Como gerar mais tráfego com o Squidoo


Squidoo é um recurso poderoso para potenciar o seu negócio na Internet seja ele qual for, ou seja, com um page rank 7  poderá criar backlinks com muito valor para o seu blog/site. Com o Squidoo pode criar “lentes”, que são páginas individuais situado no domínio Squidoo.com onde poderá promover os seus posts.

Mas afinal o que tem o Squidoo de vantajoso em relação a outros milhares de sites que permitem fazer praticamente a mesma coisa. Squidoo é único. É muito fácil criar uma página web, com gráficos, conteúdos e interactividade, mas a grande diferença é  usar as suas páginas(lentes) para ganhar dinheiro (muito diferente da proibição de comercialização que outros sites do género proíbem). Mesmo com a actualização recente do algoritmo do Google(Panda) o Squidoo praticamente não sofreu qualquer tipo de alterações em termos de posicionamento como podem ver no gráfico gerado pelo Google trends.

Com o Squidoo poderá optar por duas situações: Criar páginas para ganhar dinheiro promovendo produtos, etc, ou então gerar tráfego para o seu site/blog. É sobre esta segunda opção que vou falar aqui neste artigo. Como gerar mais tráfego com o Squidoo. Neste site ao contrário das HubPages podemos utilizar links de saída sempre que quisermos e com isto estamos a criar backlinks para o nosso negócio na Internet por isso pode ser usado também para fins comerciais!

Claro que, com o fluxo de webmasters honestos, uma onda de spammers também entraram e usaram o Squidoo apenas para gerar conteúdo considerado spam. Com isto o site Squidoo teve uma quebra nos resultados de busca do Google mas, os directores foram rápidos a a actuar com medidas diversas, tais com removendo algumas das ferramentas (como iFrames) que com isto tornava-se fácil os spammers abusarem do sistema.

Alteraram também algumas políticas em relação à qualidade das lentes, exigindo uma quantidade mais substancial do conteúdo a ser publicado antes da lente iria aparecer nas buscas do site Squidoo. Com isto ajudou a parar os  spammers que apenas colocavam uma “lente” com apenas um ou dois parágrafos de palavras-chave e, em seguida, um monte de links externos.

Squidoo pode ser usado de muitas maneiras. Pode promover serviços, produtos, ou itens da sua rede de afiliados através de uma “lente”. Pode ter várias contas e em cada conta gratuita,  pode ter um conjunto de várias lentes.

Pode cruzar/promover as suas “lentes”. Construir uma “lente” com um tópico mestre, e em seguida, ramificar para construir um número de “lentes” mais direccionados. Vamos imaginar a seguinte situação: criar uma “lente” sobre Marketing Online e a partir deste tema principal pode construir várias “lentes” em volta deste tema, por exemplo, link building, SEO, web marketing etc. Depois é só apontar com palavras-chave as “lentes” umas para as outras e não esquecer de apontar também para o seu Blog/site. Com isto estamos a criar mais conteúdo relacionado com o nosso blog/site e ao mesmo tempo a fazer link building e a gerar mais tráfego para o nosso negócio na Internet. Veja um exemplo de uma “lente – como medir o sucesso das suas campanhas na Internet” criada para este Blog Mais Web Marketing.

Como criar uma conta no Squidoo

  • Entrar no site squidoo.com
  • Clicar no botão “Sign up now!”
  • Preencher o formulário e activar a conta
  • A partir daqui é só seguir os passos e criar as suas “lentes”.

 

Conclusão:
Esta ferramenta – Squidoo – é totalmente em Inglês, mas como o nosso objectivo aqui é link building  e gerar mais tráfego para o nosso Blog/site poderemos escrever artigos em Português e deixar os links em várias “lentes” porque o Google irá dar de certeza alguma importância. Além disso o page rank do Squidoo é de 7 o que vale a pena montar um esquema de “lentes” para promover o nosso negócio na Internet.


Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketinig, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.