Skip to content

Como aumentar as visitas no mês de Janeiro


Normalmente dizem que o tráfego web baixa na época das férias de verão e na altura do natal. Sim, é verdade e concordo porque aqui no blog Maiswebmarketing também sinto essas quedas de visitas.

No entanto, no mês de Janeiro e na minha opinião é um mês um pouco “estranho” no que toca a novas ideias e estratégias a implementar. Mas porquê? É um mês de transição de ano, andamos todos um pouco a tentar adivinhar o que vem por aí…

Será que tudo aquilo que fizémos no ano passado será suficiente para o ano novo que está a começar? Mas, então o que vamos fazer de novo? No Brasil por exemplo, nesta altura do ano é verão, em Portugal é muito frio e as empresas neste mês estão quase em [“ponto morto” – expressão Portuguesa].

Mas, tudo depende do seu nicho. Poderá haver casos em que neste mês de Janeiro consiga um aumento de visitas ao seu website. Mas normalmente, tal como no offline, no online o mês de Janeiro é o mês de decisões e estratégias.

Na imagem em baixo, podem ver que as estatísticas daqui do Maiswebmarketing estão um pouco instáveis, e podemos ver também que o crescimento está um mais lento.

Visitas em Janeiro até ao dia 17.
Visitas em Janeiro até ao dia 17

É perfeitamente normal durante este mês de Janeiro o gráfico do analytics ter este aspeto(de pouca evolução). No entanto podemos trabalhar para que o crescimento seja uma realidade a partir do final deste mesmo mês.

O que fazer para aumentar as visitas

Nas duas imagens em baixo, são dados retirados da conta do Google Webmaster Tools e também da ferramenta SEMrush até ao dia 18 de Janeiro. Podemos ver que o crescimento até meio de Janeiro é muito pouco.

Mas nos dados que a ferramenta para webmasters do Google mostra, pode-se ver um ligeiro aumento das impressões e também dos cliques, o que já é um bom sinal.

Dados SEMRush de Dezembro'14 a Janeiro'15
Dados SEMRush de Dezembro’14 a Janeiro’15
Dados do Google Webmaster Tools
Dados do Google Webmaster Tools

Então, o que eu recomendo fazer é criarem mais conteúdo. Por semana ecreverem mais artigos, porque assim o Google irá passar mais vezes pelo seu site e indexar mais páginas. Isto não estou a conseguir fazer neste momento, mas vou ter de conseguir 🙂

Outra possibilidade para aumentarem o tráfego neste mês de Janeiro é fazerem Link Building(não ainda não morreu!). Assim, vão também ajudar a que os novos conteúdos para além de serem indexados, começem também a posicionar.

Outras dicas para fazerem:

  • Na ferramenta do Google Webmaster Tools[Tráfego de pesquisa > Consultas de Pesquisa], podem ver quais são as palavras-chave que estão a ter mais cliques. Criem artigos novos em volta dessas keywords aproveitem as long tails.
  • Na ferramenta Google Analytics[Comportamento > Todas as páginas], podem ver quais as principais páginas do vosso site que estão a ter mais visitas. Criem novos artigos em volta desses mesmos conteúdos. Podem aproveitar para fazerem listas(Ex: As 10 coisas que…).
  • Dentro da ferramenta SEMRush, podem analisar as palavras-chave que estão a trazer visitas. Mais uma vez, criem artigos com as long tails dessas keywords.
  • Aproveitem todos os canais onde estão presentes: Redes Sociais, Email marketing, Fóruns, etc…

São apenas alguns exemplos que devemos fazer durante este mês de Janeiro para que não tenhamos quebras nas visitas, o trabalho é contínuo e não devemos facilitar porque a concorrência também está a trabalhar e a qualquer momento passa-nos à frente!

Este é apenas um artigo daquilo que normalmente se passa aqui no Maiswebmarketing por esta altura do ano. Como não sei se com vocês passa-se o mesmo e se de fato tiverem também este problema durante o mês de Janeiro, podemos partilhar e unir forças. Como? Explicando como pdoemos fazer para ultrapassar este obstáculo que é apenas um de muitos 😉



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.