Skip to content

Porque deve controlar o posicionamento do seu blog/site nos motores de busca

Os motores de busca(Google, Bing, Yahoo, etc)  são neste momento os primeiros sites a serem procurados pelos utilizadores da  Internet quando estão à procura de algum tipo de informação, por isso a posição do seu blog/site em aparecer nos resultados de busca é um factor importante. Se o seu blog/site aparece em páginas muito abaixo na lista de resultados, as possibilidades de ser encontrado são praticamente nulas! Para que isto não aconteça terá de ter estratégias de SEO juntamente com um plano de web marketing. A partir do momento que alcançar uma posição elevada nos resultados dos motores de busca, é essencial que comece a verificar e a controlar essas posições altas para se manter no ranking elevado, até porque trabalhou muito para aí chegar.

Isto significa que deve ter uma estratégia para monitorizar os resultados das posições das palavras-chave nos motores de busca. Estas acções são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de web marketing. Deve ter sempre em conta e habituar-se às flutuações das palavras-chave nos resultados dos motores de busca e não desesperar!

Esteja bem consciente de que se fizer uma boa estratégia de SEO e aplicar todas as boas práticas vai começar a sentir bons resultados e ver as palavras-chave sempre a subir. A partir daí tem de começar a monitorizar tudo isso para continuar a manter essas subidas e principalmente não as ver descer.

Numa segunda fase, não deve estar excessivamente preocupado com as  flutuações das posições das palavras-chave. Estas flutuações são muito semelhantes às acções numa bolsa, não podemos entrar em pânico e devemos manter sempre a calma e acima de tudo ir controlando e utilizando as estratégias para mais à frente obter o sucesso.

Duas ferramentas para verificar a posição do seu blog/site nos motores de busca

É necessário ir analisando as tendências das palavras-chave a longo prazo das posições nos motores de busca. Se não tiver conhecimento dessas mudanças – muitas das quais são subtis, pode ser prejudicial para o seu ranking – a posição das palavras-chave podem cair nos resultados dos motores de busca antes que possa orientar-se e tomar alguma decisão. Para evitar este tipo de queda abrupta nos rankings, deve criar um sistema para controlar as posições das palavras-chave numa base de dados e que tenha um gráfico para uma melhor visualização.

Quando digo controlar as palavras-chave nos motores de busca, refiro-me a posicionar um blog/site nos motores de busca utilizando palavras-chave relacionadas com os projectos, porque é desta forma que aumentamos o volume de visitas.

Cada motor de busca usa uma fórmula(algoritmo) para calcular determinados blogs/sites nos  rankings. Quando um motor de busca muda esta fórmula com actualizações, pode aumentar ou diminuir o seu ranking. Temos por exemplo as mais recentes actualizações do algoritmo do Google denominadas Panda e Pinguim.

Dependendo dessas actualizações, o posicionamento das palavras-chave nos motores de busca podem de repente cair ou subir na classificação de forma significativa. Portanto, deve obrigatoriamente verificar as posições das palavras-chave frequentemente, de modo a tomar medidas quando um motor de busca fizer mudanças nas suas fórmulas e que podem fazer efeito nos rankings.



Outro factor também muito importante é lidar com a concorrência – é crucial estar sempre vigilante!Deste modo vai controlando também como é que eles estão a trabalhar com as oscilações dos motores de busca.
Não esquecer também de que há utilizadores que são fiéis ao seu motor de busca e como são vários, devemos estar atentos a tudo isso e perceber as actualizações feitas nos principais que serão o Google, Bing e Yahoo.

Conclusão

Controlar sempre o posicionamento das palavras-chave nos resultados dos motores de busca é um factor extremamente importante em estratégias de SEO porque deste modo irá estar sempre atento às oscilações e das actualizações dos motores de busca.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.