Skip to content

Conversor de Flash em HTML5 – Google Swiffy



O Google Labs lançou mais uma ferramenta que na minha opinião é muito útil para quem utiliza ficheiros Flash em websites/Blogs. Como já sabemos, não é muito “fácil” indexar páginas com conteúdos em Flash, embora o Google já consegue perceber alguma parte do código gerado pelos ficheiros Flash(.swf), mas é sempre complicado trabalhar o SEO on-page em páginas Flash.

Mas agora com a evolução do HTML5 o Google desenvolveu uma ferramenta – Google Swiffy – que “transforma” ficheiros em Flash (.swf) em HTML5. Isto que dizer que finalmente já podemos começar a pensar em trabalhar o SEO on-page em websites/blogs feitos em Flash.

Segundo informações do próprio Google  a ferramenta Google Swiffy actualmente suporta um subconjunto de SWF 8 e ActionScript 2.0, e o resultado funciona em todos os navegadores incluindo o Chrome e Safari Mobile. Exportar animações Flash para o HTML5 ajuda a indexar melhor os conteúdos.

Podem ver os resultados obtidos nesta página com alguns exemplos de animações feitas em Flash e ao mesmo tempo comparar com o HTML5. Notam-se algumas diferenças mas muito ligeiras, uma delas é que a animação em HTML5 é um pouco mais lenta. Como ainda está em fase Beta para já só aceita ficheiros Flash até 512 kb, é muito pouco mas é um princípio e de certeza que vai evoluir!

Para quem trabalha o SEO esta ferramenta do Google vai ser muito importante e uma “maravilha”. Por experiência própria, quando tenho de posicionar websites em Flash já não é a mesma coisa… Mas agora as coisas vão mudar. E para melhor. Só espero que esta ferramenta evolua muito e continue gratuita, é disso que precisamos!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.