentir.
  • O que está a ler: Postar um link para um blog interessante ou artigo da notícia.
  • Aquilo a que está a ver: Postar um link para um vídeo engraçado do YouTube, Vimeo ou Metacafe.
  • Que eventos vai participar ou que conheçe: partilhar um link para a próxima conferência que vai participar ou que sabe que é de interesse de todos os seus seguidores.
  • Promover o seu conteúdo: Postar um link de um artigo recente que a sua empresa lançou ou de um blog pessoal.
  • Converse com alguém: Envie mensagens através do símbolo @. De certeza que já viu Tweets com este arroba incorporado.
  • Retweet o que alguém disse: Retweet (RT usando Retweet ou no início da mensagem) para repetir o que alguém disse.

Lembre-se de que tudo o que você diz é público! Não diga nada que você não diria numa conversa entre pessoas. Mesmo se excluir um tweet, ele ainda pode ser arquivado na Internet e pode ser encontrado.

Depois de percebermos que tipo de mensagens se pode enviar pelo Twitter vamos então ficar a saber de algumas técnicas que se pode utilizar com o Twiiter para o Marketing numa empresa ou negócio.

Usar o Twitter para o Marketing:

1) Use o Twitter para conduzir as pessoas para o site da sua empresa. Envie Tweets sobre recursos interessantes que os seu funcionários colocaram no seu blog ou no site. Se publicou recentemente um manual(e-paper) e que se pode fazer o download grátis. Tweet sobre isso, fazendo a ligação de volta para a página de download do seu site. Se o conteúdo do site é verdadeiramente notável, as pessoas podem começar a tweetar sobre esses conteúdos por conta própria! Podem partilhar os seus próprios recursos para os amigos no Twitter.
2) Monitorizar a sua marca no Twitter. Usando a ferramenta de pesquisa do Twitter (http://search.twitter.com), você pode pesquisar e monitorizar o que as pessoas estão a comentar sobre a sua empresa, produtos, concorrentes ou quaisquer outras palavras relacionadas com o  seu negócio.
3) Use o Twitter “Favoritos” que será uma espécie de lista de depoimentos da empresa. À esquerda de cada um tweet no seu fluxo de Twitter, há uma pequena estrela. Ao clicar na pequena estrela,  fica  adicionado à Tab dos  seus favoritos.  Os depoimentos de terceiros são valiosos para mostrar ao seu  público o que as outras pessoas pensam de sua empresa. Se alguém pedir depoimentos de clientes  sobre a sua empresa, envie-lhes o link da sua página de favoritos. A URL para esta página será http://twitter.com/USERNAME/favorites.
4) Use o Twitter para promover eventos. Sempre que a sua empresa tem um evento,  tweet sobre isso! A melhor prática é enviar às pessoas um link directo  de um acontecimento para uma página de inscrição. Divulgue  em tempo real o que está a acontecer nesse evento com Twitts.
5) Estabelecer-se como líder no  seu sector. Por tweet fale  sobre recursos úteis,  dicas,  as suas ideias,  a sua empresa tem que transmitir e desenvolver a liderança, ou seja passar a mensagem de que são peritos nesses assuntos específicos. Transmitir uma mensagem de solidez da sua empresa.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.