Skip to content

Como não fazer parte dos 95% dos blogs abandonados antes de um ano de existência

Segundo alguns estudos na Internet sobre blogs, mais de 95% de pessoas que iniciam um novo blog, antes de um ano de existência  esses mesmos blogs são abandonados! A criação de bons conteúdos não é suficiente para a promoção de um blog, ou seja, se tiver um blog com conteúdos excelentes mas ninguém os lê de certeza que a decepção vai começar a surgir e por isso e outros motivos os projectos começam a ser abandonados ainda antes de completar 1 ano de vida! Escrever artigos todos os dias pode ser uma forma de motivação e até poder acrescentar valor pessoal, mas é preciso muito mais.

A maioria dos blogs acabam por razões muito simples. Por vezes não é a falta de tempo ou de ideias como a principal desculpa de muitos. É tudo uma questão de prioridades. Para incluir o seu blog nas tarefas importantes do seu dia a dia vai precisar de motivação interna e externa e no meu caso posso garantir que nem sempre é fácil e até já me passou pela cabeça abandonar este blog, mas consegui “sobreviver” a esse pensamento!



1. Motivação e paixão: ninguém é responsável pela motivação. Para criar e manter um blog ao longo do tempo o responsável do blog tem de ter prazer e muita paixão, como é evidente não é necessário todos terem um blog. Para conseguir motivação ao escrever artigos constantemente, a paixão pela escrita, pelo tema do qual escreve e a partilha de ideias e experiências são uma mais valia para alcançar o sucesso.

2. Blogs como terapia:todos nós temos várias paixões na vida, por exemplo a família, gostar de fazer desporto, ser empreendedor e ter um blog! Temos de aprender a encontrar uma forma de relaxar quando escrevemos no nosso blog porque é nosso!

3. Estabeler de metas pessoais: o meu objectivo era posicionar-me como um dos blogs de topo na área do marketing online. Actualmente, aqui em Portugal já sou convidado através  do meu blog Mais WebMarketing para ser “Media Partner” dos maiores eventos realizados em Portugal ligados ao Marketing na Internet. Os objectivos e metas são muito importantes para termos um rumo com o nosso blog.

4. O feedback dos leitores: na minha opinião este item é sem dúvida aquilo que mais me motiva! Os leitores são a fonte mais importante de motivação externa para todos os bloguers. Um feedback positivo de uma pessoa que lê o meu blog dá-me forças para escrever ainda mais e mais vezes. Mesmo os comentários menos positivos dão-nos também mais força para provarmos de certa forma que vamos melhorar e que estamos ainda mais motivados para seguir em frente.

5. Web Analytics: Eu sou provavelmente uma das primeiras “vítimas” das estatísticas em tempo real do Google Analytics.  Analisar as estatísticas e monitorizar o progresso do blog ao longo do tempo é importante para ficarmos motivados. Às vezes, o progresso é pequeno, mas é importante estar ciente de sua existência. No inicio é complicado porque parece que ninguém visita o nosso projecto, mas se a divulgação nas redes sociais, estratégias de SEO o email marketing, entre outras técnicas para aumentar o número de visitas forem aplicadas, de certeza que o nosso Google Analytics vai começar a mexer e bem!

6. Gerar rendimentos: ganhar dinheiro com o blog provavelmente é o último estágio da evolução de um blog. Conseguir uma fonte de renda com um “passatempo” pode ser um factor importante de motivação. É verdade que para a maioria dos bloguers isso não é um factor de motivação mas para outros, é a principal razão para a actividade. Não há nada de errado. O importante aqui é que quando chegar a um patamar muito alto com o seu blog é inevitável começar a gerar dinheiro devido aos imensos contactos que começam a surgir.

Poderia enumerar mais factores de motivação para não fazer parte dos 95% dos blogs abandonados antes de um ano de existência, mas penso que cada caso é um caso! No meu caso dei apenas estes exemplos. Para todos aqueles que disser que SEO é o mais importante para um blog. Tudo começa e termina com a sua motivação pessoal. Tudo o resto são ferramentas, técnicas e estratégias!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.