Skip to content

Community Manager

Para nós bloggers/blogueiros, na minha opinião somos quase uns autênticos super homens no que toca à gestão de tudo o que envolve estratégias de Marketing Digital. Temos de gerir o nosso projeto online e estar sempre atentos ao que se vai fazendo em diversos canais na Web.

Neste artigo gostaria de partilhar um infogáfico elaborado pelo site Altonivel.com.mx onde apresenta vários pontos de como escolher o community manager ideal para as empresas. Podemos ver que este profissional no fundo é tudo aquilo que nós blogguers/blogueiros já o fazemos, no entanto como ainda é uma atividade desconhecida de muitos principalmente para as empresas, com este infográfico podemos ver que de fato somos mesmo Community Managers!

O que é um Community Manager

Segundo Paulo Morais que é community manager no portal de Marketing Portugal refere que tal como o nome indica, é um Gestor de Comunidades que consegue combinar um conjunto de áreas e competências ligadas ao Marketing Digital.

Este profissional deve ter várias competências técnicas e não só para conseguir gerir várias comunidades em diversos canais web e acima de tudo conseguir estar atento a tudo o que rodeia a marca que está a gerir.

Para os blogguers/blogueiros, estas tarefas são diárias e já normais no dia a dia, se pretendem que determinados projetos web tenham sucesso. Mas voltando ao Infográfico, vou apresentar alguns pontos a que o site Altonivel.com.mx reuniu sobre como as empresas devem contratar um profissional de Community Manager;

Pontos importantes para escolher um Community Manager

  • Carismático
  • Ser profissional
  • Comunicador
  • Deve ter sensibilidade
  • R + I + P + P. Isto é, revolucionário, inovador, pró-positivo e pró-ativo.
  • Escrever bem
  • Ter muita informação
  • Medir muito e sempre
  • Objetividade – saber separar as opiniões pessoais.
  • Organizado
  • Deve ser Geek
  • Muito autodidata
  • Estudar sempre

Estes são apenas alguns pontos de entre muitos outros que um community manager deve ter que do qual mais uma vez refiro que para nós blogguers/blogueiros não é nada de novo, mas para as empresas é isto que pretendem.

Na minha opinião as empresas devem estar atentas aos projetos dos blogguers/blogueiros e ir analisando o trabalho que estes vão fazendo e a partir daí fazerem uma proposta. Isto porque já têm experiência da realidade de um community manager, onde a “batalha” online é uma “guerra” diária! Mas, cuidado com os gurus que dizem saber tudo e que fazem tudo!

Mas se os blogguers/blogueiros vão aceitar esse desafio que as empresas possam propor já é outra questão! Vamos então ver o infográfico em baixo com os pontos reunidos de como escolher um community manager para as empresas.

Community Manager

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.