Skip to content

Como criar um Blog Grátis

Na Internet podemos encontrar várias plataformas de criar blogs de forma grátis. Mas qual é a que vamos escolher para criar um blog de uma forma simples e fácil? Neste artigo vou partilhar algumas das muitas plataformas de criar blogs grátis. Além da criação do blog é necessário também perceber quais as diferenças entre todas essas plataformas e quais as vantagens para poder posicionar um blog na Internet para o público alvo que queremos atingir.

Se for apenas um blog pessoal para escrever uns artigos de vez em quando, não será necessário escolher uma ferramenta muito elaborada. Mas se está interessado em criar um blog grátis para escrever artigos com objectivos traçados, então ai recomenda-se uma plataforma robusta, de qualidade e que no futuro possa evoluir à medida que o seu projecto também vai avançando.

Neste artigo apenas vou recomendar plataformas de criar blogs grátis, por isso alerto de que tudo o que é gratuito tem limitações. As ferramentas que vou recomendar são as mais utilizadas na Internet e mais conhecidas(nem todas) e que normalmente são muito simples de trabalhar.

Plataformas para criar um blog grátis



WordPress

Como não podia deixar de ser, vou começar pela plataforma de criar blogs grátis mais utilizada pelos profissionais – WordPress! Neste caso será criar um blog em wordpress.com onde apenas tem de se preocupar em colocar conteúdos e começara a aprender a utliizar esta ferramenta poderosa. Depois de aprender o funcionamento não vai querer outra coisa e será o ponto de partida para o wordpress.org(aqui já terá de instalar e ter um serviço de hospedagem e domínio próprio). Mas recomendo vivamente que primeiro teste a plataforma no site wordpress.com.

Blogger

Esta ferramenta para criar blogs grátis dispensa apresentações, é a mais utilizada em todo o mundo ou não fosse o Google o dono desta plataforma. Nos últimos tempos o Blogger sofreu muitas alterações para bem melhor, evoluiu muito com as novas funcionalidades e na facilidade de processos. Recomenda-se!

OverBlog

Esta ferramenta poderá ser desconhecida para muitos, mas é a plataforma de criar blogs gratuita mais utilizada na Europa! Em Portugal praticamente é desconhecida, mas eu já estou a utilizar com alguns blogs de nicho e posso garantir que é muito simples de trabalhar, intuitiva, prática, com muitas funcionalidades e com algumas templates muito interessantes.  Esta plataforma muito virada também para a divulgação dos conteúdos nas redes sociais, passa por ser uma mais valia para a partilha de conteúdos, logo mais visitantes. Algumas funcionalidade colocam esta ferramenta gratuita muito à frente das restantes. Vejam o vídeo em baixo.


Conclusão

Nunca esquecer que todas as plataformas de criar blogs que sejam grátis são limitadas em funcionalidades e como não somos o dono do nosso blog, a qualquer momento pode acontecer “algo” às empresas donas dessas ferramentas e corre o risco de o seu blog desaparecer de um dia para o outro… Eu recomendo a utilização de blogs grátis para ir testando o funcionamento das plataformas e como é a forma de blogar, até porque não é uma tarefa fácil porque a desmotivação começa a crescer a cada dia que passa. Mas há muitas formas de contornar essa desmotivação…

De entre muitas outras plataformas de criar blogs grátis temos também:

  • Thumblr – para quem gostar de blogs pessoais esta ferramenta é aconselhável.
  • Blogs Sapo – plataforma portuguesa que indexa muito bem nos motores de busca os blogs lá criados, mas muito limitada e a meu ver um pouco complexa para principiantes.
  • Etc…

Cabe a cada um ir testando as mais diversas plataformas e adaptar-se à que lhe permite evoluir como ferramenta que no meu caso mais uma vez recomendo por diversas vantagens o WordPress!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.