Criar um plano de SEO para um site ou um blog é uma das primeiras coisas que deve fazer antes de iniciar a implementação das técnicas de SEO. Na verdade este é um dos erros mais comuns que quase todos os webmasters cometem, não têm um plano de SEO porque acham que é só aplicar as técnicas e usar as devidas ferramentas de SEO e já está!
Para aqueles que estão a iniciar-se, para quase tudo é mesmo necessário planear. Num plano de Web Marketing completo temos de planear também SEO, Redes Sociais, etc. Isto é mesmo muito importante para acompanhar a evolução e preparar estratégias com os dados que foram traçados no nosso plano.
Então por onde começar, como criar um plano de SEO? O seu blog ou web site é o seu negócio. Então, qual é o objetivo de negócio, será por aqui que vai começar. É necessário ter um objetivo, precisa saber o que quer alcançar com o seu blog.
Com base nos seus objetivos de negócio deve definir as suas metas de SEO também. Claro que o objetivo de todos nós webmasters é conseguir muito tráfego, mas este objetivo de SEO é muito amplo e não vai ajudar a maximizar todos os esforços . É preciso ter um objetivo real para o nosso negócio, por isso, filtre ao máximo no que pretende atingir como meta no seu blog.
Claro que, cada caso é um caso, cada blog tem o seu objetivo real. Acontece que muitos webmasters estão sempre a aplicar técnicas de SEO por meses ou mesmo anos sem um objetivo real ou definido e o que acontece? Não conseguem atingir nada!
Ter uma meta vai ajudá-lo a fazer o seu plano de SEO, vai saber onde pode focar, e de onde se pode obter o seu tráfego. O que precisa para um blog ou web site para ter sucesso é o tráfego “filtrado” e para isso o seu plano de SEO vai ajudar porque já traçou as metas e objetivos. Já tem um ponto de partida para avançar.
Levantamento da situação – Análise/Diagnóstico
- Faça a análise da sua situação atual – Como está o seu blog nos resultados de buscas? O seu blog está otimizado on-site e off-site? É muito importante saber como está o seu blog no momento para começar a perceber o que vai fazer concretamente, etc.
- Faça a análise dos seus concorrentes – uma pesquisa de mercado é importante para perceber onde estão os seus concorrentes e o que andam a fazer, para isso avalie os 5 primeiros resultados dos motores de busca com as palavras-chave mais importantes para seu blog. Tentar perceber quais as técnicas que eles estão a usar. Analise o conteúdo deles e como organizam as urls, páginas, conteúdos, etc.
- Identificar como ser encontrado pelos motores de busca – tente encontrar quais os diretórios e fóruns relacionados com o seu blog para link building. Se vai utilizar as redes sociais e quais as redes a utilizar, etc.
- Definir quais são os conteúdos relevantes – tentar entender aquilo que mais lhe interessa em termos de conteúdos para se focar num nicho e para isso focar mais o seu blog.
- Que ferramentas vamos utilizar para gerir as nossas ações.
Planeamento/Objetivos
Estes objetivos surgem depois de um bom diagnóstico da sua situação. Devem ser mensuráveis, realistas e ambiciosos. É importante definir muito bem quais os nossos objetivos para o nosso blog, respondendo a uma questão indispensável – para que quero utilizar SEO no meu Blog?
- Quero atrair mais visitantes. Identificar as Palavras-Chaves para o seu Blog – utilize as ferramentas grátis do Google.
- Quero ter conteúdos de qualidade. Desenvolver o Conteúdo – vão ser criados posts todos os dias? Um, dois, três por semana? Que tipo de imagens utilizar nos artigos? Etc.
- Quero ter artigos bem destacados nos resultados dos motores de busca. Elaborar títulos relevantes nos posts – para chamar à atenção do visitante crie títulos do género: como fazer… 5 técnicas de.. etc.
- Quero ter um blog que utiliza regras que os motores de busca entendam. Crie uma estrutura de links amigáveis – para os motores de busca é importante ter URL´s amigáveis do tipo: http://www.maiswebmarketing.com/como-escolher-palavras-chave-para-seo.
- Quero que os visitantes do meu blog naveguem sem problemas. Teste a Usabilidade e Acessibilidade do seu blog.
- Quero atrair visitantes das redes sociais. Planear as ações em Redes Sociais – Quais as redes sociais onde os nossos concorrentes estão. Que redes são mais eficazes para o seu blog.
- Quero comunicar um produto/serviço. Tenho um e-book para vender no meu blog.
- Quero criar uma comunidade em volta do meu blog.
- Etc…
Execução
- Coloque o Google Analytics no seu blog.
- Coloque as Meta-tags com as palavras-chave.
- Faça análise de web semântica baseada no W3C.
- Crie um sitemap.xml e robots.txt e insira no Google Webmasters, e no Bing.
- Faça a análise dos links e tenha a certeza de que todos funcionam e não estão quebrados.
- SEO on-site e off-site.
- Linkbuilding.
- Etc.
Monitorizar
Um bom projeto tem que estar sempre atualizado, vivo. Reveja sempre o que foi feito, teste para ver se ainda faz sentido o que está planeado ou se continua a funcionar como antes. Não se esqueça que na Internet é tudo muito dinâmico, as coisas estão sempre a mudar a cada dia que passa e por isso… Teste, teste e teste.
- Faça uma análise constante nos resultados do Google Analytics
- Acompanhe e analise os dados do Google Webmaster, Bing e Yahoo
- Analise o posicionamento das palavras-chaves nos motores de busca.
Conclusão:
Para finalizar, faço referência a mais um ponto indispensável a ter em conta que considero fazer parte da execução do plano e não do plano em si – Controlar, Avaliar e Atualizar.
Um plano de pouco serve se não for controlado, avaliado e atualizado. Como referi anteriormente a Internet está em constante evolução e modificação é uma área muito dinâmica e está em constante atualização, é importante mantermo-nos em alerta e periodicamente voltarmos a fazer o diagnóstico da situação, reformulando tudo o que for “afetado”.
Com este artigo pretendo dar uma base para um plano de SEO. Provavelmente haverá outras técnicas e estratégias, mas aqui utilizei como base um plano de marketing tradicional e tentei adaptar ao planeamento de Search Engine Optimization. Em web marketing a base de tudo é um plano de Marketing tradicional adaptado à WEB.