Skip to content

Como indexar páginas de forma rápida com o Google Webmaster


Primeiro, gostaria de dizer que indexar não é o mesmo que posicionar! Que fique bem claro que são coisas bem diferentes no que toca a SEO. Eu já escrevi um artigo aqui no blog onde explico com mais detalhe estas 2 diferenças.

Seguindo em frente com o artigo, resolvi mais uma vez partilhar com vocês uma dica muito importante que passa despercebida a muito boa gente, que na minha opinião é muito importante.

Como indexar rapidamente páginas web com o Google Webmaster, em poucos minutos. A indexação de páginas no Google é muito importante. E porquê?

Se o Google não tiver a informação de que a sua página existe(que foi indexada), então de certeza que não vai aparecer nos resultados, nem em lado nenhum. Assim temos de dar essa informação ao Google.

Normalmente, o Google vai descobrindo as nossas páginas, porque de alguma forma ele próprio recebeu alguma informação na Internet de que essas páginas existem. Através de um Tweet, um comentário, etc…

Por este motivo, devemos também facilitar a vida ao Google e que também é do nosso interesse que ele indexe o máximo de páginas dos nossos projetos online, então devemos enviar o sitemap.xml para a ferramenta online do Google Webmaster Tools.

Se ainda não tem configurada esta ferramenta no seu site, então, recomendo que o faça agora mesmo.

Quem é que não gosta de receber tráfego orgânico do Google?

Então para que isso acontece com mais frequência, dedique-se mais um pouco a estratégias de SEO e vai ver que vai valer bem a pena e que uma das “regras” é mesmo a que referi em cima; enviar o sitemap.xml para o Google Webmaster Tools e assim a indexação ser mais rápida que o normal.

Mas… Podemos ainda acelarar ainda mais a indexação da páginas(não de todas ao mesmo tempo), mas sim de algumas páginas específicas.

Se por algum motivo, criamos uma página nova e queremos que o Google a indexe rápidamente em relação às outras, devemos então fazer o seguinte:

Utilizar o Google Webmaster Tools

Tal como já recomendei em cima, para conseguir aplicar esta técnica, deverá ter configurada o Webmaster Tools no seu site.

Se já utiliza o Webmaster Tools, então vamos em frente.

Dentro desta ferramenta, está disponível uma funcionalidade: Rastrear > Obter como o Google

Google Webmaster Tools

Agora, siga as instruções da imagem em baixo e das respetivas legendas:

Google Webmaster Tools2LEGENDA:

1. Introduzir a URL da página que pretende indexar. exemplo:
http://www.maiswebmarketing.com/pagina-para-indexar-rapido

2. Clicar no botão “Obter”

3. Aguarde até que o Estado fique Parcial/completo e com o visto na cor verde. esta ação poderá demorar alguns minutos.

4. Depois é só clicar no botão ” Enviar para o índice”

Depois de concluir todos estes 4 passos, siga as duas imagens em baixo para perceber qual o resultado final e a certeza que de fato foi enviado para o Google.

Google Webmaster Tools3Google Webmaster Tools4Portanto, esta é uma das técnicas que eu utilizo quando quero que o Google indexe mais rapidamente algumas das minhas páginas.

Provavelmente existirão outras técnicas, eu conheço esta como a mais rápida que testei até hoje. Caso conheçam alguma outra técnica diferente, por favor partilhem. Espero que seja útil para os vossos projetos.



Imagem da página principal – Freepik

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.