Home / Redes Sociais / Como medir a performence nas Redes Sociais

Como medir a performence nas Redes Sociais

Como medir a performance nas redes sociais? Na minha opinião há diversas formas de se fazer, mas cada um é que tem de se adaptar à quantidade de ferramentas e estratégias que existem pela Internet. Aqui no blog já elaborei alguns  artigos sobre este tema e do qual recomendo a leitura:

Como as ferramentas são muitas e variadas cada um tem de escolhe e testar as que mais se adequam a cada estratégia definida. Para medir os resultados é necessário terem os objectivos bem definidos para as Redes Sociais e que podem ser vários, como por exemplo o Branding da marca, utilizar as redes sociais como canais de comunicação com clientes, divulgar produtos, gerar mais leeds, etc.

Neste artigo vou partilhar uma estratégia que a equipa energise 2.0.com elaborou e que na minha opinião concordo com o que eles indicam, assim como já aplico nos meus projectos grande parte ou mesmo quase tudo o que eles referem. É mais uma estratégia que na minha opinião vale a pena seguir e ir testando, é sempre bom analisarmos novas ideias de outros profissionais.



Como medir a performance nas Redes Sociais

Segundo a equipa energise 2.0 temos os 6 I´s,  itens para medir na redes sociais que são:

  • Interacção
  • Intimidade
  • Influência
  • Intervenção
  • Impacto
  • Involvência

 

Em Blogs e websites podemos medir 4 I´s como nos diz a imagem em cima: Involvência, Interacção, Influência e a Intimidade. Na mesma imagem podemos ver 4 exemplos de ferramentas para medir tudo isto: Google Analytics, Postrank, FeedBurner e Add This Share Tools.

No Facebook podemos medir a Involvência a Interacção a Intimidade e a Influência com as seguintes ferramentas: SocialBakers, Facebook Insights, Hootsuite, HyperAlerts e Export.ly

No Twitter podemos também medir a involvência, a interacção, a influência e a intimidade com várias ferramentas só aqui nesta imagem estão 18 mas há mais na Internet, é mesmo só uma questão de escolha e adaptação.

 

 

Para o Linkedin também pode-se medir a involvência, a interacção, a influência e a intimidade mas em termos de ferramentas temos apenas as estatísticas do Linkedind.

 

No email Marketing podemos medir também a involvência, a interacção, a influência e a intimidade das newsletters com as ferramentas: Google Analytics, software, gestão de emails, entre outras.

 

 

Estas são algumas medidas de desempenho para os principais canais nas redes sociais estruturados em torno de uma abordagem 6Is e medir todas as acções. Nas últimas 3 imagens é a medição geral das acções tomadas nas redes sociais.

Fonte: energise2-0.com

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *