Skip to content

Como medir os resultados em Social Media Marketing?



Para muitas empresas, blogs ou qualquer projecto na Internet que estejam presentes nas redes sociais como é que vão apresentar os resultados dos investimentos das campanhas efectuadas em Social Media Marketing? Pois é, por muitos fãs e seguidores que venhamos a conseguir cada mês, os directores querem é saber de resultados! Ou seja, aumento das vendas em percentagens! No caso de projectos na Internet como os blogues é precisamente o mesmo, ou seja, do tráfego vindo das redes sociais qual a percentagem que assinou a newsletter, qual a percentagem que comprou um produto que estamos a vender…Etc.

Estar nas redes sociais compensa sempre e para isso temos que ter provas disso mesmo. Como? Apresentando um plano e resultados. Este plano que vou aqui apresentar é simples e prático e pode-se adaptar/alterar a cada negócio na Internet e também a cada estratégia utilizada por diferentes Marketeers. Vou então explicar um plano de trabalho para medir os resultados em Social Media Marketing:

  • Ouvir
  • Definir Objectivos
  • Comunicar
  • Monitorizar e medir

Ouvir

Temos de ter em conta que nas redes sociais temos de ouvir e manter uma postura antes de passar a uma acção. Como podemos medir sem ouvir os nossos seguidores/fãs? Esta postura requer trabalho e dedicação além de paciência em estarmos atentos a todos aqueles que andam a falar da nossa marca. Há muitas ferramentas para medir tudo isto, ou seja, medir quem anda a falar de “nós”.

Vou partilhar aqui algumas dessas ferramentas, existem várias, mas depende do gosto de cada um. Algumas são pagas outras não.

Além disto, ouvir implica procurar os sentimentos dos utilizadores que estão a falar da vossa marca, que influência, quais as tendências e o rumo das conversas se estão a caminhar para um sentido positivo e negativo. Tenham em atenção em aceitar os resultados positivos e principalmente os negativos, tentando sempre ter um rumo para o sentido positivo sem excluir nenhum sentimento por parte dos utilizadores que estão a falar da vossa marca.

Definir Objectivos

Temos perceber quais são os objectivos que queremos com a entrada nas redes sociais, para onde vamos! Normalmente os objectivos em Social Media Marketing são aqueles já estabelecidos pela empresa/marca que podem ser vários, como por exemplo: aumentar notoriedade da marca/empresa na Web, aumentar as vendas, aumentar o engagement com o consumidor, etc. Esta etapa é fundamental estar bem definida para sabermos aquilo que vamos fazer e no final apresentar resultados, porque sem objectivos não pode existir resultados!

Comunicar

Com os objectivos traçados, vamos agora ter de comunicar mas aqui cada caso é um caso e por isso temos de ter sempre em atenção que um caso de sucesso não quer dizer que seja de sucesso para outra empresa. Por exemplo, os passatempos no Facebook em alguns casos são um sucesso mas em outros já não resultam. Escolher bem as redes sociais onde se vai apostar, não faz sentido apostar na rede social Hi5 se o público alvo a atingir são pessoas de meia idade!

Monitorizar e Medir

Esta é a parte mais complexa porque temos de controlar  e posteriormente apresentar os resultados de tudo o que se passa nas redes sociais. É aqui que a apresentação de resultados concretos tem que estar bem explicito. Ou seja, em Social Media Marketing mesmo não tendo objectivos financeiros temos que obter resultados porque houve um investimento humano no trabalho em redes sociais. Portanto para medir os resultados temos de procurar as métricas tradicionais:

  • Total de vendas
  • Número de clientes actuais
  • Número de novos clientes
  • Os lucros
  • As taxas de vendas por cada canal utilizado.
  • Etc…

Para analisar as métricas em Social Media Marketing:

  • Números de fãs no Facebook
  • Seguidores no Twitter
  • Menções em Redes Sociais
  • Comentários em Blogs
  • Sentimento geral sobre a Marca
  • Evolução de visitas ao site/blog
  • Visitas vindas das Redes Sociais
  • Etc…

A partir daqui, cruzem estes dados para ver o tipo de relações entre estes dados. Por exemplo, se os seguidores nas redes sociais reflecte-se de algum modo no aumento das vendas, se alguns seguidores no Twitter está a comprar mais do que um utilizador “normal” isto é um pouco mais fácil medir se o negócio for uma loja online, se não for o caso então o medir e monitorizar será um pouco mais complexo e terá de ser mais aprofundado no desenvolvimento de acções para perceber aquilo que todos os canais digitais nos podem trazer.

Conclusão:

Façam todo este processo várias vezes porque o Social Media Marketing é muito dinâmico e temos de estar sempre atentos a tudo aquilo que vai surgindo de novo na Internet! Portanto… Ouvir, Objectivos, Comunicar e Medir sempre num circulo em movimento!

 

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.