Home / Web Marketing / Como aprendi com quem tem sucesso na Internet

Como aprendi com quem tem sucesso na Internet



Durante este mês de Junho está nas bancas em Portugal o nº326 da revista EXAME. Na capa apresenta-nos 3 empreendedores no mundo digital que inventaram soluções inovadoras na Internet e agora o sucesso continua  a crescer a cada ano que vai passando.

O título da reportagem com 8 páginas dedicadas a estes casos de sucesso é “Portugueses que vencem na Internet”. Estes casos de sucesso são um exemplo para todos nós que temos projectos na Internet, sejam eles Blogs, Websites, serviços Web, Lojas Online, Fóruns etc. Mas nem tudo corre bem… Bom, vamos então ver quais são estes casos de sucesso em Portugal entre muitos outros.

Nesta reportagem da revista EXAME começa por nos indicar uma empresa com serviços de webmarketing que nasceu em 2006 o volume de negócios saltou de 500 mil euros para 15 milhões, já estão em 3 países além de Portugal (Espanha, Brasil e México), passou de 2 pessoas para 80! O nome deste sucesso é ActualSales.

Outro exemplo o Adegga é um projecto ligado ao mundo dos vinhos. É uma plataforma de crítica e recomendação de vinhos de todo o mundo. Nasceu há 4 anos, na língua Inglesa porque pretende ser um projecto global estando disponível em 8 idiomas. Neste momento conta com 10 mil utilizadores registados e 100 mil visitantes únicos que para um site de nicho é muito bom. Em 2009, o volume de negócios foi de 50 mil euros em 2010, chegou aos 100 mil euros.

O exemplo mais conhecido na Internet em Portugal será o Standvirtual este projecto nasceu em 2004 quando dois amigos compraram um software e adaptaram para Portugal e começaram um novo portal de compra e venda de viaturas em segunda mão. Começou com 300 viaturas e nos dias de hoje já se transaccionam 200 mil por ano. No ano passado a média mensal de visitas por mês foram de 4 milhões. Depois deste sucesso em 2007 lançam a empresa Fixeads onde de seguida e já com investidores no projecto lançam o Leiloes.net e o coisas.com. A evolução do volume de negócios em 2010 foi de 1,6 milhões de euros para 2,5 milhões, em 2011.

A revista EXAME conta-nos ainda mais 2 casos de sucesso na Internet em Portugal. Recomendo a compra da revista e lerem com calma todos os casos para depois tirarem as vossas conclusões. Claro que em Portugal há muitos mais empreendedores na Internet alguns com muito sucesso, outros nem tanto!

Na minha opinião, que comecei na Internet em 2004 com serviços web muita coisa aprendi ao longo destes anos todos, uma das coisas que recomendo é: PERSISTÊNCIA, CONFIANÇA, vontade de VENCER e acima de tudo MUITO TRABALHO.

  • PERSISTÊNCIA – quando lançamos algum projecto na Internet não podemos desistir logo no inicio, ou passado alguns meses, temos sempre tendência em arranjar desculpas: falta de tempo, de vontade, preguiça, etc. Acreditar no nosso projecto é muito importante.
  • CONFIANÇA – do que adianta termos projectos na Internet só porque os outros têm, ou pior ainda “vamos ver no que dá!”, a falta de confiança no nosso trabalho é a derrota logo à partida. Se acreditarmos no nosso trabalho obriga-nos a trabalhar ainda mais nos nossos projectos.
  • Vontade de VENCER – eu vou conseguir! Devemos sempre acreditar em nós próprios que vamos vencer com o nosso projecto. Na Internet pode demorar algum  tempo até obtermos os resultados que desejamos, mas depois esses resultados podem ser muito recompensadores. Como tudo na vida nem tudo se consegue ter sucesso, mas não desista! Se um projecto não correu como desejava, avance imediatamente com outros projectos. Não desista, não se sinta derrotado.
  • MUITO TRABALHO – nada na vida se consegue sem trabalho! Não há milagres! Não há “coisas” fáceis na Internet, seja empreendedor, ponha em prática as suas ideias e trabalhe, trabalhe, trabalhe!

Para terminar este artigo, quero apenas dar o meu exemplo que muitos dos projectos que hoje são um sucesso em Portugal eu já tinha pensado em alguns deles, mas nessa altura eu pensava para mim próprio: “tenho de pensar em avançar com aquela ideia X que tive ontem à noite”, “amanhã vou pensar melhor como vou fazer”, passado alguns meses ainda andava a ver como ia fazer… O tempo foi passando e não fiz NADA! Não avancei com nada de especial, não avancei com  as minhas ideias.

Conclusão, hoje poderia ser um caso de sucesso, mas sei que ainda vou a tempo a Internet ainda está com falta de casos de sucesso, portanto para todos nós vamos ser empreendedores e não tenham medo de avançar com as vossas ideias do qual acreditam! A questão de que vai resultar ou não essa já será outra discussão!

Artigo baseado na revista EXAME nº 326 Junho 2011

 

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *