Skip to content

Como uma lista de emails de qualidade pode ter grandes vantagens em email marketing

[ads1]Ainda há quem pense que o email marketing tem os dias contados! E que o envio de emails para uma lista já não tem qualquer valor para blogs/sites/empresas, isto devido à quantidade de SPAM que se recebe todos os dias na caixa de correio electrónico. Mas, pensar desta forma sem alguma vez ter testado esta estratégia no seu negócio online, é um erro! Este poderá ser um dos grandes erros cometidos por quem está a iniciar projectos na web sejam blogs, websites, portais, etc. Ter uma lista de emails própria é essencial para se manter em contacto com os seus visitantes e potenciais clientes para deste modo poder garantir algum tipo de crédito futuramente, seja em valor monetário ou não!

Para isso é necessário começar o mais cedo possível a captar a sua própria lista de emails, caso comece a conseguir a subscrição de emails dos visitantes, o crescimento do seu projecto na Internet é quase uma garantia.

Uma lista de emails de qualidade dá-lhe o poder de mobilizar o seu público, obter a sua atenção e direcioná-los para o seu objectivo em concreto. Quando se trata de vender algo online a capacidade de atingir o maior público possível é fundamental. Agora imagine que o seu público alvo está interessado em receber o seu produto/serviço isto porque subscreveu a sua lista de email.

Como construir uma lista de email correctamente

Ok, agora está convencido de que precisa mesmo de criar uma lista de emails para envolver os seus leitores, construir um relacionamento satisfatório e convencer esses leitores a tomar as ações que realmente deseja. Mas como fazer isso? Partilho aqui alguns pontos fundamentais para começar a desenvolver uma estratégia de email marketing.

Selecione um provedor de e-mail robusto.

O primeiro passo na construção de uma lista de emails eficaz é encontrar um fornecedor sólido e confiável que vai ter a responsabilidade de fazer toda a gestão da estratégia de email marketing. A escolha da empresa para esta gestão da sua lista de emails passa por muitos pontos importantes a ter em atenção, como por exemplo o cuidado a ter em conta com o SPAM. Também ajudá-lo a cumprir todas as leis anti-spam e dar-lhe as ferramentas necessárias para medir a eficácia das suas campanhas de email marketing.

DICA IMPORTANTE: NUNCA enviar emails em massa a partir do seu próprio servidor onde está alojado o seu blog/site. Use um serviço especializado.

Há muitos bons fornecedores de serviços de email marketing. Escolha um com uma boa reputação, experiência comprovada e que lhe possa dar a capacidade de criar autoresponders com mensagens ilimitadas, além de o apoiar em todas as questões sobre a respectiva plataforma.

Eu já experimentei várias plataformas de email marketing algumas delas muito conhecidas, mas actualmente a minha escolha e onde confio a 100% é a plataforma de email marketing E-GOI, e porquê:

  • É em Português de Portugal e também Português do Brasil, além do Espanhol e Inglês.
  • Consigo ter relatórios de entrega muito detalhados onde fico a perceber quais os emails mais activos da minha lista(isto é apenas um dos muitos exemplos).
  • Quando tenho dúvidas é só enviar um email, ou participar na comunidade e tenho as respostas em pouco tempo.
  • Tenho um gestor de conta.
  • Quando necessito de alguma configuração extra, obtenho de imediato ajuda por parte dos funcionários da plataforma.
  • Antes de avançar para o plano pago, pude testar a plataforma gratuitamente e perceber que tinha do meu lado sempre alguém pronto para me ajudar.
  • A plataforma está em constante evolução, todos os dias há funcionalidades novas! Impressionante.
  • Podemos dar ideias e dicas para novas funcionalidades.
  • Os preços são muito acessíveis.
  • Etc, etc, etc…

Em comparação e experiência com outras plataformas de email marketing, sem qualquer dúvida a E-Goi é a que eu quero para a “vida toda”! Podem existir outras, até podem dizer que são melhores, mas não me interessa porque estou muito satisfeito! E quando estamos bem servidos não queremos correr o risco de experimentar outras…

Estabelecer uma relação com um autoresponder eficaz.

Para uma resposta automática utilizamos o autoresponder ou seja, uma mensagem de que vai ter definida com antecedência. Quando alguém subscrever a sua lista de email cada um deles vai receber a mesma mensagem que configurou antecipadamente. Com os autoresponders poderá construir uma relação de confiança com seus subscritores e oferecer um conteúdo valioso sem a necessidade da sua intervenção. Por exemplo, o envio automático de um ebook. Recomendo de que na elaboração das mensagens no autoresponder sejam neutras quanto possível, para evitar actualizações constantes, ou seja evite adicionar referências para a datas actuais, tendências de moda, eventos políticos ou informações num espaço de tempo.

Começa a captar os endereços de email hoje mesmo.

Isto é o mais importante, e provavelmente o mais simples. Basta colocar um formulário (chamados optins) no seu blog/site para captar os emails dos seus visitantes em locais bem visíveis.

As tendências actuais, com base em vários testes recomendo colocar o formulário de captação de emails na barra lateral do seu blog e no final de cada post(mas recomendo que vá fazendo testes também).

O uso de PopUps com formulários também pode ser muito eficaz, mas deve ser usado com cuidado. Podem tornarem-se incómodos para muitas visitantes que tendem a fechar e nunca mais aparecer. Se usar algo do género, faça esperar o formulário cerca de 30 segundos antes de aparecer para deste modo permitir que o visitante se familiarize com o conteúdo do seu blog/site.

Comece a criar conteúdos de qualidade.

A criação de conteúdo de qualidade deve ser o ponto chave para começar a chamar a atenção dos seus leitores e de alguma forma beneficiá-los e incentivá-los a partilhar com os seus próprios contactos e nas redes sociais.

Com a combinação de conteúdos com qualidade e os autoresponders poderá criar um quadro eficaz para construir uma forte relação com seus assinantes. A partir daqui pode começar a venda dos seus produtos ou serviços com base na relação da confiança que foi criando.

Criar acções regulares.

A partir do momento em que conquista os seus assinantes é só ir criando acções para poder começar a rentabilizar toda a estratégia de email marketing. Muito simples, basta comunicar com os seus leitores de que tem algo a oferecer e que gostaria de tomar medidas sobre essa questão. Certifique-se de comunicar produtos e serviços de qualidade e os subscritores da sua lista querem mesmo receber esses conteúdos.

A chamada para a acção é muito importante para a sua estratégia de marketing e que é baseada na persuasão. Esta comunicação com a sua lista será um email que é enviado a todos os subscritores, convidando-os a tomar parte (chamada para a acção) em qualquer oferta, promoção ou apenas perguntar por algo(por exemplo, uma pesquisa).

Conclusão:

A criação de uma lista de emails de qualidade poderá tornar-se uma grande vantagem e eficácia na estratégia de email marketing. Para quem diz que o email marketing está com os dias contados, recomendo aqui que primeiro de tudo criem uma lista de emails de qualidade e que depois façam a estratégia(bem feita) de email marketing. Os resultados vão ser surpreendentes! Por isso o email marketing está bem vivo quando é bem pensado!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.