Skip to content

Manual de SEO parte IV – Boas práticas de SEO: técnicas e qualidade



Mais um artigo da série Manual de SEO onde desta vez irei abordar o tema – boas práticas de SEO: técnicas e qualidade. Mas antes disso considere ler os artigos anteriores desta série:

Os motores de busca vêem os blogs/sites como um navegador de texto. É importante que a página funcione neste tipo de ambiente que possa permitir o rastreio do blog/site por robots, sem que IDs de sessão ou argumentos acompanhem a sua trajectória de navegação. Deve utilizar o arquivo robots.txt no servidor, para informar aos robots quais os directórios que podem ou não ser indexados nos  motores de busca.

Imagem: Salvatore Vuono/FreeDigitalPhotos.net

Um blog/site deve ser criado para os utilizadores e não para os mecanismos de pesquisa, evitar a utilização de truques para melhorar a classificação nos motores de pesquisa. “Faria isto se os mecanismos de pesquisa não existissem?”. O site deve fornecer conteúdo exclusivo e relevante que atraia os utilizadores.
TÉCNICAS WHITE HAT

  • Técnicas SEO utilizadas e permitidas pelos motores de busca.

TÉCNICAS BLACK HAT

  • Técnicas não aconselhadas, sujeitas a punição. DEVEM SER EVITADAS A TODO O CUSTO!

As técnicas black hat utilizadas e que são de Evitar:
– Utilizar texto ou links ocultos;
– Utilizar técnicas de cloaking.
– Ter páginas com keywords irrelevantes;
– Criar várias páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo duplicado.
– Criar páginas com comportamentos controversos: phishing, instalação de vírus ou outros tipos de software nocivos.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.