Skip to content

Como criar apresentações e conteúdos para o SlideShare em menos de 1 minuto

Este guia que vou partilhar com vocês aqui neste artigo, é uma das muitas técnicas que eu utilizo para criar conteúdos e assim desta forma ir “alimentando” outras plataformas como é o caso do Slideshare. Do que adianta estar a criar contas e perfis em tudo o que são sites de redes sociais, se depois não colocamos conteúdos?

Sabia que é muito simples, rápido e muito fácil criar conteúdos para o Slideshare? Pois é! Em menos de 1 minuto, sim um minuto, vai ter novos ficheiros já em .PDF para enviar à sua conta do Slideshare  icon-smile-o Vamos a isso!

Eu já escrevi um artigo aqui no Maiswebmarketing sobre como criar .PDFs a partir dos artigos escritos no site/blog. Recomendo a sua leitura.

Como é que eu faço para criar conteúdos para o Slideshare em menos de 1 minuto

Com esta técnica muito simples, vou explicar como fazer uma apresentação para o Slideshare com conteúdos dos seus artigos já escritos no seu site/blog em cerca de 1 minuto! a pregar o seu primeiro 60 segundo apresentação Slideshare. Como já referi em cima no inicio deste artigo eu já utilizo esta técnica há muito tempo.

Obs. esta técnica só é possível se já tiver artigos escritos no seu site/blog. Ou então em seus produtos da sua loja online.

Este tipo de estratégia pode aumentar e muito os seguidores do seu perfil no Slideshare e para além disso vai contribuir também para aumentar o tráfego ao seu site/blog e ainda, se os conteúdos forem interessantes para o utilizador e se você libertar a  opção de download desse .Pdf do Slideshare está a contribuir para que possivelmente se torne viral 😉

Portanto, esta técnica tem vantagens em relação ao tempo despendido versus benefícios que vai ter.

Antes de começar a explicar, veja aqui em baixo o resultado final de um artigo que coloquei no Slideshare em menos de 1 minuto:

Maiswebmarketing trello from Mais WebMarketing

Vamos lá então…

Passo 1:Será necessário “transformar” num ficheiro .pdf um dos nossos artigos/textos do site/blog que deseja numa apresentação para o Slideshare.
Clique aqui »PrintFriendly.Com e coloque a URL do artigo que pretende transformar em .pdf
artigos para PDF

 

Passo 2: Depois, na página seguinte o seu artigo já vai aparecer no formato preparado para imprimir, mas neste caso vamos guardar em .PDF. Ver imagem em baixo:
artigos para PDF2

Pronto, o seu artigo já está transformado em PDF e agora é só fazer o Upload para a sua conta do Slideshare!

Simples, fácil e muito rápido!

Mas se mesmo assim ficou com dúvidas, eu preparei um vídeo onde explico passo a passo como fazer todo o processo. Veja o vídeo em baixo e já agora siga o canal do Maiswebmarketing no Youtube 🙂

 

Conclusões

Esta técnica como pode ver é muito fácil de implementar e acima de tudo em pouquíssimo tempo! Gostaria de destacar algumas vantagens que vai ter ao aplicar este conceito na sua estratégia de conteúdos:

  • Rapidez – cerca de 1 minuto.
  • Alimentar a sua conta na plataforma mais conhecida da Internet no que toca a ficheiros de apresentações.
  • O Slideshare é visto com “bons olhos” perante o Google.
  • Possibilidade de os seus ficheiros .pdf aparecerem nas pesquisas do Google(Atenção: apenas para pesquisas por ficheiros .pdf)
  • Ao colocar links dos artigos originais na descrição do ficheiro no Slideshare, está a criar backlinks, mas também a indicar ao utilizador/visitante dentro do slideshare que o seu site/blog existe e que pode visitar.
  • Aumento de tráfego, pela razão no ponto em cima, mas também que todos os links inseridos no ficheiro .pdf estão ativos.
  • Possivelmente poderá ajudar(em alguma coisa) a que o Google possa dar mais credibilidade ao domínio do seu site/blog(DA – domain authority).

Em relação a este último ponto, há uma certa incerteza como podem ver aqui neste artigo da Search Engine Land onde discutem se os .PDFs são bons para SEO.

Há até um comentário que refere com toda a certeza que os PDFs são indexados pelo Google. Ok, vale o que vale!
artigos para PDF3Tal como já referi em cima neste artigo, se calcularmos o tempo que perdemos a utilizar esta técnica e os potenciais resultados que podemos daí obter, eu diria que vale mesmo a pena!



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.