Home / SEO / Conteúdo duplicado – cuidados a ter!

Conteúdo duplicado – cuidados a ter!

A maior parte dos bloggers não sabem que poderão estar a produzir conteúdo duplicado devido à falta de conhecimento deste ponto muito importante(entre outros) para o Google na hora de rankear nos resultados dos motores de busca. Neste artigo vou alertar para que tenham em atenção a alguns pormenores que possam estar a acontecer com o seu blog e que nem imagina!

Quais podem ser as causas do conteúdo duplicado

Podem existir várias razões para que  o seu blog tenha conteúdo duplicado. Normalmente na maioria dos casos são detalhes técnicos sem intenções de ser malicioso. Uma das razões é que muitos blogs/websites mostram o mesmo conteúdo ou arquivos HTML disponíveis no servidor mas por meio de diferentes URLs. Por vezes, em alguns casos, o conteúdo é deliberadamente duplicado entre domínios numa tentativa de manipular o ranking nos mecanismos de busca ou obter mais tráfego. Mas o Google está atento a este tipo de ações por parte de alguns webmasters.

Para perceber como isto pode acontecer, a página inicial de um determinado blog/website pode ser visitada de várias formas;

www.blog.com.br
www.blog.com.br/
www.blog.com.br/index.html
blog.com.br
blog.com.br/
blog.com.br/index.html



Como já devem ter percebido, o mesmo conteúdo poderá aparecer em 6 URL´s diferentes! A isto chama-se, conteúdo duplicado. O que aos olhos do Google pode ser prejudicial para o seu blog. Mas como é que se resolve isto?

Este tipo de situação pode ser resolvida de duas formas; Canonical Tag e Redirecionamento 301. Ou seja, vamos dar a informação ao Google através da canonical tag de qual a URL´s que queremos por definição. No caso do redirecionamento 301 vamos informar o Google de que determinada URL já não existe e que por isso deve seguir para outra página existente! Recomendo a leitura da página do Google sobre estas duas situações.

Utilizando ainda o exemplo anterior poderíamos colocar dentro da <head> do nosso blog o seguinte:

<head>

<link rel=”canonical” href=”www.blog.com.br” />

</head>

Com isto, o Google só passará a considerar apenas uma URL, neste caso ao que colocámos como canonical. Esta tag canonical deve ser inserida dentro de cada página do seu blog, com os respectivos endereços de cada página para que deste modo todas as páginas não tenham conteúdo duplicado. Para WordPress há plugins que fazem isto de forma automática.

Com o redirecionamento 301 deve executá-lo no arquivo de configuração do servidor, ou num arquivo separado, usando uma linguagem de programação. No WordPress há também plugins que fazem de forma automática e de forma simples.

Para saber como detetar conteúdo duplicado recomendo a ferramenta do Google para webmasters, onde nos fornece todo o tipo de informação sobre se temos páginas duplicadas ou não no nosso blog. Existem outras ferramentas para esta análise, embora eu utilizo apenas a do Google!

Conclusão

O conteúdo duplicado é quase “normal” acontecer devido ao desconhecimento de muitos webmasters e também ao certo grau de “complexidade” sobre este assunto. Com a correção destes detalhes as recompensas podem ser muito boas do Google. Os conteúdos de qualidade podem começar a ter mais valor e começarem a posicionarem-se muito melhor nos rankings. Não é complicado implementar estas alterações, basta um pouco de dedicação para este pequeno problema ficar resolvido!

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

SEO onpage

SEO on-page: como criar uma página perfeita(2016)

Para quem escreve conteúdos, deverá ter sempre em conta uma boa optimização. Porque os textos ...

2 comentários

  1. otimas dicas sobre conteudos duplicados, esse é um cuidado que todo blogueiro precisa atentar, para não ser penalizado pelo google e outros motores de busca.

    Tenha um ótimo Dia

    • Olá Gustavo.
      Por isso é que escrevi este artigo sobre conteúdos duplicados. É muito importante e devemos estar atentos a isso.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *