Home / E-Mail Marketing / Como capturar emails e aumentar a sua lista de subscritores

Como capturar emails e aumentar a sua lista de subscritores

Uma das coisas que me arrependo desde o dia em que criei(2010) o blog Maiswebmarketing foi de não ter começado a captura de emails dos visitantes. Mas, sinceramente esse não era um dos meus objetivos e estava longe de saber como fazer e também nesses tempos praticamente era uma das técnicas ainda um pouco “desconhecida”; pelo menos em Portugal.

Nos dias de hoje a captura de emails para aumentarmos a nossa lista de emails é fundamental e obrigatório!

É importante a captura de emails dos visitantes?

Devem estar a perguntar, mas Miguel porque é assim tão fundamental e obrigatório? Muito fácil entender: os visitantes que entram no nosso blog se gostam dos conteúdos e querem continuar a receber informação nossa e estarem em contato conosco, vão deixar o seu email e assinar a nossa newsletter.

Tem vantagens?

Isto é apenas o começo de um longo trabalho para aumentarmos a nossa lista de subscritores. São os nossos seguidores, diria eu que exclusivos que gostam do nosso trabalho e querem estar sempre a par de tudo o que fazemos no blog.

Portanto, para além disto, podemos também “forçar” mais um pouco a que o visitante deixe o seu email para que recebam noticias da nossa parte. Os conteúdos que depois vai enviar para a sua lista isso já depende de cada um e de cada projeto/estratégia.

Para além disso a lista de subscritores é NOSSA! O Facebook pode encerrar, o Google pode penalizar-nos, etc, etc… Os emails que temos em nossas listas são valiosos e são nossos. Dependendo sempre do que possa acontecer de tragédias icon-smile-o   podemos continuar o nosso trabalho enviando emails para a nossa lista.

O que eu resolvi fazer

Ao longo destes anos, desde 2010 que fui aprendendo e testando estratégias, ferramentas, recomendações de outros bloggers. Fui pondo em prática tudo o que ia aprendendo, principalmente com os bloggers mais conhecidos da Internet(Americanos, Australianos, Espanhóis e também alguns[poucos] Portugueses.

O que aprendi principalmente é que não basta termos uma boa ferramenta de email marketing. É necessário entender muita coisa antes durante e depois dos visitantes entrarem no nosso blog.

Por exemplo, temos de perceber o seguinte:

  • Em que locais das páginas do nosso blog vamos colocar o formulário de captura
  • Nos artigos, vamos colocar formulário de captura de emails? Onde? Porquê?
  • Qual o motivo para que os visitantes vão deixar o seu email? Porque somos lindos?
  • E Plugins? Existem tantos… Qual devo utilizar? Porquê?
  • PopUps, será que é bom colocar no meu blog?
  • Sabe quais as principais páginas de entrada dos seus visitantes?
  • Por onde eles navegam no blog?
  • Etc…

Estas e muitas outras perguntas eu fui resolvendo ao longo deste tempo. Não basta um GURU dizer que determinado Plugin é que é bom e que converte muito!

É preciso você mesmo entender tudo isso e ir testando…Porque o que para ele pode dar resultado(nem sempre. Por vezes o objetivo é esse Guru ganhar como afiliado), para você pode não resultar e não ter nenhuma eficácia.

Por isso resolvi explicar passo a passo toda a minha experiência…Num curso!

Primeiro de tudo veja o vídeo em baixo que eu mesmo fiz, para perceber melhor o que estou a dizer-lhe:

A ferramenta que utilizei para produzir este vídeo foi PowToon.

Portanto, eu estou quase, quase a finalizar um curso sobre como capturar emails para aumentar a sua lista de subscritores.

Será um curso Online com várias horas em vídeo e também com guias e muita partilha de experiência que fui adquirindo ao longo destes anos.

Não vou aprofundar qual a ferramenta de email marketing devem utilizar, ou que determinado Plugin é que é bom… Não!

Vou mostrar-lhe como deve fazer e principalmente como deve analisar para entender qual o melhor lugar do seu blog/site/loja online, deve colocar os formulários de captura de emails.

E muito mais…

Entretanto pode acessar o site do curso e dar-me mais informações: CLIQUE NA IMAGEM EM BAIXO:

aumentar-lista-post-facebookEste será provavelmente um curso diferente dos outros relacionados com o tema email marketing. Onde normalmente explicam apenas as funcionalidades de ferramentas de email marketing.

Com este curso o meu objetivo é ajudar quem precisa de aumentar os subscritores, com técnicas, análises, perceber como a concorrência o faz e testar diversas ferramentas utilizando o Google Analytics para chegar a conclusões de qual o melhor local de cada página do site/blog/loja online para colocar o formulário de captura dos emails dos visitantes.

Fique atento por mais novidades…

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

Não faça isto em email marketing!

Ainda não é natal pois não? É que normalmente por esta época do ano recebemos ...

5 comentários

  1. Muito bom, otima dica.

  2. Olá,

    quero parabenizar você pelo excelente artigo. Esta bem didático e ajuda muito as pessoas a conseguirem aumentar as suas listas de contatos.

    Gostaria de uma opinião sua em relação a uma base de captura de contatos diária.

    Com a sua experiência qual seria uma quantidade de captura considerada boa? Isso levando-se em conta a média das empresas e profissionais que realizam esse tipo de ação.

    Obrigado pela atenção.

    • Olá Adriano.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Quando utilizamos ferramentas para capturar emails devemos analizar a conversão. Ou seja, quantas vezes o formulário de captura é mostrado a dividir pelo número de contatos que entraram nesse formulário. Isto vai dar uma taxa de conversão. Uma taxa de conversão em geral acima dos 2% é considerada boa.
      No entanto devemos ter em conta diversos fatores para depois aumentarmos ou não essa taxa.

      Abraços Adriano.

  3. Eloiza helena

    gostaria de uma consultoria . No aguardo , grata

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *