Skip to content

Como identificar um bom nicho de mercado

O primeiro passo de quem deseja ter sucesso online é sem dúvida saber identificar um bom nicho de mercado, caso contrário perderá tempo a trabalhar por algo que será muito difícil de conquistar, e como sempre digo, tempo é dinheiro.

Ainda que devemos aprender sempre com os nossos próprios erros e estes fazem parte da vida, não devemos ir em busca do erro, pois os que acontecem sem o desejar já são mais do que o suficiente. Dito isto, agora irei explicar o que utilizo para saber (tweet) identificar um bom nicho de mercado.

O conceito

Primeiro deve escolher o nicho e então pesquisar se existem pessoas interessadas o suficiente para que você possa construir uma audiência no mínimo aceitável. No entanto, se escolher um nicho muito popular, o caminho para atingir o sucesso poderá ser mais difícil devido a grande concorrência, porém isto não deve ser um problema se realmente domina e gosta a área.

Image courtesy of [by Salvatore Vuono] / FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of [by Salvatore Vuono] / FreeDigitalPhotos.net



Agora, analisando a questão por outro lado, o que acontece quando você escolhe um nicho que não tem muitas pessoas interessadas no assunto, é que estará limitado quanto ao tamanho da audiência que poderá conquistar desde o começo.

E o fato é que não faria sentido algum querer começar um projeto online numa área onde não existem pessoas interessadas em ler, acompanhar e comprar, a não ser que você não tenha pretensões de obter resultados, e está online apenas por hobby.

Alguns Exemplos

Caso tenha uma paixão por carros e até domine bem os assuntos que envolvem o automobilismo, deverá optar por um nicho da categoria principal que são os carros. Por exemplo “carros elétricos”, ou então “carros híbridos”, etc… Pode e deve analisar muito bem os sub-nichos de cada categoria para perceber onde pode apostar.

Nem sempre o mais popular é o melhor

Mesmo que tenha chegado à conclusão de que um determinado nicho é relativamente popular, nem sempre isso garante que será possível atingir bons resultados. Geralmente quem começa um blog em alguns nichos mais populares, faz isso porque se sentiu atraído pela maior facilidade de conseguir uma grande audiência, porém logo percebem que nem sempre esta é a melhor escolha pelo fato de que é difícil obter resultados monetários e até visto como um expert da matéria.

E sem falar nos custos que crescem na medida em que os projetos vão-se tornando mais populares. A partir do momento que começa a ter despesas a sério com os servidores, e o seu blog de nicho não é rentável começamos a ter um grande problema em mãos. Normalmente o desfecho é fechar o projeto!

O que podemos considerar ser um bom nicho?

Comece projetos apenas em nichos que você gosta, domina e que sejam populares, porém que tenham possibilidades de monetização, como por exemplo, programas de afiliados relacionados e a possibilidade de você criar um produto digital para os leitores.

Devem existir muitos compradores em potencial para o que for promover ou criar, a maneira de identificar isso é analisar a concorrência, ou seja, pesquisar sites do mesmo nicho em que está a pensar entrar e tentar descobrir como é que eles obtêm retorno financeiro.

É bom se já existirem sites do mesmo nicho, isso gera competição e você não pode ter medo dela. De fato hoje em dia é muito difícil criar algo do zero que nunca ninguém o tenha feito. Por isso é mais fácil conseguir sucesso criando sites em nichos que já tem uma certa audiência, mas por ventura os melhores sites, geralmente aqueles que estão no topo dos motores de busca para as palavras chave do seu nicho, não são bons e estão no topo hoje apenas porque são os mais antigos, não os melhores. Embora o Google já tenha alterado este conceito com as recentes atualizações do algoritmo.

A ideia é eleger três projetos no estilo do que você pensa em criar, e elaborar o seu projeto a partir das ideias deles, fazendo o seu melhor e pegando um pouco de cada um, sem fazer uma cópia, apenas ter como base, porém colocando sempre as suas próprias ideias e um pouco da sua personalidade. Tente também perceber os defeitos desses projetos que estão nas primeiras posições e melhore esses aspectos no seu blog. Agindo assim você poderá superar os sites que hoje são considerados os melhores desses nichos. Mas, prepare-se para trabalhar muito e não fique desiludido em pouco tempo.

 

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.