Skip to content

Como fazer mapas mentais

Muitas das vezes temos várias ideias para elaborar artigos mas não sabemos como explicar com mais detalhe. Os mapas mentais são ferramentas que podem auxiliar-nos nessas tarefas. Segundo a Wikipédia  o mapa mental, é o nome dado para um tipo de diagrama, voltado para a gestão das informações, do conhecimento e do capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizagem; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio. Neste artigo vou partilhar uma ferramenta online onde podemos criar mapas mentais de forma simples e intuitiva.

Exemplo de um Mapa Mental


Como fazer mapas mentais

No website Mind42.com podemos elaborar um mapa mental fácilmente, apenas é necessário um registo inicial no website, confirmar e por em prática todas as suas ideias num mapa mental. Esta ferramenta é totalmente gratuita e não é necessário instalar qualquer tipo de software. É muito simples a sua utilização mesmo para quem nunca esteve em contacto com este tipo de aplicações. Este software de mapas mentais pode tornar-se uma grande valia para quem tem blogs, podendo desta forma aplicar as ideias num software e guardá-las. Poderá também ser muito útil para elaborar cursos online com as mais diversas sub-categorias e sub-temas, tudo depende da sua criatividade!

 

Resultado Final

Como podem verificar esta ferramenta gratuita possui as funcionalidades essenciais para a criação de mapas mentais. Podemos guardar o mapa mental em imagem e exportar o HTML para colocar no blog. Tudo isto Grátis! Esta ferramenta Mind42 foi a melhor que encontrei até hoje principalmente pela simplicidade de utilização e também pelo facto de ser inteiramente grátis.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.