Skip to content

Como fazer para que os visitantes fiquem mais tempo no seu blog

Depois de muito trabalho a criar artigos semanais e conteúdos de qualidade é necessário que os visitantes do seu blog fiquem mais tempo navegando e visitando outras páginas, isto para que não aumentem as taxas de rejeição(um número significativo de visitas que só visitaram uma página no seu blog), sendo este um problema comum em websites e blogs.

Mas para isto acontecer existem vários fatores que podem contribuir para este problema, no entanto existem soluções!

Para perceber se de facto as taxas de rejeição do seu blog estão muito altas e deste modo ter de fazer alguma coisa para tentar baixas essas percentagens, deverá aceder ao Google Analytics. Se verificar que o tempo médio de permanência no seu blog é menos de 1 minuto e que a taxa de rejeição é superior a 70%, deverá começar a pensar em estratégias para que os visitantes fiquem mais tempo no seu blog e deste modo baixar também a taxa de rejeição.

Vou partilhar aqui neste artigo algumas dicas que deverá aplicar o mais rápido possível no seu blog para melhorar a performence do seu blog e para que os visitantes fiquem mais tempo e naveguem em outras páginas para além da página de entrada.

Conteúdos multimédia

Utilize conteúdos diferentes para o visitante, ou seja, não tenha artigos apenas com texto e 1 imagem. Coloque vídeos complementando os textos, de preferência que sejam de curta duração para não aborrecer os visitantes.

Outra forma de “agarrar” o visitante é a utilização de conteúdos áudio, o podcast é o mais utilizado. Pode e deve aproveitar os chamados websites 2.0 para colocar os seus ficheiros de áudio como por exemplo o SoundCloud(não se esqueça de colocar o link do seu blog no perfil. Desta forma terá back links de qualidade).

DICA → para ter conteúdos em áudio poderá transcrever totalmente o artigo para o visitante fazer o download e ouvir quando quiser. Não esqueça de colocar sempre o link do artigo na descrição do ficheiro de áudio.

Experimente também a inserção de galerias de imagens e também apresentações. Insira também posts do Facebook e do Twitter. Mas atenção não abuse com este tipo de conteúdos porque senão poderá afastar o visitante devido à possível confusão de conteúdos.

Conteúdos agradáveis para os leitores



Não aborreça o visitante com grandes blocos de texto ao logo da página, é necessário que o texto seja atraente e que consiga reter para a leitura. Poderá ter um artigo mais legível, com as seguintes técnicas:

  • Parágrafos curtos para mais do que duas ou três frases.
  • Use subtítulos para dividir o conteúdo em secções.
  • Adicionar marcadores ou listas numeradas, quando possível.
  • Colocar palavras em negrito ou itálico e até mesmo sublinhado.

Estas dicas podem parecer muito simples, mas ajudam a criar mais elementos visuais para que o seu artigo torne-se mais atraente para os seus leitores e desta forma contribuir significativamente para diminuir a taxa de rejeição.

Adicionar links internos

Outro fator que contribui para as altas taxas de rejeição é o facto de não orientar o leitor para outros artigos com links internos pelo meio dos textos. Assim não está a apresentar aos seus visitantes várias opções de conteúdos que podem ser também de interesse.

Para além de complementar o artigo e levar o visitante para outras páginas do seu blog, contribui também para uma boa otimização de links internos – SEO Onpage.

Então uma maneira de manter os visitantes mais tempo no seu blog é adicionar links internos para outras páginas relacionadas nos artigos. No entanto não exagere com este tipo de técnica, seja o mais natural possível!

Instale plugins de “posts relacionados”

Considere a adição de um plugin como o que já vem no WordPress de “Posts Relacionados“. Estas ferramentas geram automaticamente uma lista de artigos semelhantes no final de cada artigo, dando aos leitores a oportunidade de continuar a visitar outras páginas dentro do seu blog.

Incentive os leitores a agir

Com o objetivo de que os visitantes permaneçam no seu blog, faça perguntas. Por exemplo;
– Sugerir que os leitores cliquem no artigos relacionados específicos.
– Motivar a deixar comentários no final do artigo.
– Encaminhá-los para vídeos gratuitos que estejam em outras páginas.
– Ser pertinente com conteúdos que gerem polémica.

Todas estas dicas  devem ajudar a melhorar o desempenho do seu blog, esta é uma batalha de todos aqueles que têm projetos na Web, conseguir baixas taxas de rejeição e mais tempo de permanência dos leitores e que estes sejam participativos.

No entanto deverá investigar no Analytics o máximo de informação possível sobre estas técnicas e se estão a resultar para determinar exatamente onde as suas perdas ocorrem para impedi-las. Com um pouco de disciplina e experimentação, deve encontrar maneiras de fazer que os seus visitantes permaneçam mais tempo no seu blog.

Eu próprio, andei muitos meses e ainda continuo ao longo destes anos numa “luta” de conseguir que os visitantes fiquem sempre mais tempo no blog. Até porque nem todos os conteúdos agradam a todos os leitores e por isso temos de estar a pensar em como conseguir agradar a todos!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.