Skip to content

Como as Redes Sociais estão a influenciar as técnicas de SEO


As redes sociais têm tido uma evolução nos últimos anos que o próprio Google já decidiu valorizar os links vindos das redes sociais para posicionar os web sites/Blogs nos seus resultados de busca. Como já sabemos, milhões de pessoas passam mais tempo no Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social do que em qualquer outro web site/blog.

Além de conectar pessoas, as redes sociais também oferecem oportunidades de publicidade. O Facebook, por exemplo; não podemos ignorar mais de 500 milhões de utilizadores activos! Já começamos a assistir a estratégias de marketing de empresas e web sites/blogs no Facebook.

De facto, muitas empresas têm uma página no Facebook. O Google ao assistir a esta tremenda evolução do Facebook e como não consegue competir nas redes sociais( Google Wave – falhou), de certa forma “aliou-se” e este ano de 2011 vai dar algum valor aos links vindos das redes sociais para para posicionar os web sites/blogs nos resultados de pesquisa.
Portanto, o desafio será como usar as redes sociais para beneficio de técnicas de SEO em proveito do nosso negócio online.

Social Media SEO?

Não é muito difícil divulgar produtos, serviços, artigos, etc via Facebook. O Facebook e outras redes sociais permitem postar anúncios, actualizações, fotos e vídeos de uma maneira simples e rápida.
Quando se trata de search engine optimization (SEO), tudo muda, nunca vamos ter a certeza de quanto tempo poderemos ter a nossa página destacada nos resultados de busca, mesmo estando sempre a aplicar técnicas, de um momento para o outro por motivos que não estão ao nosso alcance o nosso site/blog pode “afundar-se” nos resultados de pesquisa.

Normalmente os sites das redes sociais usa a tag “nofollow”. Isto significa que os backlinks vindos do Facebook não é dado qualquer valor pelos motores de busca(Google). Assim, esses links não afectam os resultados dos web sites/blogs nos resultados de busca, mas aumenta o tráfego! Portanto de certo modo as redes sociais contribuem para destacar o nosso negócio online, por isso em 2011 o Google começa a dar algum valor às redes sociais finalmente.
A pensar nesta decisão do Google, então temos de apostar cada vez mais nas redes sociais e quando pensamos em redes sociais o Facebook é a principal rede onde devemos apostar ainda mais.

Além das técnicas que utilizamos em SEO a pensar nos motores de busca, a partir de 2011 temos de começar a pensar também em SEO para as redes sociais, o desafio será enorme, trabalhar SEO para os motores de busca e paralelamente para as redes sociais!

Muito trabalho espera-nos!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.