Home / Web Marketing / Como controlar o download de ficheiros com o Analytics?

Como controlar o download de ficheiros com o Analytics?


A ferramenta do Google Analytics tornou-se indispensável para controlar as estatísticas de qualquer blog ou site. Com o Analytics podemos ir mais além dos dados básicos que esta ferramenta nos dá logo na primeira página. Agora com o “Refresh” do layout e com novas funcionalidades o Analytics torna-se mais poderoso em relação à concorrência. Agora com a utilização em massa das redes sociais, é muito importante medir as campanhas que fazemos na Internet tal como o email marketing.

O Google Analytics proporciona um método fácil para controlar os cliques nos links que direccionam para transferências de ficheiros. Se no seu blog/site colocar um ficheiro em .Pdf ou um vídeo .AVI ou WMV para os visitantes fazerem o download desse mesmo ficheiro e quer controlar quantas vezes foram feitos downloads pelos utilizadores, só é necessário colocar um pequeno código para depois o Analytics começar a contabilizar.

Uma vez que estes links não direccionam para uma página no seu blog/site que contenha o código de controlo, será necessário aplicar tags ao próprio link utilizando JavaScript _trackPageview(). Este elemento de JavaScript atribui uma visualização de página a qualquer clique num link. A visualização de página é atribuída ao nome de ficheiro que especificar.

Por exemplo, para registar todos os cliques num determinado link; www.exemplo.com/ficheiros/mapa.pdf deverá adicionar o seguinte atributo à etiqueta<a> do link:

<ahref=”http://www.exemplo.com/ficheiros/mapa.pdf” onClick=”javascript: pageTracker._trackPageview(‘/downloads/mapa’); “>

Para verificar se a chamada de _trackPageview está a ser efectuada correctamente, pode verificar na primeira página do Analytics com os dados base entre 24 a 48 horas após a execução da actualização do código de controlo. Deverá ver o nome da página atribuído no relatório. Com este exemplo pode medir o sucesso ou não dos ficheiros que quiser partilhar para os visitantes do seu blog/site.

Fonte: suporte do Google Analytics (partes deste texto foram retiradas da respectiva página)


Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *