Home / Marketing Digital / Como escrever um artigo para o seu blog

Como escrever um artigo para o seu blog

Quem disse ou pensa que escrever artigos para blogs é “coisa fácil“? Bem, na verdade não é difícil 🙂 toda a gente consegue escrever textos e colocar online, mas nem toda a gente consegue que esses artigos sejam lidos…

Nas minhas palestras e formações, muitas vezes partilham comigo as experiências que têm quando escrevem artigos para o blog da empresa ou até para o site. Dizem-me o seguinte:

Miguel, eu escrevo artigos fantásticos que seguem as regras do Google, com conteúdos de valor para o utilizador, mas o que é certo é que ninguém lê os meus textos! Não tem visitas, não há comentários, nada!

Depois Miguel, não sei o que escrever, não sei onde encontrar ideias para criar novos textos e artigos e no final parece que nada dá certo!

Aqui neste artigo, vou dar a minha opinião e baseada na minha experiência ao longo destes anos(desde 2010) que escreve aqui no blog. Vou tentar explicar da melhor forma o que fui fazendo ao longo do tempo para que você também possa escrever artigos para o seu site ou blog e que assim consiga atrair visitas e essas visitas deixem mais comentários nos artigos que escreve. Ok? Vamos lá então.

Por onde começar

Não, não vamos começar a escrever já o conteúdo, antes disso ainda há muito trabalho a fazer e analisar. Assim, não corremos o risco de estar a criar artigos “secos” onde apenas escrevemos “palha” para o leitor e que no fim a sensação que fica é: mais do mesmo…

Vou então passar aqui alguns pontos a ter em conta para analisar antes de escrever texto no seu artigo:

  • Você conhece o seu público alvo?
  • Sabe o que eles precisam?
  • Sabe o que procuram?
  • Qual o tema/assunto do seu site/blog?
  • Que tipo de linguagem deverá utilizar?
  • E muito mais…

Ao longo do tempo você vai perceber que vão surgir outras questões também elas muito pertinentes e que vai descobrindo, porque os seus leitores assim o vão exigir.

Como cada caso é um caso e não há regras absolutas nem iguais para todos os sites na web, o melhor mesmo será você ir tentando perceber aquilo que os seus leitores precisam.

Por exemplo, este meu blog é sobre web marketing que está ligado também ao Marketing Digital e suas variantes, então, eu não vou escrever aqui sobre politica ou sobre se o carro X é melhor que o carro Y e por aí fora… De certeza que os meus leitores fechavam de imediato a janela dessa página com esses conteúdos.

E porquê? Porque estão habituados a entrar aqui no blog e verem conteúdos e artigos escritos em volta do Marketing Digital. É isso que eles querem.

Uma descoberta que fui fazendo ao longo do tempo, foi que; sempre que abria o editor de texto para escrever um novo artigo aqui no blog, parecia que bloqueava! Parece que me sentia vazio de ideias. E o que fazia?

  • Logo volto aqui para fazer o artigo…
  • Agora, vou sair…
  • Vou ver TV…
  • Agora não me apetece escrever nem pensar muito…
  • Hoje estou aborrecido…
  • Deixa-me ver o que se está a passar no Facebook…
  • E no Youtube…
  • E por aí fora… Etc…

Este era sem dúvida o meu maior obstáculo que eu próprio criava à minha volta no momento de escrever artigos/conteúdos…

Até escrevi aqui um artigo sobre isto mesmo: o grande obstáculo de escrever conteúdos.

A partir do momento que percebi estes “sintomas” é que consegui ultrapassar este meu grande obstáculo! E hoje sempre que começo a querer desviar-me do foco, lembro-me deste problema dos sintomas e então… Começo mesmo a escrever e a focar-me!

Até porque tenho objetivos traçados e para que vocês também tenham, recomendo a leitura deste meu artigo: como começar um negócio online »

Como começar a escrever o artigo focado

De certeza que já leram muita coisa por aí a falar de que devemos estar focados, ter objetivos, etc… para que assim consigamos ter sempre vontade de escrever bons conteúdos. Então, vou partilhar com vocês o que faço:

  1. Ter um assunto ou tema já em mente do que vou escrever para que assim a base já esteja pensada. Exemplo: pode ser até sobre um determinado artigo que leu algures na web e que depois vai deixar a sua visão e opinião desse conteúdo.
  2. Normalmente dizem para fechar o Facebook o email, Youtube ou alguma coisa que possa se distrair. Eu tenho tudo aberto! Assim se precisar de ir buscar ideias ou exemplos já tenho as janelas abertas. E posso dizer que nunca fujo do meu foco. Mas nem todas as pessoas são iguais, tem de ser você mesmo a descobrir como consegue trabalhar na criação de textos para o seu blog sem perder o foco.
  3. Gosto de ter sempre música ligada. Ou no Youtube ou outra coisa qualquer. Este site aqui é muito bom e muitas vezes estou ligado ouvindo os sons; noisli.com.
  4. Gosto de dar exemplos, utilizando vídeos do Youtube e até inserir (embed) posts do Facebook ou Twitter. Por isso tenho sempre essas janelas abertas.

Depois à medida que o texto vai fluindo, vão surgindo mais ideias que quando você der conta, o seu artigo já está com mais de 500 palavras!

Por fim eu nunca esqueço de optimizar todo o conteúdo com as devidas estratégias de SEO. Em baixo pode ver um infográfico com várias dicas que podem ajudar no momento de escrever artigos para o seu blog.

Escrever artigos de sucesso!

Dicas para escrever artigos

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

Morguefile

6 Bancos de imagens grátis

Cada vez mais há uma necessidade constante de utilizarmos imagens para as várias redes sociais ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *