Home / Ferramentas / Como começar um negócio online

Como começar um negócio online

Esta é uma pergunta que me fazem cada vez mais… Como começar um negócio online! Então, decidi falar sobre esta questão que muitas pessoas pensam que o online é um mundo mágico e que é simples e fácil criar negócios e ganhar muito dinheiro… Mas já lá vamos.

Vamos então olhar para o que deve ser feito para ter sucesso online, seja em que tema/nicho for. Quer mesmo saber? Vou então enumerar 3 de muitos outros pontos importantes para que qualquer negócio online tenha sucesso depois da sua criação:

  • Trabalhar MUITO – para mim este é o principal ponto a ter em conta e provavelmente o principal. Trabalhar online embora não pareça, mas somos capazes de trabalhar até mais horas do que um emprego das 9h às 18h numa qualquer empresa. negocios-online
  • Muita dedicação – não basta trabalhar muito, é preciso também dedicação ao nosso projeto. E porquê? As distrações online são mais que muitas; Youtube, Facebook, notícias, etc… Temos de perceber que o nosso foco e dedicação é o nosso projeto!
  • Saber esperar – sim, esperar é uma virtude no mundo online. Esperar pelo resultados que o nosso projeto possa vir a ter. É preciso trabalhar muito com dedicação para depois obter os devidos resultados e para isso é necessário dar tempo ao tempo.

Esta parece ser uma fórmula simples e que a maior parte das pessoas não prestam atenção o suficiente.

giphy

Como e por onde começar online

Já tem alguma ideia? Algum tema que gostaria de escrever e partilhar com o “mundo” online? Se a resposta é positiva, então agora é só pesquisar e investigar na web. Mesmo para aqueles que não sabem por onde começar, o que recomendo é começarem a investigar temas de que gosta na Internet e ir vendo que tipo de temas pode falar/partilhar/escrever ou até criar uma loja online ou outra coisa qualquer na web.

Eu próprio já criei vários blogs/sites de nichos que fui encontrando ao acaso online ou em pesquisa em ferramentas para esse efeito.

steve-jobs

Como pesquisar e encontrar seu nicho online

Decidir sobre o produto ou serviço que você irá promover num determinado nicho de mercado deve ser baseado num princípio muito simples: deve haver uma procura por parte dos usuários para o seu produto ou serviço. O importante é você oferecer algo que as pessoas realmente precisam, algo que vai tornar as suas vidas melhores, fazê-los sentir melhor fisicamente, fazer-lhes parecer melhor, ou ajudá-los a resolver um problema.

Sem dúvida que se conseguir algo que complemente tudo isto, de certeza que vai conseguir criar um negócio online de sucesso. Por exemplo; se conseguir encontrar um tema/nicho online, mas que ainda não há uma boa resposta e se você acha que consegue melhor, então, está no bom caminho e deve avançar com a criação do seu negócio online.

Depois de ter escolhido um produto ou serviço, pesquisar ainda mais para encontrar o nicho certo para o seu produto ou serviço é a próxima parte mais importante para iniciar um programa de marketing de nicho.

As coisas que precisa de saber é onde os usuários gastam o seu tempo online, e o que procuram, se um ponto pessoal ou empresarial.

No caso das lojas online deve perceber qual o valor a cobrar pelos seus produtos, se é um site de serviços, a situação é a mesma. No caso de criar um projeto online baseado num Blog, então deverá ter em atenção como é que poderá monetizar de futuro. E existem diversas formas:

  • Google Adsense
  • Programa de Afiliados
  • Venda de Infoprodutos
  • Ebooks
  • Consultoria
  • Etc…

O melhor mesmo e mais eficaz é visitar os sites que anunciam produtos ou serviços semelhantes ao que você escolheu para vender/criar. Será mais fácil assim, para ver se eles estão dando um serviço ou vender o produto a um preço muito menor do que você teria de cobrar.

Lembre-se sempre: a roda já foi inventada, temos é de a melhorar a nosso favor.

Se conseguir perceber que há usuários na web que estão dispostos a gastar dinheiro para comprar o que você está vendendo/criando e se conseguir identificar as pessoas certas (público-alvo), então você tem um produto de nicho ou serviço que pode ganhar dinheiro na Internet.

Às vezes é preciso reformular o seu produto ou serviço/projeto para torná-lo mais atraente, melhor ou apenas diferente do que os outros estão vendendo. A pesquisa da concorrência é a chave para o marketing de nicho bem sucedido.

Mas, siga o seu caminho e não faça igual à sua concorrência! Seja diferente, acrescente conteúdo de valor ao seu público-alvo, preocupe-se com ele, dê-lhes a atenção que precisam e crie uma comunidade em volta do seu projeto online com usuários interessados. Vai ver que depois é mais fácil crescer, o boca a boca e as recomendações do seu público serão um fator chave.

Ferramentas para fazer pesquisas e encontrar nichos online

Na Internet existem dezenas de ferramentas para todo o tipo de situações, e no que toca às ferramentas de marketing digital, então são imensas. Umas melhores que outras, algumas são pagas, gratuitas, fremium, etc… Há para todos os gostos.

Mas vou partilhar aqui com vocês as ferramentas para fazer pesquisas online e para encontrar nichos. Mas principalmente encontrar os termos mais procurados que os usuários procuram na web. Todas estas ferramentas eu utilizo e outras já as testei e por isso recomendo-as;

#KWFINDER.com

kwfinder

Esta é sem dúvida a minha ferramenta de 1ª escolha para encontrar nichos e saber o que procuram os usuários em Portugal. Sim, ao contrário de muitas outras ferramentas, esta tem dados para PT. Mas também para qualquer região do mundo. Tem uma versão gratuita, que nos deixa pesquisar até 5 keywords por dia. Mas o plano seguinte, o Básico que já é  apagar é muito barato, caso pague 1 ano, a mensalidade fica por $12.

#SEMRUSH

semrush

A ferramenta SEMrush é a minha preferida de todas! Utilizo-a todos os dias. É super completa os dados que nos apresenta são muito fiáveis e conseguimos saber praticamente tudo sobre o nosso projeto e também da concorrência. Tudo mesmo! Simplesmente fantástica! É uma pena não ter dados para Portugal, mas tem para vários países; Brasil, Espanha, US, UK, etc…

#GOOGLE KEYWORD PLANNER

google-kw-planner

Esta ferramenta da Google, há pouco tempo resolveu pregar uma partida a todos aqueles que a utilizavam com frequência. Primeiro, integrou-a na plataforma Google Adwords(já há bastante tempo) embora não era necessário pagar ou criar anúncios para a utilizar.

Em Setembro, resolveu que quem quisesse utilizar esta ferramenta para obter dados reais das pesquisas feitas pelos utilizadores por keywords seria necessário criar e pagar anúncios no Adwords! Quem não pagar anúncios apenas obtém dados aproximados e num intervalo de dados.

Ou seja, se eu não utilizar anúncios e fizer uma pesquisa nesta ferramenta, ele apresenta-nos dados de um intervalo de possíveis pesquisas. Ao pesquisar por “marketing digital” a ferramenta diz que o número de utilizadores que pesquisam em média por mês no Google varia entre por exemplo entre 200 e 1.000!

Esta era uma das poucas ferramentas que tinha dados para Portugal! E que agora está um pouco limitada! Mas enfim, não é grátis na web e cada vez mais temos de pagar para utilizar o que quer que seja.

#KEYWORDTOOL

keywordtoolEsta ferramenta também é muito boa, mas no entanto tem um aversão gratuita muito limitada. A versão paga é um pouco mais cara do que a que referi em cima, no entanto os dados que apresenta também são muito bons. Na minha opinião acho que poderia evoluir um pouco mais nos dados que apresenta.

Apenas dá o volume de pesquisas por parte dos utilizadores, o custo por click para quem quiser fazer anúncios no Adwords e pouco mais… Já foi muito utilizada quando apareceu no mercado, mas agora parece-me que estagnou um pouco e apenas estão a focar-se em vender…

#KEYWORDSHITTER

keywordshitterPara terminar, deixo aqui esta ferramenta totalmente GRATUITA. Basta colocar os termos que pretende pesquisar e depois vai obter diversas keywords e Long Tails.

No entanto como é uma ferramenta ainda em Beta, não apresenta o volume de pesquisas dos usuários, mas depois pode fazer o cruzamento com alguma das ferramentas que indico em cima.

Eu utilizo e recomendo, a variação dos termos e sinónimos que esta ferramenta apresenta nos resultados, são imensos. Pode colocar também termo positivos e negativos para afinar um pouco mais a pesquisa. Recomendo!

E agora? O que fazer depois de encontrar o meu nicho?

Depois de muita análise e encontrar o seu nicho e respetivo público-alvo, agora já tem as bases para avançar com o seu negócio online, seja ele qual for: Blog, Loja Online, Fórum, etc…

Agora vai querer ver se existe ou não uma grande concorrência, até porque isso pode afetar a sua decisão de entrar nesse tema em particular. Quando se decide iniciar um negócio online, o mais acertado geralmente é perceber que o seu projeto tem menos concorrência para que assim possa entrar com toda a força e conseguir resultados mais rápidos nesse nicho.

Muitas vezes, é mais fácil ser um peixe grande num pequeno lago, do que um peixe pequeno num grande lago.

Para além de analisar a sua concorrência, outro ponto chave é ter a certeza de que está continuamente a testar tudo no seu projeto para obter os melhores resultados e assim conseguir crescer.e-agora

Esqueça a ideia de que ao lançar o seu projeto online, não pode sentar-se e esperar que as vendas comessem a cair. Isto é um dos maiores erros que se comete em novos negócios online. Só para dar um exemplo, cerca de 90% dos blogs novos lançados todos os anos, “morrem” ao fim de 3 a 4 meses!

Porquê? Porque as coisas não acontecem de um dia para o outro, se assim fosse todo mundo estava rico. É preciso esperar e ter paciência e continuar a trabalhar muito, tal como no Offline, no Online é exatamente igual.

Deve aproveitar todos os canais disponíveis online para seu proveito e assim gerar mais tráfego, deve também estar em constante teste no seu site para aproveitar ao máximo o seu tráfego que vai conquistando e que é bem difícil de se conseguir.

A chave final quando se olha para o começo de um negócio online é a forma como decide comercializar o seu site, ou seja, como vender produtos, serviços, publicidade, etc e tentar perceber em que canais está o seu público alvo.

  • Será que eles utilizam as pesquisas no Google? Então terá de apostar em SEO.
  • Será que estão nas redes sociais? Em quais? O que fazem lá? Tem de apostar nesses canais.
  • Deixam o email e abrem as newsletters? Então aposte fortemente no email marketing.
  • Clicam na sua publicidade no Google ou Facebook e outras? Então deve apostar em pagar anúncios.

Tudo isto tem de ser testado, e continuar a testar para melhorar e principalmente perceber onde está o seu publico alvo, é isso que mais interessa. De que vale ter milhares de visitas, se não há vendas?

Os negócios online são como os negócios offline, o que muda são as ferramentas, mas o conceito é igual. Nunca se esqueça que qualquer negócio demora algum tempo até começar a crescer e a fazer dinheiro. A grande vantagem do online é que podemos testar tudo isso com pouco investimento!

Partilhe este artigo com os seus amigos.

[Total: 1    Average: 5/5]

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

Como criar sites no Google Sites

Uma das muitas ferramentas que o tem e que podemos criar sites ou blogs é ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao navegar neste site, está a concordar com o uso de cookies. mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close