Skip to content

Como criar um plano de SEO



Criar um plano de SEO para um site ou um blog é uma das primeiras coisas que deve fazer antes de iniciar a implementação das técnicas de SEO. Na verdade este é um dos erros mais comuns que quase todos os webmasters cometem, não têm um plano de SEO porque acham que é só aplicar as técnicas e usar as devidas ferramentas de SEO e já está!

Para aqueles que estão a iniciar-se,  para quase tudo é mesmo necessário planear. Num plano de Web Marketing completo temos de planear também SEO, Redes Sociais, etc. Isto é mesmo muito importante para acompanhar a evolução e preparar estratégias com os dados que foram traçados no nosso plano.

Então por onde começar, como criar um plano de SEO? O seu blog ou web site é o seu negócio.  Então, qual é o objetivo de negócio, será por aqui que vai começar.  É necessário ter um objetivo, precisa saber o que quer alcançar com o seu blog.

Com base nos seus objetivos de negócio deve definir as suas metas de SEO também. Claro que o objetivo de todos nós  webmasters é  conseguir  muito tráfego, mas este objetivo de SEO é muito amplo e não vai  ajudar a maximizar todos os esforços . É preciso ter um objetivo real para o nosso negócio, por isso, filtre ao máximo no que pretende atingir como meta no seu blog.

Claro que, cada caso é um caso, cada blog tem o seu objetivo real. Acontece que muitos webmasters estão sempre a aplicar técnicas de SEO por meses ou mesmo anos sem um objetivo real ou definido e o que acontece? Não conseguem atingir nada!

Ter uma meta vai ajudá-lo a fazer o seu plano de SEO, vai saber onde pode  focar, e de onde se pode obter o seu tráfego. O que  precisa para um blog ou  web site para ter sucesso é o tráfego “filtrado” e para isso o seu plano de SEO vai ajudar porque já traçou as metas e objetivos. Já tem um ponto de partida para avançar.

Levantamento da situação – Análise/Diagnóstico

  • Faça a análise da sua situação atual – Como está o seu blog nos resultados de buscas? O seu blog está otimizado on-site e off-site? É muito importante saber como está o seu blog no momento para começar a perceber o que vai fazer concretamente, etc.
  • Faça a análise dos seus concorrentes – uma pesquisa de mercado é importante para perceber onde estão os seus concorrentes e o que andam a fazer, para isso avalie os 5 primeiros resultados dos motores de busca com as palavras-chave mais importantes para seu blog. Tentar perceber quais as técnicas que eles estão a usar.  Analise o conteúdo deles e como organizam as urls, páginas, conteúdos, etc.
  • Identificar como ser encontrado pelos motores de busca – tente encontrar quais os diretórios e fóruns relacionados com o seu blog para link building. Se vai utilizar as redes sociais e quais as redes a utilizar, etc.
  • Definir quais são os conteúdos relevantes – tentar entender aquilo que mais lhe interessa em termos de conteúdos para se focar num nicho e para isso focar mais o seu blog.
  • Que ferramentas vamos utilizar para gerir as nossas ações.

Planeamento/Objetivos

Estes objetivos surgem depois de um bom diagnóstico da sua situação. Devem ser mensuráveis, realistas e ambiciosos. É importante definir muito bem quais os nossos objetivos para o nosso blog, respondendo a uma questão indispensável – para que quero utilizar SEO no meu Blog?

  • Quero atrair mais visitantes. Identificar as Palavras-Chaves para o seu Blog – utilize as ferramentas grátis do Google.
  • Quero ter conteúdos de qualidade. Desenvolver o Conteúdo – vão ser criados posts todos os dias? Um, dois, três por semana? Que tipo de imagens utilizar nos artigos? Etc.
  • Quero ter artigos bem destacados nos resultados dos motores de busca. Elaborar títulos relevantes nos posts – para chamar à atenção do visitante crie títulos do género: como fazer… 5 técnicas de.. etc.
  • Quero ter um blog que utiliza regras que os motores de busca entendam. Crie uma estrutura de links amigáveis – para os motores de busca é importante ter URL´s amigáveis do tipo: http://www.maiswebmarketing.com/como-escolher-palavras-chave-para-seo.
  • Quero que os visitantes do meu blog naveguem sem problemas. Teste a Usabilidade e Acessibilidade do seu blog.
  • Quero atrair visitantes das redes sociais. Planear as ações em Redes Sociais – Quais as redes sociais onde os nossos concorrentes estão. Que redes são mais eficazes para o seu blog.
  • Quero comunicar um produto/serviço. Tenho um e-book para vender no meu blog.
  • Quero criar uma comunidade em volta do meu blog.
  • Etc…

