Skip to content

Como divulgar eventos com o Twitter

O Twitter já começa a ser uma ferramenta muito utilizada na divulgação de eventos, tais como conferências, workshops, etc. Normalmente os eventos ligados às tecnologias é que utilizam o Twitter para divulgar e também interagir os visitantes com os oradores e até mesmo opiniões sobre o evento. Embora em qualquer outro tipo de evento pode-se utilizar o Twitter.

Há eventos em que a organização já tem prevista a utilização do Twitter antes, durante e depois para divulgação. Para os eventos que não utilizam o Twitter as probabilidades de obter mais êxito e mais mensagens ligadas ao evento são sem dúvida muito menores e até passam despercebidos… Para utilizar o Twitter como ferramenta para divulgar eventos existem muitas ferramentas interessantes para este efeito. Neste artigo vou partilhar algumas ideias e ferramentas para divulgar eventos utilizando o Twitter.

Utilizar o Twitter em eventos

Como utilizar o Twitter para eventos

  • Assim como outras redes sociais o Twitter é um bom canal para divulgar eventos. Pode anunciar antecipadamente informações sobre diversos assuntos ligados ao evento, tais como o local, a cidade, o ambiente, locais de interesse, etc. A finalidade é criar interesse sobre o evento para se conseguir uma maior participação.
  • Criar uma conta no Twitter específica só para o evento e ir “alimentando” semanas antes com conteúdos de interesse para os participantes e por outro lado atrair mais gente ao evento. Poderá dar informações em primeira mão no Twitter do evento, tais como as confirmações dos oradores, oferta de entradas, etc.
  • Obrigatória a criação de uma #hashtag que seja única, ou seja que ainda não exista para poder controlar todos os comentários que se vão fazendo no Twitter sobre o evento. É importante para divulgar ao máximo a respectiva #hashtag para difundir o Twitter  do evento. Durante o curso do evento, será também importante ter painéis pelo espaço do evento mostrando os comentários que se vão fazendo utilizando a #hashtag.

    • Para criar uma #hashtag basta criar/idealizar uma palavra única e colocar # antes da palavra escolhida: Ex: #evento
  • Divulgar a #hastag do evento por todo o lado, no respectivo programa do evento, no próprio dia incentivando à utilização do Twitter com comentários para os oradores irem respondendo, etc.
  • A organização terá de criar interacção entre a assistência e os oradores e todo o ambiente em geral
  • Ir monitorizando todos os comentários que se vão fazendo no Twitter em relação ao evento.
  • Criar sinergias entre os visitantes e estimulando o networking.
  • Perceber o feedback do evento e fazer agradecimentos, respondendo aos Tweets postados.
  • Captar leeds! Sim é possível! No final do evento guardar as contas do Twitter que mais comentaram e mostraram interesse para futuramente partilhar conteúdos relacionados e até algum tipo de desconto exclusivo para tornarem-se clientes.

 

Ferramentas para utilizar o Twitter em eventos

HootFeed – é uma ferramenta Hootsuite.com, do qual podemos ver num painel apenas as mensagens referentes à #hashtag que queremos ver. Muito simples de utilizar e uma ferramenta muito útil para colocar nos diversos LCD´s do espaço onde vai decorrer o evento. Recomendo!

tweetvite

Tweetvite – é um sistema simples para criar uma página de eventos com informações básicas, otimizada para divulgar numa conta Twitter determinado evento. Muito simples e muito útil.

Tweet MyEvents

TweetMyEvents – ferramenta para criar uma página de eventos utilizando o Twitter. Muito simples de utilizar e é uma boa opção também para poder divulgar os seus eventos.

Conclusão

A utilização das redes sociais mais concretamente neste caso o Twitter, pode aumentar e muito o êxito na divulgação dos eventos. Neste artigo estão apenas algumas ferramentas que poderão utilizar no meio de outras mais. Caso conheçam outras ferramentas interessantes para utilizar o Twitter em eventos é só partilharem nos comentários.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.