Como enviar Newsletters grátis!

O envio de newsletters para os subscritores do seu Blog é muito importante para dar a conhecer promoções, campanhas, ou outras atividades relacionadas com o que vai acontecer em relação ao seu website e dar essa “novidade” em primeira mão aos visitantes que a querem receber.

Neste artigo vou partilhar algumas ferramentas Open Source(grátis)de instalação no seu computador e outras ferramentas online. Neste caso, alguns sites que oferecem estes serviços gratuitos de envio de newsletters mas como é natural existem algumas limitações como é óbvio. Vou mencionar aqui alguns exemplos que conheço e que já utilizei e outros que ainda estou a utilizar. No entanto primeiro gostaria de alertar para a prática de SPAM. Em baixo podem verificar os cuidados a ter com as boas práticas do email marketing:

Envie emails só às pessoas que deram autorização para receber os seus emails

Esta é de longe a principal razão para que um email caia no spam. Os grandes ISP (serviços de correio), como o Gmail, Hotmail e Yahoo, estão sempre atentos à forma como as pessoas reagem aos emails. Quanto mais essas pessoas abrem, respondem, reencaminham ou clicam nos emails que recebem, mais os ISP aumentam a reputação de quem fez o envio. E quanto maior essa reputação, mais facilmente os emails entram no inbox.

Mas cuidado! Os seus emails ficarão com péssima reputação se forem:

 

  • Ignorados e eliminados pela maioria das pessoas (muitas das quais se removem)
  • Marcados como spam por muita gente
  • Enviados para muitos endereços inválidos ou abandonados (chamam-se “bounces” e abundam em listas de contatos antigas)
  • Enviados para spamtraps (um spamtrap é um endereço de email criado de propósito para identificar spammers – qualquer lista de contatos comprada ou recolhida em massa da Web está cheia deles e basta um único para arruinar a sua reputação de envio!)

Os ISP detestam envios com má reputação e filtram-nos logo para a pasta de spam ou até impedem a entrega por completo. Se a sua reputação cair, certas empresas deste tipo de serviços costumam imediatamente bloquear a conta.

Só existe uma forma de prevenir esta situação: envie sempre os seus emails apenas para quem confirmou de modo prévio e explícito que quer receber esses emails (preferencialmente através de um formulário de inscrição com double opt-in).

Com estas indicações já deve ter percebido que afinal enviar newsletters não é um processo assim tão simples como parece. A base do sucesso está na sua base de dados. Construa já a sua!



POMMO é uma aplicação Open Source para gerir e organizar mailing lists . Esta aplicação requer um servidor PHP e MySql e oferece uma simples interface gráfica em Ajax de modo a ser fácil a sua instalação e a sua configuração. O seu funcionamento é muito simples e intuitivo, esta é uma das ferramentas do qual ainda hoje utilizo. Veja aqui algumas das suas funcionalidades:

  • Fácil criação de grupos de subscritores.
  • Importar ou exportar facilmente listas de  subscrições.
  • Criação de emails em HTML WYSIWYG.
  • Suporte de temas.
  • Multilíngua.
  • Limite do envio de emails por hora, bytes e limites de domínio.
  • Interface simples em Ajax.
  • A mailing list pode ser parada, retomada ou cancelada em tempo real.
  • Os subscritores podem cancelar a sua subscrição e também podem alterar a sua informação.
  • E muito mais.
  • PoMMo é licenciado sobre a licença GPL.


PHPlist na minha opinião é provavelmente o melhor software de instalação para o envio de newsletter com a facilidade de rodar em servidores web. Com um editor HTML para escrever as mensagens, com a vantagem de poder seleccionar o idioma do programa para vários idiomas, incluindo o português. Algumas funcionalidades:

  • É possível definir modelos que podem ser utilizados para enviar e-mails para uma lista determinada escolhida previamente por si. Estes modelos que pode definir são páginas HTML com a tag Content que será o conteúdo do e-mail. Pode adicionar páginas “Footer”, que são legendas localizadas no fim do documento, e “Signature” que é uma assinatura para a newsletter.
  • Todos os e-mails, podem conter imagens. Nas configurações do programa, pode  determinar páginas para os utilizadores  se registarem na sua lista, verifica estatísticas com a quantidade de visualizações e cliques de URL ou mensagens que  enviou e que foram abertas.
  • Importe e exporte arquivos CSV ou TXT, bem como  importar os contactos que possui no seu Outlook directamente para o programa, para aproveitar os e-mails que já possui nos seus contactos. Mensagens em PDF podem ser rapidamente criadas e enviadas, bem como o envio automático de RSS para esta lista de e-mails.
  • PHPList roda em servidores web e não permite o envio de mensagens duplicadas para o mesmo endereço de e-mail.

Sou um utilizador deste programa já há alguns anos e na minha opinião este é um software Open Source mais completo e funcional que conheço. É uma aplicação em constante evolução com uma comunidade bastante activa. Para utilizar este software é necessário alguns conhecimentos e experiência neste tipo de programas.

Notonebit é um sistema de Mailing List Simples e de  fácil de uso. Esta aplicação de instalação foi  projetada para ser simples e poderosa ao mesmo tempo. Este sistema de Mailing List é muito simples e gratuito. Algumas características;

  • Clean, clara interface com abas.
  • Fácil de  inscrever / desinscrever integração com qualquer página da web.
  • Opcional-mail de confirmação para o utilizador inscrever-se / desinscrever.
  • Programar envios para uma datas  futuras.
  • Limitar envio de  mensagens de modo a não sobrecarregar o seu host de correio electrónico.
  • Capacidade de enviar mensagens de texto simples ou HTML.
  • Fácil uso de gestão de membros, que mostra os membros que se inscreveram, mas não confirmaram a sua inscrição, bem como a capacidade de remover membros em massa.
  • Importação em massa de listas de e-mails.
  • Arquivos de todas as mensagens enviadas automaticamente criadas.
  • Listas Negras.
  • Gestão de envios.
  • Modelos.

Esta aplicação ainda não testei porque foi sugerida por um leitor daqui do blog, mas pela DEMO parece-me ser uma boa alternativa. Em todo o caso esta é mais uma opção Open Source para software de envio de newsletters.

Comm100 é mais um website que fornece vários serviços grátis, entre eles um sistema de newsletters. Utilizo este serviço e posso garantir que é uma excelente opção. O número de subscritores não tem limite, mas é super controlado pela equipa responsável deste serviço. O envio de e-mails também é controlado pelos responsáveis, portanto não dá para trocar as voltas com envios de Spam. Embora seja Open Souce não tem custos, mas é tudo muito controlado. O sistema de ajuda que eles disponibilizam é funcional, respondem às nossas dúvidas e podemos falar com a equipa responsável em tempo real através de uma aplicação que disponibilizam no website.

Logo-EGoi

Para finalizar, não podia deixar de partilhar a ferramenta que eu utilizo e recomendo a todos: E-GOI. Simplesmente genial. No inicio parece ser tudo complicado, mas depois de começar a mexer não se quer outra coisa. Muito fácil de criar newsletters com um editor de arrastar e largar elementos e as imagens ficam alojadas nos servidores da E-Goi. Recomendo a todos a utilização deste software online de envio de newsletters. Tem uma conta gratuita até 500 contatos de email.

Conclusão: estes são alguns exemplos que conheço além de outros, e que utilizo. Sem dúvida que devem existir muitos mais, mas no meu caso, e para aquilo que eu necessito estes são os escolhidos. Antes de escolher  qual o software ou serviço a utilizar temos de pensar nos objetivos a atingir com o envio das newsletters.

Capturar emails

Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketinig, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

2 Responses so far.

  1. Dayan diz:

    Eu não entendi a parte 7.
    Eu tenho que colocar só a <table></table>? e a meta utf-8? o código não vai ficar todo estranho?

    • Miguel Brandão diz:

      Olá Dayan.
      Não entendi a sua questão.
      Em qual artigo é que se refere?

      Abraços.