Skip to content

Como indexar as páginas de um blog/site no Google



Para quem tem um blog ou vai lançar um novo precisa de informar o Google da existências de novas páginas. Essa informação chama-se indexar, com algumas técnicas conseguimos indexar as páginas no Google mas leva o seu tempo! Já li em muitos blogs e sites que indexam páginas em segundos, minutos no Google! Sim, é perfeitamente possível mas depende. Cada caso é um caso, vamos imaginar que já tem um blog/site que actualiza todos os dias com conteúdos novos é muito provável que o Google indexe melhor essas páginas do que um blog/site que só actualize uma vez por mês!

Neste sentido, para quem actualiza os blogs/sites com pouca frequência, quem vai lançar um blog/site novo e querem indexar as suas páginas mais rapidamente possível vou partilhar aqui algumas dicas. Sim, o Google tem um espaço onde podemos enviar a nossa URL a informar da nova página/blog/site, mas se podermos realizar esta tarefa de uma forma mais natural possível será muito melhor. Portanto o objectivo aqui, é o Google encontrar naturalmente o nosso blog/site/artigo na Internet em vários sites.

Deste modo para o futuro a indexação pode tornar-se muito mais rápida. Só queria reforçar uma ideia, indexar não o mesmo que posicionar!

  • Indexar – é informar o Google da existência do nosso blog/site/páginas e quanto mais “espalharmos” as nossas URL´s pela Internet mais opções vamos ter de ser encontrados pelo Google.
  • Posicionar – é colocar através de uma determinada palavra-chave o nosso blog/site/página nos resultados de pesquisas nos motores de busca. (Google, Yahoo, Bing, Etc…)

Divulgar nas Redes Sociais

Aproveite as redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, etc) para começar a “espalhar” as suas URL´s. Aproveite também para utilizar os encurtadores de URL´s (http://tinyurl.com) Existem muitos outros, este é aquele que utilizo. Deste modo o Google ao passar nestes sites vai encontrar o seu blog/site/páginas e de certeza que vai indexar.

Aproveite os agregadores de conteúdo

Os agregadores de conteúdos também são muito bons para adicionar o seu blog/site/páginas, uns são melhores do que outros, vou deixar aqui alguns de entre vários que existem. O diHITT, Linkk e Via6 são alguns que utilizo mas queria também recomendar um artigo que escrevi sobre como gerar mais tráfego com o DIGG. Não se esqueça que o conteúdo é REI, crie conteúdos de qualidade a pensar nos seus leitores.

Sitemap XML, Robot´s TXT

Como já referi em artigos anteriores que robots.txt é obrigatório usar para indexar o seu blog assim como os dois artigos sobre sitemaps XML;

Ao ler estes artigos e realizar estas tarefas vai estar a informar o Google da existência de todas as páginas do seu blog/site.

Deixe links em outros blogs/sites

Este é o princípio da Internet, uma rede de links que conectam os sites uns com os outros. Comente em blogs do género do seu, participe em fóruns e deixe o seu link. A ideia é deixar o nosso site num máximo número de outros sites de preferência que falem do mesmo assunto do nosso, o Google gosta. Evite enviar em massa o sei link para directórios ou utilizar softwares que fazem isso de forma automática, o Google não gosta muito disso!

Conclusão:

Estas são apenas algumas ideias e do qual eu ponho sempre em prática, no fundo quando se faz um novo artigo no blog é tudo isto que devemos fazer no mínimo. Claro que há muito mais a fazer, mas a partir daqui de certeza que o Google vai indexar melhor as páginas/blog/sites.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.