Skip to content

Criar e planear projetos de marketing digital com esta ferramenta gratuita

[ads1]Na hora de colocar uma estratégia de Marketing Digital em prática, podemos utilizar várias ferramentas e gratuitas que existem na web. O mais importante, depois de pensar/criar toda a estratégia é avançar para a implementação das ações e tarefas.  Aqui, por vezes uma simples folha de Excel(planilha) é o suficiente ou até uma folha de cálculo do Google Docs, ou outra ferramenta qualquer, paga ou gratuita.

Normalmente as agências de Marketing Digital utilizam ferramentas pagas ou criadas internamente. Para equipas pequenas as folhas(planilhas) de Excel são uma forte prática.

Mas hoje em dia, com a quantidade de ferramentas que existe para tudo, na web – gratuitas ou então muito baratas e acessíveis a todo o tipo de empresas, na minha opinião já não há desculpas para não utilizar uma ferramenta profissional para criar e planear projetos de Marketing Digital.

Mas então, qual é a ferramenta gratuita para fazer todo o planeamento?

Aqui no blog, eu já escrevi sobre diversas ferramentas/plataformas que existem online e que vou testando e recomendando. Mas há uma em especial que utilizo há vários anos e não quero outra! Mesmo depois de testar boas alternativas.

A minha preferida é; TRELLO (clique aqui para criar uma conta gratuita no Trello…Para sempre!)

Mas porquê? Qual é o segredo para eu utilizar e recomendar o Trello?

Esta ferramenta, para começar – é gratuita! Tem uma versão Business Class em que a principal diferença(em relação à versão gratuita), é poder fazer uma gestão de membros(equipa) mais avançada, por exemplo, dar permissões a certos membros a apenas alguns quadros, entre outras coisas. Depois há ainda a versão Gold em que a principal diferenças(em relação à versão gratuita), é:

  • Poder carregar arquivos de até 250 megabytes. Por padrão é de 10MB
  • Acesso a 9 imagens de fundo especiais e possibilidade de pode carregar os nossos próprios fundos
  • Acesso a vários stickers(pequenas imagens) para colocar nos quadros, tarefas, etc…

Estas são as funcionalidades pagas do Trello, mas posso dizer-vos que já testei a versão Gold e não fiquei com vontade de pagar para continuar a ter algumas funcionalidades que praticamente não acrescentam nada para a criação do planeamento que pretendemos fazer.

Por isso recomendo e eu próprio utilizo, a versão gratuita que dá perfeitamente para fazer tudo o que queremos fazer!

trello

 Nesta imagem(em cima) podemos ver um excelente exemplo de uma “lista” de um “painel/quadro”. Sim, no Trello trabalhamos com quadros/board que por sua vez cada quadro podem ter várias listas e dentro de cada “lista”, podemos ter diversos cartões. Parece um pouco complexo, mas na realidade, na prática é bem mais fácil e simples de perceber este tipo de funcionamento.

Mas não basta estar aqui a falar do Trello 🙂

Vou mostrar-lhe um board original do Trello que eu utilizo e adapto a cada tipo de trabalho que eu quero mostrar ao cliente. Ou seja; se vou trabalhar SEO para um cliente, utilizo esse Board para adaptar  e criar um projeto de SEO. Se vou trabalhar estratégia digital, igualmente, criação de conteúdos, gestão de trabalho em equipa, tarefas e muito mais utilizo o Board original e faço uma adaptação à minha medida! Ora veja:

trello-seo-projectAqui temos uma imagem do Board original para depois eu adaptar à minha medida, agora o resultado de um projeto SEO que estou a preparar para um cliente:

trello-seo-project2Agora mais ainda, mostro o que fiz num dos muitos cartões que está numa das listas. Criei uma checklist com tarefas, que depois à medida que vamos concluindo essas tarefas, esse cartão fica 100% concluído!

Qual  a vantagem disto? O cliente vai seguindo tudo o que vamos fazendo e tem acesso a TODAS as nossas tarefas, para mais tarde não desconfiar do nosso trabalho.

trello-checklist

 Isto e muito mais é o que temos acesso gratuito no TRELLO. Podemos fazer integrações – diversas! Eu por exemplo tenho ativada uma integração em que quando é adicionado um novo cartão numa lista, recebo de imediato um email de aviso e num outro quadro coloca uma tarefa no meu calendário Google. Isto é apenas um exemplo de integrações que podemos fazer com esta ferramenta.

Se tem curiosidade em experimentar o Trello, crie já  a sua conta e teste ao máximo…

Mas agora tenho uma surpresa para si/você só pelo facto de estar a ler este meu artigo 🙂 vou oferecer-lhe o quadro base que eu utilizo para os meus projetos de Marketing Digital no Trello.

O que tem de fazer:

  1. Ter uma conta Trello ou criar uma nova conta
  2. Depois de fazer login na sua conta clique no link em baixo:

https://trello.com/b/SlOcFHix

3. No seu board no lado direiro ative o Menu clicando( …Mostrar Menu)
4. Clique onde diz: … Mais
5. Clique onde diz: copiar quadro
6. Escolha um título e um Time e guarde. Pronto!

Caso tenha duvidas neste processo, deixe a sua questão nos comentários aqui em baixo do artigo.

Uma vez mais, reforço com o seguinte: esta ferramenta Trello, na sua versão gratuita é muito poderosa e dá para fazermos tudo(quase tudo) o que pretendemos! Para além disso recomendo também a leitura de um artigo que escrevi aqui no blog sobre o Trello. Espero ter dado uma ajuda com este artigo para começar a deixar de utilizar as planilhas/folhas de Excel! 🙂 Torne o seu trabalho mais profissional.[ads2]

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.