Execução

  • Coloque o Google Analytics no seu blog.
  • Coloque as Meta-tags com as palavras-chave.
  • Faça análise de web semântica baseada no W3C.
  • Crie um sitemap.xml e robots.txt e insira no Google Webmasters, e no Bing.
  • Faça a análise dos links e tenha a certeza de que todos funcionam e não estão quebrados.
  • SEO on-site e off-site.
  • Linkbuilding.
  • Etc.

Monitorizar
Um bom projeto tem que estar sempre atualizado, vivo. Reveja sempre o que foi feito, teste para ver se ainda faz sentido o que está planeado ou se continua a  funcionar como antes. Não se esqueça que na Internet é tudo muito  dinâmico, as coisas estão sempre a mudar a cada dia que passa e por isso… Teste, teste e teste.

  • Faça uma análise constante nos resultados do Google Analytics
  • Acompanhe e analise os dados do Google Webmaster, Bing e Yahoo
  • Analise o posicionamento das palavras-chaves nos motores de busca.

Conclusão:

Para finalizar, faço referência a mais um ponto indispensável a ter em conta que considero fazer parte da execução do plano e não do plano em si – Controlar, Avaliar e Atualizar.
Um plano de pouco serve se não for controlado, avaliado e atualizado. Como referi anteriormente a Internet está em constante evolução e modificação é uma área muito dinâmica e está em constante atualização, é importante mantermo-nos em alerta e periodicamente voltarmos a fazer o diagnóstico da situação, reformulando tudo o que for “afetado”.

Com este artigo pretendo dar uma base para um plano de SEO. Provavelmente haverá outras técnicas e estratégias, mas aqui utilizei como base um plano de marketing tradicional e tentei adaptar ao planeamento de Search Engine Optimization. Em web marketing a base de tudo é um plano de Marketing tradicional adaptado à WEB.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comments (6)

Excelente blog, está tudo bem organizado e textos bem trabalhados, continue firme.

Responder

Olá Klaylton Fernando, obrigado pela participação aqui no Blog +WebMarketing

Muito obrigado e esteja à vontade para deixar as suas opiniões sempre que quiser.

Abraços

Responder

Olá Miguel, comecei a me interessar mais por SEO e planejamento quando vi que de nada adiantava postar, postar e não fazer o trabalho de otimização. Li muitos excelentes artigos, mas nenhum teve a clareza que o seu teve. Faltam artigos mais práticos sobre o tema. Creio que muita gente esconde o ouro como se dizer o passo a passo fosse perder posições na SERP. Enfim, agradeço por seu artigo. Será meu artigo de cabeceira para traçar, ainda que de forma muito simples, um plano para alguns projetos meus.

Responder

Olá Profº Bauru pelo comentário.
De facto para conseguirmos posicionar os nossos artigos temos que fazer alguma optimização para deste modo posicionarmos melhor nos resultados dos motores de busca. Fico agradecido por gostar do meu artigo.

Se tiver dúvidas pode contactar-me.

Abraço.

Responder

Ola coque é e como se insere no site estas Metas-tags ?

Parabéns pelo site, esta nos meus favoritos!

Responder

Olá Gabriel, obrigado pelo comentário.
Entre em contacto comigo através da página contactos e coloque as suas dúvidas que eu responderei.

Agora, queria alertar que incluir as Meta Tags não significa que seu o blog terá garantia de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas. É apenas uma forma de optimizar e auxiliar que o seu conteúdo seja encontrado mais facilmente pelos buscadores. Não existe "fórmula mágica"!

Cumprimentos.

Responder