Home / Redes Sociais / Como atrair seguidores no Pinterest e enviar tráfego para o seu blog

Como atrair seguidores no Pinterest e enviar tráfego para o seu blog

Esta rede social de patilha de imagens que já começa a ser conhecida pela maioria dos utilizadores da web mas que provavelmente ainda não está a ser bem explorada, cada vez mais pode ser aproveitada para enviar mais tráfego para o seu blog. Mas para isso é necessário atrair novos seguidores. Neste artigo vou partilhar algumas dicas e ferramentas para atrair seguidores para a sua conta do Pinterest e aproveitar esses seguidores e enviar mais tráfego para o seu blog.

Para quem ainda tem dúvidas de utilizar o Pinterest, pode ver já aqui em baixo uma apresentação sobre o Pinterest onde é apresentado as potencialidades desta nova rede social em crescimento na web.

Como atrair seguidores

        • Coloque botões “seguir” do Pinterest no seu blog, páginas, assinatura de email, etc. No final dos artigos, na lateral do blog ou até na página dos contactos, disponibilize sempre o botão do Pinterest. Para ir buscar o código da sua conta do Pinterest e colocar no seu blog entre nesta página.

Follow Me on Pinterest

  • Crie infográficos e coloque  na sua conta do Pinterest. Ver o exemplo do blog Mais WebMarketing.
  • Siga pessoas e empresas relacionadas com o tema do seu blog. Como em todas as redes sociais, é vital para gerar conteúdo de interesse e interagir com a sua comunidade para tornar-se mais conhecido. Faça “Repin” dos conteúdos de outros utilizadores, deixar comentários e gostos. Pode também incentivar a participação, pedindo as seus seguidores e encorajá-los a pensarem na imagem que colocou na caixa da descrição.
  • Como em todas as outras redes sociais, deve optimizar o seu perfil. Preencher na totalidade todo o perfil. Escrever descrições das imagens usando palavras-chave. Os títulos também devem conter ou pelo menos que seja pensado com palavras-chave, pois têm etiquetas H1, H3. Na descrição das imagens, colocar a URL dos artigos do seu blog.
  • Observe os seus seguidores. Tente perceber o que eles têm em comum para depois incluir informações que podem ser do interesse deles.
  • Identifique os seus seguidores mais influentes para depois interagir com eles.
  • Utilize ferramentas para optimizar a sua conta do Pinterest como estratégia.


Ferramentas para o Pinterest

Aplicativo para Email – num artigo anterior já recomendei a utilização de uma ferramenta muito útil para divulgar contas das redes sociais e não só como assinatura de email. Clicar aqui para saber mais.

SNAPITO – permite fazer screenshots dos sites que visita ou então do seu próprio blog. Pode fazer isso com os seus artigos que achar mais interessante para os seus seguidores. Basta entrar no site snapito, digite a URL que deseja capturar e depois é só fazer PIN.

PINERLY – permite-nos escolher imagens e colocá-las no seu Pinterest. Estas imagens são de qualidade e que podem tornarem-se virais.

PINSTAMATIC – esta ferramenta é muito simples de utilizar, mas com várias possibilidades de criar imagens para depois enviar para a conta do Pinterest. Recomendo a utilização desta ferramenta.

PINREACH – esta ferramenta oferece uma visão mais profunda sobre o desempenho do conteúdo publicado na conta do Pinterest, os mais populares, os mais influênciadores assim como muitas outras estatísticas relacionadas com o alcance da sua conta, culminando com um ‘score’, exibido na página de perfil. Recomendo!

PINPUFF – Enquanto que a ferramenta anterior(PinReach) é focada no alcance do conteúdo publicado, esta ferramenta calcula a sua influência no Pinterest. Também oferece métricas de alcance e pins virais e ainda detalhes sobre os seus ‘boards’.

Conclusão

Esta rede social de partilha de imagens, Pinterest já é um caso de sucesso e por isso recomendo a sua utilização para conseguir enviar tráfego para o seu blog, mas para isso será necessário atrair seguidores para a sua conta do Pinterest.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

Pokémon GO – A nova loucura!

De repente, neste mês de Julho todo mundo começou a falar de um novo jogo ...

2 comentários

  1. Post interessante. Pinterest é uma das poucas redes sociais de projeção que nunca usei.

    • Olá Sylvio, obrigado pelo comentário.
      De facto o uso do Pinterest ainda é pouco explorado pelos bloguers e webmasters.
      Mas é uma rede do qual eu recomendo!

      Abraço.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *