Skip to content

Como criar Sitemap para o Google (sitemap.xml)



Criar um sitemap  para o Google ajuda os mecanismos de pesquisa a melhor a  indexação e a categorizar o seu site/blog. Depois de explicarmos aqui no blog Mais WebMarketing qual a importância do ficheiros Robots.txt no processo de indexar as páginas de um site/blog, hoje vou explicar como criar um sitemap para o Google em .xml.

Como já referi em cima no primeiro parágrafo basicamente um arquivo Sitemap XML é um arquivo em formato XML que indica todas as URLs das páginas do seu site/blog. De forma organizada, ele pode definir prioridades, data de atualização, importância entre as suas páginas.

Este arquivo serve para informar os search engines de todos estes dados, como por exemplo: quando foi atualizado pela última vez; com que frequência é alterado; qual a sua importância em relação a outros URLs no site, etc. Este ficheiro XML informa os motores de busca para que possam indexar o site de uma maneira mais inteligente e eficaz e organizada.

Para quem usa a plataforma WordPress já tem Plugins que criam automaticamente todo este processo, mas como eu gosto da maneira antiga (fazer tudo à mão) e que há outras plataformas vou explicar passo-a-passo como criar sitemap-xml para o Google.

Criar Sitemap.xml para o Google

  • O primeiro passo é aceder ao site xml.sitemaps.com, repare num quadro um pouco mais abaixo onde vai ter que colocar os dados do sei site/blog.
  • Onde diz; Starting URL: colocar o endereço do seu site/blog
  • Change Frequency: aqui voçês vai escolher a frequência que o seu site/blog é atualizado “sempre”, “hora”, “dia”, “semana”, “mês” e “ano#.
  • Last modification: aqui deve colocar “use server´s response” para ser o servidor a dar essa informação se a nossa URL sofreu alterações.
  • Priority: colocar ” Automatically Calculated Priority ” aqui deixamos ao critério do motor de busca qual a prioridade que deve de dar aos nosso links para não corrermos riscos.
  • Depois disto é só clicar em START. Ter em atenção que esta aplicação só produz um ficheiro XML com um máximo de 500 URL´s. Dependendo de cada projeto acho suficiente, mas se quiser URL´s ilimitadas pode comprar por $19.99 USD.

A partir daqui depois é só fazer o download do ficheiro sitemap.xml e este site ainda nos dá o sitemap não só em XML mas também em: xml.gz, ror.xml, sitemap.html e urllist.txt.

O ficheiro sitemap.xml agora tem que ser enviado para o Google e para a raiz do servidor. Mas isto será explicado em outro artigo.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.