Skip to content

Como controlar o download de ficheiros com o Analytics?


A ferramenta do Google Analytics tornou-se indispensável para controlar as estatísticas de qualquer blog ou site. Com o Analytics podemos ir mais além dos dados básicos que esta ferramenta nos dá logo na primeira página. Agora com o “Refresh” do layout e com novas funcionalidades o Analytics torna-se mais poderoso em relação à concorrência. Agora com a utilização em massa das redes sociais, é muito importante medir as campanhas que fazemos na Internet tal como o email marketing.

O Google Analytics proporciona um método fácil para controlar os cliques nos links que direccionam para transferências de ficheiros. Se no seu blog/site colocar um ficheiro em .Pdf ou um vídeo .AVI ou WMV para os visitantes fazerem o download desse mesmo ficheiro e quer controlar quantas vezes foram feitos downloads pelos utilizadores, só é necessário colocar um pequeno código para depois o Analytics começar a contabilizar.

Uma vez que estes links não direccionam para uma página no seu blog/site que contenha o código de controlo, será necessário aplicar tags ao próprio link utilizando JavaScript _trackPageview(). Este elemento de JavaScript atribui uma visualização de página a qualquer clique num link. A visualização de página é atribuída ao nome de ficheiro que especificar.

Por exemplo, para registar todos os cliques num determinado link; www.exemplo.com/ficheiros/mapa.pdf deverá adicionar o seguinte atributo à etiqueta<a> do link:

<ahref=”http://www.exemplo.com/ficheiros/mapa.pdf” onClick=”javascript: pageTracker._trackPageview(‘/downloads/mapa’); “>

Para verificar se a chamada de _trackPageview está a ser efectuada correctamente, pode verificar na primeira página do Analytics com os dados base entre 24 a 48 horas após a execução da actualização do código de controlo. Deverá ver o nome da página atribuído no relatório. Com este exemplo pode medir o sucesso ou não dos ficheiros que quiser partilhar para os visitantes do seu blog/site.

Fonte: suporte do Google Analytics (partes deste texto foram retiradas da respectiva página)


Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.