Home / Redes Sociais / Como criar a sua própria rede social grátis!

Como criar a sua própria rede social grátis!



Para quem tem negócios na Internet, por vezes há necessidade de criar uma comunidade privada, ou seja, uma espécie de rede social individualizada adaptada ao Blog principal. Durante muito tempo o NING foi a escolha principal porque era grátis e muito fácil de usar.

A partir do momento que a plataforma do NING foi comprada, logo de imediato, teve-se que pagar para utilizar esta ferramenta, o que era grátis passou a uma utilização para experimentar durante 30 dias! Mas há vida para além do NING!

4 ferramentas grátis para criarem redes sociais privadas

ELGG é uma aplicação para criação de redes sociais que já foi premiada por diversas vezes. Uma das grandes vantagens são as suas funcionalidades trabalharem por blocos e contém diversos plugins para tornar este software ainda mais dinâmico. É licenciado sob os termos da GNU General Public License v2, conforme publicada pela Free Software Foundation e a licença MIT. Portanto, inteiramente GRÁTIS! É só fazer o download da aplicação no site oficial e instalar no servidor para ficar pronto a utilizar.

 

BuddyPressé um conjunto de plugins para instalar no seu WordPress e depois tornar um simples Blog em WordPress numa Rede Social privada. Esta é uma solução simples para quem utiliza a plataforma de Blogs WordPress. É inteiramente GRATUITA e muito simples de instalar como pode ver no site oficial.

 

Community Engineé um plugin para Ruby on Rails livre, de código aberto para criar uma rede social.  Apenas  tem que aplicar este plugin na sua aplicação e terá imediatamente todas as características de uma rede social privada.

 

Anahitapolis – é uma aplicação que utiliza a plataforma Joomla para criar uma rede social. É totalmente gratuito para quem utiliza o CMS Joomla.

Elgg é um motor de redes sociais premiada, entregando os blocos de construção que permitem a empresas, escolas, universidades e associações para criar seus próprios cheio de recursos de redes sociais e aplicações.

Partilhe este artigo com os seus amigos.

[Total: 4    Average: 2.5/5]

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

Não abandone os seus projetos online no Verão!

Aqui em Portugal é verão e está muito calor! Esta é a altura do ano ...

43 comentários

  1. Falando em redes sociais, parece que o mercado brasileiro acordou para isso. Lançaram há pouco tempo a SuaRede, um serviço que permite a criação de redes sociais exclusivas, ou seja, qualquer um pode ter sua própria rede social. Vejam http://www.suarede.com.br

  2. Olá Rafael, obrigado pelo comentário e pela sugestão. De facto o Brasil está a ter uma evolução de participação cada vez mais em redes sociais.

    O Orkut que se cuide no Brasil porque o Facebook e o Twitter estão a ter cada vez mais utilizadores no mercado brasileiro.

    Em relação ao site que indicou, será uma mais valia na Internet só é pena não ter um plano grátis.

    Abraço.

  3. talvez esse refael esteja só fazendo a propaganda do site…rs

    mais é muito bom o comentario dele e as sugestões de criar uma rede social deste site…

    estas informações são muito valiosos p/ o mercado brasileiro e p/ mim.

    abrigado,

    Judson,B

  4. Realmente muito boa a dica do Rafael!

    Agradecido,

    Gabriel.

  5. Rafael, contratei a SuaRede. Fica a dica, a solução dos caras é bem legal. Devo lançar meu site em poucos dias, assim que tiver no ar libero um login pra vocês.

    Beijinhos,

    Marcela

  6. Podes me dar referencias sobre a SuaRede? Estou pensando em assinar o serviço deles.

  7. Olá @Alex.

    Enviei-lhe um e-mail privado com algumas informações sobre a "suarede" que poderá ter vantagens como visitante do blog Mais Web Marketing.

    Cumprimentos

  8. tenho vontade de criar uma rede social!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Olá Thiago, obrigado por participar aqui no blog.

    Tem 2 opções ou cria uma rede social com ferramentas gratuitas como está descrito aqui neste artigo, ou então tem a opção de pagar e não se preocupar com NADA como pode ver aqui: http://www.maiswebmarketing.com/criar-rede-social

    Espero ter ajudado!

    Cumprimentos

  10. Muito curioso.

    É certo que o Ning passou a ser pago, mas criar redes dentro de outras redes é gratis. Poderá utilizar de todas as ferramentas. Trocas de layouts, cores, personalizar widgets e uma centena de aplicativos que podem ser facilmente instalados. A única coisa que não pode ser trocada são os anúncios da rede patrocinadora.

    • Olá viva Jorge Luiz Maskalenka, obrigado pela participação aqui no blog Mais WebMarketing. Tem toda a razão que pode criar Sub-redes diferentes grátis, sem qualquer tipo de esforço ou conhecimento tecnológico, mas para isso tem de pagar (Ning)!

      Neste artigo menciono alternativas gratuitas ao Ning. Mas cada um escolhe o que mais se adapta ao seu projecto/conhecimentos tecnológicos.

      Abraço.

  11. conecte-se agora..

  12. Fabricio pinto

    Olá miguel brandão ,

    Nao tenho nenhum conhecimento de programação , mas tenho um domínio de site , comprei na host dime um plano avançado , com cpainel , rubby on rails , contrutor de sites , e softacolous , qual destes em meu caso eu deveria ultilizar para criar minha rede social ( semelhante ao facebook )

    com a maior facilidade …

    valeu !

    • Olá Fabricio Pinto, obrigado pela participação aqui no blog Mais WebMarketing.

      Vamos por partes; se já tem um host+domínio já é bom. Agora, quando compramos um host o software de gestão do nosso Host é o Cpanel, dentro do Cpanel podemos fazer a gestão de tudo como por exemplo os emails, o domínio, os construtores de sites, o softacolous etc.

      Dentro do Softacolous estão várias aplicações Open Source que podem ser instaladas automaticamente só com alguns cliques como por exemplo o WordPress.

      Portanto, isto tudo que voçê fala não dá para instalar uma rede social, isso é outra coisa. O que eu aconselho é instalar o WordPress e começar a utilizar e testar esta ferramenta. Depois, há templates muito parecidas ao Facebook que pode utilizar(é só pesquisar no Google). Para criar uma rede social leia com atenção este artigo e poderá criar uma rede social gratuita só com a instalação de Plugins para WordPress.

      Conclusão: Teste…Experimente…teste…Experimente, só assim poderá ganhar experiência e então aí sim avançar para algo mais complexo. Tudo isto sem ser preciso de ter conhecimento de programação.

      Espero de alguma forma ter ajudado! Qualquer dúvida contacte-me.

      Abraços

  13. Ola!,sou Dinis e gostaria de criar uma rede social,ajudem me…

  14. tento varias vezes criar mas sempre da errado. meu email e',dinismerve90@hotmail.com. tel:00244 925732174. obrigado,

    • Olá Dennis Merve, obrigado por participar aqui no blog Mais WebMarketing.
      Todas as quintas-feiras estou online durante 1h para consultoria grátis a todos os interessados.

      Apareça, e explique-me melhor o que pretende.
      Cumprimentos.

  15. Muito legal essa rede sosial

  16. muito legal facecap

  17. Caio cesar fernandes

    Esse site deveria ser mas pratico de fazer a rede social quero fazer um login espero respostas logo e se for mandar a respostar esquecie a mainhae senha

  18. quero minha rede social

  19. oLA,GOSTEI MUITO DO QUE VEI AQUI E ESTOU QUERENDO CRIAR MINHA PROPRIA REDE SOCIAL ESPERO TER A SUA A JUDA TENHOS VARIOS BLOGS NA PLATAFORMA DO BLOGGER E CRIAR UMA REDE SOCIAL SERA MUITO BOM POR FAVOR ME AJUDE!

    • Olá #Sulamita. Para poder criar uma rede social só sua, será necessário ter um espaço seu de hospedagem ou então ter um blog em WordPress. Só depois é que poderei ajudar.

      Cumprimentos

  20. aposto que se aparecer uma nova rede que bonbe mesmo e orkut e o fecebook ninguem mais vai mecher.

    spo querem saber de coisas novas o orkut eu nunca vou para de mecher não é porcausa de uma coisa nova que vou para

  21. Tenho um grupo fechado de pessoas e queremos criar uma rede social por onde começar

    • Olá Roni.
      O seu grupo fechado de pessoas estão onde? No Facebook? Em algum site? No caso de todos estarem no facebook, recomendo a criação de um grupo fechado só para voçês dentro do Facebook.
      Caso queira algo mais profissional, é só escolher uma das opções mencionadas aqui no artigo!
      Espero ter ajudado!

      Abraços.

  22. Douglas Rodrigues

    Ola Miguel,

    Sou totalmente leigo nestes assuntos (técnicos), porêm gostaria de ter uma rede social para o meu negocio; estou preocupado com a patente (de quem será os direitos de propriedade da rede social), pois pode ser que não va para frente, mas e se ela bombar na internet.

    • Olá Douglas.
      Tudo depende do objectivo que queria atingir com a rede social para o seu negócio. Além das ferramentas que recomendo aqui no artigo, como o Facebook está em grande força, porque não criar um grupo fechado ligado ao seu negócio? Fica a ideia, do qual já experimentei e resultou muito bem!
      Cumprimentos.

  23. Douglas Rodrigues

    Bom dia Miguel,

    A idéia é criar mesmo um grupo para o meu negocio (clientes, parceiros, fornecedores, concorrentes diretos e indiretos e outros profissionais ligados a meu ramo de atividade). Porêm vou contratar, ex: "A empresa Suarede" ou outro profissional (na minha cidade conheço alguns) para criar a minha rede social; ela pode dar certo e ter muitoa acessos, vou vender espaços para publicidade… Mas como devo me antecipar referente aos direitos autorais, pois quando contratar um profissional vou passar todo o projeto (o nome da rede, o esquema de como eu quero que ela funcione, e Ex: o ingrediente que eu acho que vai fazer ela bombar na internet) Como devo prevenir para que a idéia não seja plagiada. Como eu disse anteriormente, talvez não tenha sucesso ou talvez tenha.

    Obrigado pela atenção.

    • Olá Douglas Rodrigues.
      Se realmente acha que ao criar uma rede social feita de raiz para o seu negócio poderá ter sucesso então força, siga em frente!
      O que recomendo é que junto com um advogado elaborar um contrato com todos os detalhes da sua rede social e depois assinar com a pessoa/empresa que for produzir a sua rede social para o seu negócio. Inclusive o segredo empresarial! Registar a ideia/marca também é uma forma de proteger a ideia.

      Votos de sucesso!
      Abraço amigo.

  24. Douglas Rodrigues

    Boa tarde,

    Desculpe incomodar, mas tenho uma ultima duvida; pesquisei na internet e encontrei duas redes sociais parecidas com a que eu quero criar (mesmo ramo de atividade e muitas idéias são as mesmas que eu tenho), porêm a minha terá é claro um nome que ainda não exista, e alguns diferenciais em relação as que eu encontrei, mesmo assim será que posso ser acusado de plagio.

    Obs: – Não entendi o que é rede social feita de raiz?

    – Você acha que é muito dificil dessa ideia ter sucesso?

    Desde já muito Obrigado pela atenção.

    • Olá Douglas, esteja sempre à vontade para perguntar porque não incomoda de maneira nenhuma. 🙂
      Respondendo à sua dúvida, então é o seguinte: se o que já existe na Internet(semelhante à sua ideia) estiver como marca e também como ideia registada, sim pode ser acusado de plágio e cópia ilegal! Caso isso não aconteça à partida não deverá ter quaisquer tipo de problemas! Em todo o caso recomendo que deve verificar muito bem todas essas questões junto das entidades competentes.

      Em relação à "rede social feita de raiz" quero dizer que, será uma rede social feita desde o ZERO. Ou seja, um programador montar todo o código, ou pegar em um código Open Source e desenvolver à medida.

      Agora se a ideia vai ter sucesso, voçê tem de analisar muito bem os seus clientes se estão em "condições técnicas" de utilizarem a sua rede social. Analise muito bem a concorrência e tente perceber os pontos fortes e os pontos fracos deles. Quais os objectivos que quer atingir com o lançamento da sua rede social. Análise de custos/benefícios, etc. Poderia mencionar muitos outros factores de análise para perceber se a sua ideia poderá ter sucesso ou não!

      Abraços, amigo.

  25. Aparecido Porto

    Miguel,

    Você é conhecedor do negocio, parabéns, mas me diz uma coisa, tens uma rede social? rsrs

    Pessoal, pesquisem sobre Startup:

    http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialis

    Quem não quer ter sucesso? O caminho é árduo, mas sempre tente, registre a ideia e consiga parceria confiavel, ninguem consegue a coisas sozinho, à exemplo do Face, que tem um Brasileiro que ajudou no inicio.

    Tenho ideias brilhantes, pra mim são e a segurei por muito tempo, mas tenho que dar o ponta pé inicial, isso acontece com muita gente, só saberá das vantagens quando estiver em pratica mesmo.

    Abraços

  26. Fernando Amorim

    Olá Miguel Brandão, parabéns pelo blog e sua predisposição de ajudar. Quero desenvolver uma rede social para a instituição de ensino que faço parte. É uma instituição grande, abrange todo um estado (provincia) e tem atualmente quase 100 mil alunos.

    Minha intenção é integrar professores, alunos e pais de alunos para melhor a comunicação entre estas pessoas, sobretudo, entre professores e alunos, envio de material, acesso a biblioteca virtual exclusiva, divulgação de notas e muito mais.

    A ideia é uma rede de raiz, pois, o acesso deve ser exclusivo para a comunidade escolar, não sendo possível o acesso de outras pessoas que não são da escola.

    Você pode indicar onde aquirir algum código para não começar exatamente do zero? ou tem alguma outra sugestão?

    Fraternal abraço.

    • Olá Fernando. Obrigado pelo comentário.
      Bem, como me parece que o "movimento" será grande na rede social que criar, terá de ser bem robusto para não bloquear e não dar problemas.
      Poderá optar por várias soluções, dependendo sempre do que pretende realmente.
      Pode escolher uma das ferramentas aqui descritas no artigo, pode optar também pela utilização do Joomla com componentes para rede social, pode também utilizar os grupos fechados do Facebook, o Moodle bem adaptado também pode ser muito bom ou então em último recurso pode comprar a plataforma toda pronta e não se chateia com nada!

      Tudo dependo do que pretende e se tem equipa para acompanhamento da rede social(bugs, formação de uso, etc).
      Espero ter ajudado de alguma forma.
      Cumprimentos.

  27. ai eu não entendie nada

  28. Vladimir Vidal de Ne

    Li em um dos comentários (Sulamita) que ha como criar uma rede social a partir de um bloge em wordpress, creio que se refere ao buddypress.

    Mas desculpe minha ignorância mas se refere aquele wordpress.com? Pode ser um pouco mais claro a respeito desse ponto, não sou um expert mas fiquei interessado neste assunto.

    Planejamos em criar uma rede social para os colaboradores de nossa empresa, e parece ser uma solução barata e pratica, mas gostaria de mais informações.

    • Olá Vladimir Negreiros, obrigado pelo comentário e seja bem vindo.
      Sim de facto pode criar uma rede social sua com o WordPress.
      Para isso, tem de fazer o download da plataforma WordPress no site http://www.wordpress.org ou então na comunidade brasileira http://br.wordpress.org/
      Depois é só instalar o wordpress na sua hospedagem, pode criar um sub-domínio caso lhe interesse.
      Com a plataforma wordpress instalada depois é só instalar o plugin buddypress.
      Pode mudar o idioma do buddypress para o Português aqui > http://codex.buddypress.org/translations

      No website do buddypress explica tudo, para poder criar a sua própria rede social!
      Espero ter ajudado, em caso de dúvidas já sabe, pode mandar email.

      Esteja sempre à vontade para fazer perguntas, não é ignorância nenhuma mas sim vontade de evoluir com conhecimento o que é de louvar!

      Abraços.

  29. Aderito Antón

    Eu quero criar uma rede social mas nao aguento

  30. Jonathan 'Hamel

    Boa madrugada, Miguel Brandão!

    Encontrei seu artigo por acaso (não foi difícil) pesquisando sobre como criar uma rede social no Google. O artigo para seu link foi um dos primeiros links que nos apareceu. Seguinte: Alguns amigos meus estão apresentando problemas para usar o Facebook, assim como eu. Na referida rede social, alguns usuários deram para fazer terrorismo cibernético com minorias políticas porém sempre que alguém de nossos grupos de denúncia de cyberterrorismo denuncia (acompanhando a denúncia sempre com um print), seja ao Facebook mesmo, seja à Polícia Federal, seja ao Safernet, os tais que ameaçam minorias (recentemente andaram ocorrendo até ameaças de morte por lá, ao que parece oriundas de um ex-skinhead) conseguem – não sei como – descobrir que foram denunciados. Acreditamos que alguns tenham aberto contas duplas, colocando uma em nossos grupos de denúncia para espionar e posteriormente fazer com que o Facebook bloqueie alguns de nós (sempre os mais ativos para denunciar os diversos preconceitos cibernéticos acabam sendo bloqueados pelo site). Antigamente, o Facebook cobrava apenas que você registrasse um e-mail válido e uma senha, depois passou a cobrar o número do celular (até passei o meu para uma amiga de infância desbloquear a conta dela, ela não tem cel.) e atualmente deram para cobrar o registro geral da cédula de identificação pessoal. Acreditando que o próximo passo do FB seja cobrar os endereços residenciais dos usuários (e do jeito que a coisa anda, tal não demorará a acontecer), uma amiga de infância sugeriu por lá criarmos uma nova rede social, a fazer frente com o FB, na qual precisaria-se apenas de e-mail e senha para registro, sendo como o Orkut e outras redes sociais populares, gratuito (Orkut também anda invadindo a privacidade dos usuários, se você reparar bem; porém, admito, a invasão ainda é em menor escala do que no Face e ninguém foi bloqueado do Orkut até o presente). Eu nem sabia que o WordPress oferecia plataformas para criação de redes sociais. Estou há um bom tempo de olho no WordPress, tenho um blog onde fui bloqueado (consigo me logar mas não consigo mais editar nenhum dos textos postados e menos ainda postar textos novos) e pretendo abrir um WordPress para migrar os textos. Entretanto, surgiram algumas dúvidas (não se preocupe, sei que o WordPress é gratuito):

    Posso ter mais de um blog no WordPress (cada um com um e-mail e um nome diferentes) porém uma rede social só nele?

    Não entendo absolutamente nada de computação, informática, webdesign e correlatos. É muito complicado projetar uma rede social?

    Haveria algum limite de participação de membros dentro dessa rede social (pretendo criar uma rede a princípio pequena mas tenho interesse em torná-la grande, com bilhões de usuários no mundo todo)?

    Bom, por ora, é só. Se surgirem outras dúvidas minhas ou da galera (irei compartilhar este link agora mesmo no Facebook), a gente vem por aqui perguntar, ok?

    Abraços, boa noite e desculpe a hora em que vim.

  31. Para quem estiver interessado em criar uma rede social, uma boa pedida é usar o Chameleon Social, um script php para redes sociais e sites de namoro. Tive uma ótima experiência com ele quando usei para criar minha rede social, e por isso o recomendo.

    Muitos dos softwares desse tipo são recheados de bugs que atrapalham muito na hora de desenvolver a rede social, o que não aconteceu com o Chameleon. Além disso, o preço dele é muito mais em conta do que outras alternativas disponíveis no mercado, e a hospedagem e suporte estão incluídos de maneira gratuita.

    No site tem uma demo, para quem se interessar: https://www.chameleonsocial.com/pt/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao navegar neste site, está a concordar com o uso de cookies. mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close