Home / Ferramentas / Como enviar o seu sitemap.xml para vários motores de busca

Como enviar o seu sitemap.xml para vários motores de busca



Depois do artigo anterior ter explicado como criar um sitemap para o Google (sitemap.xml), hoje vou abordar como enviar um sitemap.xml para vários motores de busca. Numa estratégia de SEO On-site esta acção é muito importante assim como o ficheiro “robots.txt” do qual já expliquei em cada um dos artigos.

Primeiro de tudo vou partilhar uma ferramenta que envia automaticamente a informação de existência do ficheiro sitemap.xml para vários motores de busca. Mas para isso é necessário colocar o sitemap.xml no servidor e o endereço tem que ficar assim: http://www.maiswebmarketing.com/sitemap.xml – Este é o exemplo do blog Mais WebMarketing, é evidente que terá que ser o endereço do vosso site/blog.

Depois disto efectuado vamos então entrar no website da ferramenta Online que vai enviar a informação da existência do nosso sitemap.xml aos motores de busca;

Segundo o site Ping Sitemap;

A sua URL sitemap XML será submetido ao Google, Yahoo!, Bing (MSN), Ask.com e além disso a sites de (Tecnologias), num único clique! O nosso serviço é o de “ping” os principais motores de busca e serviços web para notificá-los do seu novo sitemap.xml/actualizado. Não recomendamos submeter a mesma URL mais de uma vez por dia a menos que haja grandes mudanças para o seu sitemap.

Este website é muito simples de utilizar, basta enviar a URL do seu sitemap.xml e já está! Mas mesmo assim desta forma simples recomendo a utilização do Google Webmasters e depois enviar manualmente o ficheiro sitemap.xml para o Google, desta forma não falha o envio para o Google. Deve também não esquecer o motor de busca BING, Yahoo e ASK.

Envie informações das suas URL´s para vários motores de busca, desta forma está a indexar páginas em vários locais de pesquisas. Lembre-se, quantas mais páginas espalhar mais probabilidades tem de ser encontrado!

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

trello

Criar e planear projetos de marketing digital com esta ferramenta gratuita

Na hora de colocar uma estratégia de Marketing Digital em prática, podemos utilizar várias ferramentas ...

6 comentários

  1. Não conhecia este site e ajuda mesmo, sitemaps para todos os buscadores mais conhecidos mundialmente!

    Um forte abraço Miguel!

    Att,

    Vinicius Souza

    Como Ficar Rico Trabalhando Online em Casa na Internet!

  2. Valeu Miguel,mas existem outros tipos de sitemaps?

    • Oi Douglas, obrigado pelo comentário.
      Sim existem outros tipos de sitemaps: HTML, sitemap para vídeos e categorias.
      No entanto, se gerar esses outros tem de enviar para o Google Webmaster Tool, para que assim o Google entenda melhor todo o seu site e respetivas páginas.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

  3. Gostei da dica, porem devemos analisar se corremos o risco de ter nosso site penalizado pelo Google por aplicar esta pratica, qual a opinião de vocês quanto a este detalhe?

    • Olá Herman.
      Obrigado por seu comentário.

      Pode ficar descansado que o seu site não será penalizado por estar a utilizar essa ferramenta.
      Eu utilizo e nunca fui penalizado.

      Abraços.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *